AO VIVO: Oposição de Marte 2014 (reprise)

Um alinhamento cósmico entre Sol, Terra e Marte ocorreu nessa terça-feira 08 de abril



Chamado de "oposição", isso acontece com Marte a partir de nossa perspectiva da Terra a cada 778 dias, ou 2 anos, 1 mês e 18 dias. Pense que a Terra e Marte são como dois carros de corrida em pistas circulares. No centro dessa pista fica o Sol, e como a Terra está mais próxima dele, ela viaja mais rápido, completando uma volta completa a cada 365 dias. Marte está mais longe do Sol e leva mais tempo, 687 dias. Ou seja, quando a Terra completa 1 volta ao redor o Sol, Marte está quase que no meio do seu percurso.

Por conta dessa configuração entre Terra-Marte, o Planeta Vermelho fica visualmente maior para nós observadores, principalmente se tivermos um bom telescópio à nossa disposição.

O projeto Slooh mais uma vez nos deu uma grande oportunidade, e como já é de costume, não poderíamos deixar essa data passar despercebida. Tivemos o privilégio de observar o Planeta Vermelho em tempo real, a partir de telescópios localizados nas Ilhas Canárias.

A transmissão ao vivo teve inicio no dia 08 de abril de 2014, às 23h00 do horário de Brasília (02h00 UTC do dia 09), e sua duração foi de 40 minutos.

A reprise da transmissão ao vivo já está disponível no vídeo abaixo. Veja as imagens de telescópio do Planeta Vermelho que foram disponibilizadas em tempo real.

Não se esqueça do Eclipse Lunar Total que acontecerá no próximo dia 15 de abril! Você poderá assistir a transmissão ao vivo em nosso site!

Mantenha-se informado(a)! Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça também o Sistema Solar 3D online , além de alguns dos artigos mais lidos da semana!





A cobertura ao vivo da oposição de Marte teve a narração do astrônomo Bob Berman e do Diretor do Observatório Slooh, Paul Cox. Internautas puderam participar enviando perguntas (em inglês) usando a hashtag  #Mars . Conheça também o site oficial do projeto Slooh.


Um pouco mais sobre a oposição de Marte

No dia da oposição (08 de abril de 2014), Marte, a Terra e o Sol formarão uma linha reta entre eles, porém, é seis dias mais tarde que Terra e Marte estarão mais próximos entre si. Você deve estar se perguntando: "como isso é possível?"

Configuração do dia 08 de abril de 2014.
Créditos:Solar System Scope

Bom, alguns planetas, como Vênus e Terra, seguem caminhos ao redor do Sol que são círculos quase que perfeitos. Outros planetas, como Mercúrio e Marte, seguem órbitas mais elípticas, chamadas órbitas excêntricas. Por conta da excentricidade da órbita de Marte, o dia em que ele está mais próximo da Terra pode ser diferente do dia de sua oposição.

Por conta disso, temos oposições de Marte chamadas de 'fávoráveis' e de 'desfavoráveis'. Quando a Terra alcança Marte quando ele está próximo do periélio (ponto mais próximo do Sol), como fez em agoto de 2003, temos uma oposição favorável. Mas quando a Terra passa por Marte quando ele está perto de afélio (ponto mais longe do Sol), como fez em março de 2012, temos uma oposição muito desfavorável. A oposição de Marte que teremos no dia 08 de abril de 2014 é um pouco mais favorável do que há dois anos, e as próximas oposições irão gradualmente ficar melhor, até juhlo de 2018, quando teremos uma oposição muito favorável.

Mas quanta diferença isso faz? Em março de 2012 , Marte ficou a cerca de 100,9 milhões de quilômetros da Terra. Em 14 de abril , estará a 92.4 milhões de km de distância. Mas em agosto de 2003, ele ficou apenas 55,8 milhões de km de distância da Terra.


Telescópios a postos

De um ponto de vista prático, Marte aparece como um objeto muito pequeno na maioria dos telescópios amadores. As imagens detalhadas que você vê online são quase sempre feitas pela combinação de centenas de quadros individuais por um processo chamado de empilhamento, o que minimiza o "ruído" causado pela turbulência da atmosfera da Terra.

Para ver detalhes do Planeta Vermelho através de um telescópio requer muita paciência, e devemos esperar os momentos raros quando a atmosfera da Terra se estabiliza, permitindo que os pequenos detalhes de sua superfície sejam revelados. Os observadores mais pacientes, no entanto, conseguem observar com mais clareza a calota polar de Marte e os traços de suas diferenças sutis de terreno. Se você deseja então se aventurar na astrofotografia, multiplique sua paciencia por três... mas o prêmio final, com certeza ai valer muito a pena.

Fonte: Space
Imagens: NASA
Créditos: Slooh
08/04/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

368 comentários:

  1. Esse site está de parabéns,sempre com transmissões ao vivo.Não vou perder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Ficamos felizes pela participação! Um grande abraço!

      Excluir
    2. aewww galera quando chegar em 10 segundos vamos fazer uma contagem regressiva todos juntos aqui neste site que está ajudando a todos que querem ver Marte estamos muito ansiosos quem ai tiver comigo quando chegar em 10 segundos todos falamos em contagem regressiva neste site ^^

      Excluir
    3. Boa iniciativa do administrador desta página. Ficamos todos gratos, por saciarem o nosso desejo de observar em tempo real, esse evento interessantíssimo. Aos amantes de física, assim como "EU", ficamos na espera...

      Excluir
    4. Consegui ver agora e a olho nu, por alguns minutos...mas como a Terra viaja muito rápido, ele foi ficando pequenino..Mas valeu e ainda vou assistir a transmissão de vcs!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Sou do ES e as nuvens resolveram aparecer agora kkkk --' vou esperar pra ver a transmissão de vcs!

      Excluir
    7. estou chateada desde as 9hrs eu fico olhando pro céu e nada :(, e eu smp fui apaixonada por marte com essa noticia então pena que ñ consigo ver :((

      Excluir
    8. Elaine Regiani acho que eu também consegui ver por um bom tempo , mas dai foi ficando pequeno a cada vez mais e sumiu kkkkkk

      Excluir
    9. é a ansiedade consta kk :)))

      Excluir
    10. Adorei este site! Só vou dormir quando ver ao vivo esse planeta maravilhoso!!!!
      Parabéns a redação!!!

      Excluir
    11. daqui 5 minutos hein gente \o/

      Excluir
    12. quero ver ........ falta 6 minutos

      Excluir
    13. aiiiiiiiiiiin mds mds mds kk vo morre que ansiedade...

      Excluir
    14. Como faço para ver ao vivo uai

      Excluir
    15. Ebaaaaaaaaa ooooooooooow aeeeeeeeeeeeeeeee u.u *pulando de felicidade* talz..kkk

      Excluir
  2. kkkkkkkk no aniversario de 19 anos do meu irmão kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No aniversario do meu amigo tbm kkkk

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu aniversario tb kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. parabens para ele cara

      Excluir
    4. E O MEU NIVER TAMBÉM CARAA!!!! \O/

      Excluir
    5. Pow manu olha o presente que agente vai ter,e daqui 8 dias a lua de sangue

      Excluir
    6. verdade né é meu aniversario hj tambem :D

      Excluir
    7. kkkkkkkkk aniversario da minha irmã

      Excluir
    8. o meu também. que presente!

      Excluir
    9. Aniversario do meu primo '-'

      Excluir
    10. no niver do meu irmão de 1 mês :3 tambem

      Excluir
  3. Esse Cronometro na tela ao vivo , alguem pode me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tempo que falta para iniciar a transmissão.

      Excluir
    2. e vão transmitir isso tudo ao vivo ^^.

      Excluir
  4. SE PREPAREM PRA MAIS TERREMOTOS...

    ResponderExcluir
  5. Será visto em que paises (portugal)??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marte estará visível em todos os países durante toda a noite Gabriel

      Excluir
  6. Infelizmente, aqui em casa o céu está completamente nublado.
    Mas graças a este site poderei ver a oposição na internet.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito obrigado Anônimo! Ficamos muito felizes em divulgar a Astronomia e ajudar as pessoas nesse sentido, esse é nosso intuito! Um grande abraço!

      Excluir
  7. vai passar msm ao vivo hj e é nessa telinha que esta marcando horas....se for vou ficar atenta

    ResponderExcluir
  8. cade o link do ao vivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa telinha, basta dar play.. por enquanto está na contagem regressiva. Abraços!

      Excluir
  9. ue tava mm falando q dava pra ver de olho nú sera que er verdade se for eu vou ver se ñ eu vejo ao vivo msm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra ver a olho nu sim. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  10. Não ta dando para ver nada a olho nú :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  11. Muito bom o site, eu e minha amiga estamos na contagem junto com a ansiedade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Ficamos muito felizes pela participação! Um grande abraço!

      Excluir
    2. como faço para ver ao vivo o planeta... marte...

      Excluir
  12. Ja esta no ceu jaa gente.. parecendo uma estrela vermelha :3

    ResponderExcluir
  13. O ceu ta limpo na região sul de sp, mesmo assim não estou vendo nada porque ? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
    2. Consegui visualizar, Obrigado! rs

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Gente ja rondei tudo e não consigo ver , Meu pescoço ja ta doendo de tanto olhar pra cima, Espero que Apareça sou de manaus aqui vai da pra ver né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que consegui ver , e sou de manaus tbm , uma estrela q nao brilha meio avermelhada

      Excluir
    2. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  16. Oi gente em que posição está marte gente, e por que a transmissão vai começar só daqui para esse tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marte nasceu no leste no início da noite, e vai se por a oeste antes do amanhecer... a transmissão só começa as 11 da noite porque o horário da oposição exato será por volta da meia noite

      Excluir
  17. vai precisar baixar algum programa para pode ver??? alguém pode me responder #anciosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa baixar nenhum aplicativo, basta dar play.. Se quando você aperta o play aparece a contagem regressiva, é porque já está funcionando, agora é só aguardar as 23h00! Abraços!

      Excluir
    2. Não! Tá dando pra ver a olho nu, até tirei uma foto, olha: https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1.0-9/10251911_4085457631029_2826918819922035062_n.jpg <3

      Excluir
  18. no dia do meu niver :3

    ResponderExcluir
  19. vai dá pra vê mesmo ou quando dê 23h vai ter que baixar um monte de aplicativo pra poder ver ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa baixar nenhum aplicativo, basta dar play.. Se quando você aperta o play aparece a contagem regressiva, é porque já está funcionando, agora é só aguardar as 23h00! Abraços!

      Excluir
  20. po acaso seia uma estrela bem grande abaixo da lua ate agora so consegui ver isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essa na verdade é o planeta Júpiter! Lua e Júpiter estão no oeste nesse momento, e Marte está a leste, ou seja, no lado oposto ao que você está olhando. Ele se parece com uma estrela avermelhada. Abraços!!!

      Excluir
  21. nossa estou contano os minutos para ver

    ResponderExcluir
  22. CARA SITE E D+ , TA DE PARABENS.
    E EU NAO VO PERDE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lucas, e obrigado também pela participação! Um grande abraço!

      Excluir
  23. Sera que vai demorar? Anciosa

    ResponderExcluir
  24. Esperando por este acontecimento incrível, espero poder ver pelo menos algo brilhante e vermelho no céu, mesmo que seja pequeno. Câmeras em mãos e de olho na transmissão ao vivo desse site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca! Bom, pra ajudar você a encontrar Marte a olho nu, veja essas dicas:

      Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  25. Não precisa baixar nada! É só dar Play no vídeo quando a transmissão começar !!!

    ResponderExcluir
  26. Realmente. ele está visivel a olho nú com uma cor amarelada. Mais quero ver pela net também, deve ser com a imagem mais ampla.

    ResponderExcluir
  27. aqui de brasilia , ta meio nublado nao da pra ver ainda :/ ! to curioso :D !

    ResponderExcluir
  28. Estou Louco Para ver :3
    Dá para ver Do Rio De Janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim! Sou da região serrana, Teresópolis, e consegui! Tirei até fotos..

      Excluir
    2. Dá pra ver de qualquer lugar do planeta...

      Excluir
    3. Também sou do rio ,"Jacarepaguá", só que ate agora não vi ... :( aqui estar nublado .

      Excluir
  29. Aqui em campinas da pra ver bem, parece uma estrela laranja com um brilho bem forte. O céu aqui ta bem limpo.

    ResponderExcluir
  30. aqui em minas gerais vai dar pra gente???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá pra ver de todo o Brasil, ou melhor, de qualquer país. Um grande abraço!

      Excluir
  31. Onde eu posso achar Marte no céu? eu quero tirar umas fotos dele. então preciso localizar ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  32. E quanto a observação a olho nu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  33. Respostas
    1. Muito obrigado Lenne, obrigado também pela participação! Um grande abraço!

      Excluir
  34. Quais as coordenadas que devo olhar? o ceu esta cheio de estrelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lael!

      Bom, neste momento, se você está no Brasil, olhe para a região nordeste do céu a meia altura. Marte brilha como uma estrela de tom avermelhado. A meia noite, Marte estará no seu ponto mais alto, na região norte. Pra quem estiver no hemisfério norte, será na região sul. A partir da meia-noite, ele se moverá para o oeste, até quando ele irá se pôr antes do amanhecer. é muito fácil localiza-lo, pois seu brilho é forte e avermelhado. Um grande abraço!

      Excluir
  35. Agitando esse Site que é Otimo curtindo aqui de MANAUS, Espero que o Eclipse lunar também chegue logo dia 14.... Parabens esse site vai para o Meus Favoritos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Bruno! Ficamos muito felizes em poder divulgar a Astronomia para todas as pessoas e de compartilhar eventos como esse... Muito obrigado também pela participação, e um grande abraço!

      Excluir
  36. sera q vao falar em portugues????

    ResponderExcluir
  37. Parabéns pelo site!!!
    Porque se fosse esperar por esse tempo melhorar tava ralada...Muitaaaa chuva aqui no Cassino-RS!

    ResponderExcluir
  38. Caraca q raiva aqui no Rio De Janeiro na zona norte o ceu nao esta limpo#raiva, porem anciosa :3 !!!

    ResponderExcluir
  39. OIE TUDO BEM ? SÓ ME RESPONDE UMA COISA, EU MORA EM CRAVINHOS SP- AQUI VAI DAR PRA VER ? PORQUE EU TO SUBINDO EM CIMA DO NEGÓCIO DA PISCINA PRA TENTAR VER E EU NAO CONSIGO, ENTÃO SÓ ME RESPONDE VAI AR PRA VER DAQUI ? OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karry!

      Sim, poderemos observar Marte a olho nu de qualquer localidade.

      Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
    2. Vai dar para ver de qualquer lugar do mundo :3

      Excluir
  40. Louco para ver, saí na rua e o céu está limpíssimo... Localizei a Lua, Júpiter logo abaixo, e Vênus à esquerda...

    Em posição SUL tem uma estrela meio amarelada, porém não consegui localizar nada vermelho à leste. ://

    Continuando tentando aqui, com uma câmera de aumento de 60 vezes na mão...rsrsrs.

    Abraços e obrigado pela transmissão ao vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Anônimo!

      Então, abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste (nordeste), ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  41. Onde é o lado leste do céu? marte ainda está no leste ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lua está a oeste, então no sentido oposto é o leste, e Marte está próximo da região nordeste nesse momento.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. to chateada ñ da pra ver a po*** do céu resolve ficar todo nublado hj, sou apaixonada por marte,queria tanto ver a olho nu, kkkkk mais ainda bem que vai ter Ao vivo aki se ñ eu me mataria...
      vlw

      Excluir
  42. gente a lua vai ficar vermelha ou ele vai aparecer como um objeto pequeno ? ????? nunca tive a oportunidade de ver estou ansiosa ! e a partir de que horas vai começar da pra ver a olho nu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não se trata de um eclipse lunar, a Lua não sofrerá nenhuma alteração de cor. Marte está mais próximo, e por isso, seu brilho será mais forte, mas ainda assim, ele aparecerá como uma estrela avermelhada.

      Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  43. muitos terremotos vai ter terremotos quando marte aparecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mila!

      Não, a oposição de Marte não está relacionada com os terremotos aqui na Terra.

      Um grande abraço!

      Excluir
  44. Ainda não achei está do lado direito ou esquerdo em relação a lua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte já está a nordeste, ou seja, quase que do lado oposto ao da Lua. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada. Conforme a noite se passa, ele se moverá para o oeste, até se pôr antes do amanhecer.

      Um grande abraço!

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  45. Dps que acaba vcs vao postat o video ?


    Eu nao posso ficar acordado pois levando muio ced oamanha, e quero muito ve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iremos providenciar a reprise o mais breve possível. Um grande abraço!

      Excluir
  46. estou em belém e ate agora n conseguir ver nada , o ceu estar totalmente limpo .. e ate agora nada por que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte já está a nordeste, ou seja, quase que do lado oposto ao da Lua. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada. Conforme a noite se passa, ele se moverá para o oeste, até se pôr antes do amanhecer.

      Um grande abraço!

      Excluir
  47. Estou em Passos - MG, o céu aqui é sempre um presente. Esta noite então, tá demais!

    Espero poder ver sem perder nenhum detalhe.

    Tenho uma pergunta: quanto tempo se dará o alinhamento? Vai durar quanto tempo?

    Tipo, dá pra eu ver o céu e vir dentro de casa conferir o link, ao mesmo tempo?

    O texto não tem tradução?

    Obrigada,
    Abraços e um céu de brigadeiro pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Buleverde!

      Marte nasceu no leste assim que se iniciou a noite, e irá se pôr a oeste antes do amanhecer, portanto, estará no céu durante toda a noite. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte já está a nordeste, ou seja, quase que do lado oposto ao da Lua. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada. Você pode acompanhar online a a olho nu ao mesmo tempo sim, pois como disse, Marte está no céu durante toda a noite.

      Um grande abraço! E um céu de brigadeiro para todos nós! Obrigado pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  48. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte está a leste, ou seja, no lado oposto. À meia-noite, Marte estará no ponto mais alto do céu, e após isso, ele se moverá para os lados do oeste, até se pôr antes do nascer do Sol. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

    Um grande abraço e bons céus!

    ResponderExcluir
  49. Muito bom, obrigado por realizar a transmissão, apesar que da minha cidade ja da pa ver a olho nu :D

    ResponderExcluir
  50. Olá, como vocês vão nos MOSTRAR o planeta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serão imagens em tempo real. Imagens de telescópios que estão localizados nas Ilhas Canárias.

      Um grande abraço!

      Excluir
  51. aqui o céu esta nublado nao poderei ver nada, mas vo ver pelo esse site

    ResponderExcluir
  52. no aguarde .... vou compartilhar o link ! *-*

    ResponderExcluir
  53. A Lua está a oeste, então no sentido oposto é o leste, e Marte está próximo da região nordeste nesse momento.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  54. Gostaria de mandar uma foto caseira q acabei de tirar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carolina!

      Envie também para a nossa página no facebook, assim podemos compartilhar com todos amanhã!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Tem como mandar pra esse site ou só para o Facebook?

      Excluir
  55. Aqui em goiânia já da pra Ver, muito toop'

    ResponderExcluir
  56. Poxa está super nublado aqui no DF, não ta dando pra ver nada... Ainda bem que tem essa transmissão maravilhosa para acompanhar tudo ao vivo :D

    ResponderExcluir
  57. Olá! Nesse momento já dá pra ver Marte? bom, eu acho que tem uma ''estrela que não pisca'' aqui em cima, e queria saber se é realmente Marte, pois assim, ficaria mais fácil de seguir mais tarde a olho nú. obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte já está a nordeste, ou seja, quase que do lado oposto ao da Lua. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  58. Mas agora por exemplo esta dando para vizualizar ou é só daqui 1 hora mesmo,me explique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo da Lua está o planeta Júpiter, que parece uma estrela muito brilhante. Lua e Júpiter estão no lado oeste do céu neste momento. Marte já está a nordeste, ou seja, quase que do lado oposto ao da Lua. Marte aparece como uma estrela de brilho forte avermelhada. A transmissão só começa às 23h00 , porém, Marte está visível a olho nu durante toda a noite.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  59. #Mars Because this unusual phenomenon this happening?
    is very cool!

    ResponderExcluir
  60. Vai demorar , ainda falta uma hr :/ , tenho q dormi :/ .............para estudar amanha , mais vo ficar ............beijos.......

    ResponderExcluir
  61. Da um salve galera \o/

    ResponderExcluir
  62. acabo de ver aqui em maringa da pre ver perfeitamente

    ResponderExcluir
  63. Estará perto da Lua?/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ceu em SP aqui na zona leste Está muito escuro. não se ve estrelas apenas duas a uncia coisa que esta se destacando é a Lua..! sera possivel ver

      Excluir
  64. Cara, que perfeito .. Tipo, já está visível ..?
    Daqui da minha casa ( Brasil → São Paulo → Capital ) Não consigo Enxergar nada além da Lua e a Cruzeiro do Sul ..
    O Céu não está com nuvens aqui ..

    ResponderExcluir
  65. Eu vi aqui da minha cidade.. Esta ao lado direito das tres marias né?

    ResponderExcluir
  66. Aqui em manaus o Céu ta sem estrelas ta nulblado Mais msm assim vai dar pra ver o Brilho de MArte?

    ResponderExcluir
  67. Aqui estou vendo marte como se fosse uma estrela vermelha como todas as outras... nao sei se é marte mais vouv er aki :D

    ResponderExcluir
  68. aqui na minha cidade ( Guarapari/ES) o céu ta limpo demais. ta perfeito pra ver!!!

    ResponderExcluir
  69. dicas para conseguir ver a olho nú:
    Ficar o maximo possível longe de luzes artificiais
    Se mora em um lugar sem muita poluição sera mais facil de ver
    ligue suas cameras e se prepare!!!

    ResponderExcluir
  70. hoo tempo ta fechando aki em ctba e ai e vc ?

    ResponderExcluir
  71. Ja está dando para ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior q nao tem umas nuven haha foda kk telescopio ta na mira kk

      Excluir
    2. kkk aqui o tempo está limpinho, porém tem muitos sobrados na rua e não consegui achar :/ vou ver agora!

      Excluir
  72. ja ta quase na hora v i uma estrela alaranjada ela e marte?

    ResponderExcluir
  73. Ta tão nublado no interior de SC que sequer da pra ver a Lua. Justo Hoje.... Como diria o urso Pooh: "Owww droga!".

    ResponderExcluir
  74. quase na hora geral a espera isso ai

    ResponderExcluir
  75. Olá sou de Sp-Guarulhos e n consigo ver marte ja olhei norte,leste,nordeste,sudeste,sul,oeste,noroeste etc ela n está no céu estou em via rosalia região norte aguardo resposta bjs obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  76. OLHA PRA LUA E PROCURA PERTO DELA UM PONTINHO VERMELHO NESTE EXATO MOOOMENTO
    EUUUUUU VI !!!!1

    ResponderExcluir
  77. sou de caldas novas goias ainda nao vi nada

    ResponderExcluir
  78. Falta tão poucooooooooooo to muito ansiosa <3

    ResponderExcluir
  79. nao consigo ver a transmissao, ja acbou a contagem e nada.

    ResponderExcluir
  80. Aqui da pra ver tranquilo em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS /SP , só virar bem a cabeça pra cima !

    ResponderExcluir
  81. Quase na horaaa *0* Anciosaaa pra ver a transmissão já que aq o céu ta nublado :c
    *----*

    ResponderExcluir
  82. Goiânia já da pra ver faiz tempo, e antes tava mais forte.

    ResponderExcluir
  83. nesse mes vai aparecer lua de sangue e eclipse lunar?

    ResponderExcluir
  84. Gente, sou de Ponta Grossa-Pr e aqui não tem nada :(

    ResponderExcluir
  85. Sou do acre , olhei para o céu e vi o big bang
    huehuehuehue

    ResponderExcluir
  86. Sou de Goiânia e não ví nada!!!

    ResponderExcluir
  87. Poxa, aqui em Alagoas está nublado o céu =/ ... Mal dá pra ver a lua rsrs

    ResponderExcluir
  88. em ctba ta quase haha de q lado vai comesar será ?

    ResponderExcluir
  89. Estou em Goiânia, céu limpíssimo e consigo ver Marte!!!...Tá lindo demais!!...Divulguei o link do site no facebook para todos os meus amigos correrem pra cá!!

    ResponderExcluir
  90. 5 minutos ! shaushauhsuh bora logo !

    ResponderExcluir
  91. Excelente visão de Sorocaba/Porto Feliz-SP...(chacara)...noite limpa, sem nuvens...

    ResponderExcluir
  92. Faltam 5 minutos uhuuullll

    ResponderExcluir
  93. bem aki em campinas ta difícil to aguardando to na contagem regressiva para ver online aqui no site
    valeu people!!!

    ResponderExcluir
  94. Aqui em Manaus já são 22:3, ou seja, 23:00 em Brasília, fico dando play e nada... Já tentei ver a olho nu, mas está nublado, vejo só a Lua, e olhe lá.

    ResponderExcluir
  95. 2 Minutos..uuhhhuuuuuuu

    ResponderExcluir
  96. Quanto tempo Marte vai ficar visível para nós vermos??

    ResponderExcluir
  97. que demora, nao aguento mais esperar :x

    ResponderExcluir
  98. Aki em salvador ta uma nuvem macabra na lua =/

    ResponderExcluir
  99. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir