Estranha luz em Marte já tem explicação, dizem cientistas da NASA

Cientistas explicam o que poderia estar causando a misteriosa luz no Planeta Vermelho. E você, o que acha?

Os cientistas estão jogando água fria em um suposto avistamento de OVNI em Marte, que foi registrado pela sonda Curiosity da NASA.

As imagens feitas nos dias 2 e 3 de abril de 2014 atraíram a atenção de todo o mundo. Apesar de entusiastas de OVNIs estarem discordando, os membros da equipe da missão dizem que existe uma explicação perfeitamente plausível para o flash de luz de Marte.

A foto da estranha luz em Marte foi divulgada pela NASA. Um registro feito pela sonda Curiosity mostrou uma estranha luz na superfície do planeta, o que foi suficiente para gerar debates sobre qual seria a origem da misteriosa luz.


"Uma possibilidade é que essa luz seja o brilho de uma superfície rochosa refletindo o Sol. Quando essas imagens foram tiradas, o Sol estava na mesma direção que o ponto brilhante, a oeste - noroeste da sonda, e relativamente baixo na céu", disse Justin Maki, lider e engenheiro de câmeras da sonda Curiosity.



"A equipe da missão também está abrindo a possibilidade de que o ponto brilhante pode ser luz solar que interferiu na câmera, diretamente através de um orifício na caixa principal da câmera, o que já aconteceu anteriormente em outras câmeras de outras sondas que exploraram o Planeta Vermelho", acrescentou Justin Maki, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia. "Acreditamos que seja um vazamento de luz no orifício de ventilação da câmera ou então uma pedra que refletiu a luz solar".

Foto da sonda Curiosity da NASA mostra misteriosa luz
na superfície de Marte. Créditos: NASA / JPL-Caltech

"Nas milhares de imagens que recebemos da sonda Curiosity, vemos os pontos brilhantes quase todas as semanas", diz Justin Maki.

Vida inteligente em Marte?

Ufólogos já estão divulgando as imagens da luz em Marte como uma possível evidência não só de vida marciana, mas também de uma civilização avançada em Marte.

"Uma fonte de luz artificial foi vista esta semana nesta foto da NASA, que mostra a luz que brilha para cima a partir do chão ... ", escreveu Scott Waring no site UFO Sightings Daily . "Isso pode indicar que há vida inteligente abaixo do solo e que essa vida utiliza a luz elétrica como nós. [sic] "

Suposto rato na superfície marciana é um exemplo de pareidolia.
Créditos: NASA

A luz em Marte não é a primeira foto do Planeta Vermelho a causar agitação entre os sites de OVNIs e UFOs. Em dezembro de 2013, por exemplo, em uma foto panorâmica do Planeta Vermelho havia algo que se parecia muito com um "rato", que estaria entre duas rochas.

Imagem feita pela sonda Viking 1 em 1976  mostra um
suposto rosto na superfície de Marte, outro exemplo
de pareidolia. Créditos: NASA

O suposto roedor marciano é um exemplo de um fenômeno psicológico chamado pareidolia, que se refere à tendências do cérebro humano de perceber formas familiares em imagens vagas ou aleatórias, dizem os especialistas. Outro exemplo de pareidolia é o famoso rosto em Marte, supostamente visível em fotos tiradas pela sonda Viking 1 da NASA em 1976.

A luz em Marte é algo diferente, já que não é um produto da nossa imaginação. Mas as chances são muito pequenas de que a luz seja um sinal de vida marciana, dizem os pesquisadores, especialmente porque o flash não é visível em outras imagens do mesmo local, que inclusive foram feitas quase que simultaneamente em 2 de abril e 3 de Abril pela câmera de navegação do robô Curiosity.

É claro que tudo isso não quer dizer que a vida nunca existiu em Marte. A sonda robô Curiosity já encontrou evidências de um antigo sistema de fluxo de água líquida e um lago, o que sugere que o Planeta Vermelho poderia ter sustentado a vida microbiana a bilhões de anos atrás.


Fonte: Space
Imagens: NASA
09/04/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

55 comentários:

  1. Outro exemplo de pareidolia seria as formas muito familiares que vemos nas nuvens

    ResponderExcluir
  2. mais uma das mentiras da nasa,historinha bem mal contada essa,nem eles sabem a origem da luz entao enfiam qualquer suposições ou explicações que pra mim nao convencem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei exatamente isso ao ler a matéria... pra mim eles não fazem ideia do que é, e inventam qualquer balela pra não deixar o negócio esquentar.

      Excluir
    2. O que???????????w uma luz no formato de humano? pqp em jkkkkkk

      Excluir
    3. Pode ver A Luz Tem fundo , e esta no fundo de uma rocha , se fosse uma falha taria ai na frente , Assim como nois existimos , pode ser que existam outras vidas nao encontradas
      Mas futuramente serao

      Excluir
    4. E a primeira resposta dos retardados de plantão é: OVNI!!!
      Estudar Física ninguém quer, né?
      A Nasa faz mais pelo conhecimento humano do que vocês imaginam. Software para diagnóstico de câncer de mama, detector de sobreviventes de desastre, laser que diagnostica pré-catarata, exoesqueleto espacial que é aplicado para paraplégicos, tudo coisa que idiotas metidos a pseudocientistas talvez precisem um dia. Pesquisadores do Cern já foram alvo de ignorantes que achavam que "os cientistas iriam criar um buraco negro que engoliria a Terra"; e os mesmo cientistas criaram a internet (o www) para esses idiotas virem falar besteira sobre o que nem sequer fazem ideia.

      Pergunto pra todos aqui que comentaram: vocês já estudaram Astronomia? Quando olham para o céu, sabem o que estão vendo? Sabem distinguir uma estrela de um planeta ao olhar pro céu à noite?

      Astrônomos profissionais e amadores nunca vêem OVNIS. Sabe por quê? POR QUE ELES SABEM PARA QUE DIABOS ESTÃO OLHANDO. Vão estudar antes de falar merda.


      Excluir
    5. calma rapá... fuma unzinho p relaxar meu!!!

      Excluir
    6. Aquele que e sábio sempre , divide da verdade.

      Excluir
    7. acho que um astronauta deixou cair um pedaço de espelho quando foi se barbear. por isso o reflexo da luz uashuashua

      Excluir
    8. to pensando seriamente em montar uma imobiliária em Marte... vender lotes..

      Excluir
    9. Evandro, a NASA, além de tudo isso que vc disse, também é especialista em mentir e esconder o que sabe e ludibriar o povo bobinho como vc. Além do mais quando se olha para os céus, frequentemente vemos "estrelas" se movendo de um lado pra outro e venha vc estudioso de astronomia me dizer que são corpos celestes?

      Excluir
    10. Como é agressivo esse gênio da física

      Excluir
    11. UI como ela está bandida. Aí daquele que duvidar dos homi de jaleco a Evandra fica toda nervosinha. O sonho dele é dar para um astrônomo que vive de olhar estrelas e para que mesmo eles vivem de olhar estrelas? Para porra nenhuma.

      Excluir
    12. Mas é claro que tem uma civilização instalada no solo de Marte! Como eu não pensei nisso antes?

      Excluir
  3. sempre tem uma mentira para cobrir a verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem um idiota conspiracionista opinar sobre o que não conhece.

      Excluir
    2. Evandro, ele deu a opinião dele, vc como está querendo se mostrar o conhecedor do assunto, deveria dar explicação do ocorrido, e não ficar xingando os outros pelas opiniões leigas de cada um

      Excluir
    3. a unica coisa que evandro sabe é oque a nasa ja divulgou o mais os que são mas inteligentes aui somos nos que contestamos e duvidamos. alem do mas como acreditar em algo que nos não estamos la nem temos fontes diretas sobre oque a sonda deles mandam pra eles.
      eles so nos mostram oque querem, estão sim escondendo algo e a pergunta é oque?

      Excluir
  4. Na minha opinião foi mesmo um raio de luz que interferiu na câmera, até pelo fato de que a luz está exatamente no meio da imagem(horizontalmente), podem medir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa foto é pra ser assim mesmo, a foto original está no começo do video ^^

      Excluir
  5. "Teoria da conspiração"!!!!!! Kkkk....

    ResponderExcluir
  6. "Suposto OVNI na superfície de Marte"????????????
    Vocês sabem o significado dessa sigla? O objeto brilhante está na superfície, como pode ser um Objeto VOADOR???

    ResponderExcluir
  7. Só porque é um "Objeto VOADOR Não Identificado", não quer dizer que ele possa tbm descer ao chão. Há vários relatos de testemunhas oculares de q viram OVNIs fazendo pouso em solo firme... A verdade é que ninguém sabe ao certo o que são estes objetos, de onde vieram e o que querem aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que veja esse vídeo, é bem lúdico.

      http://www.youtube.com/watch?v=u6UEgGhn6HQ

      Excluir
    2. Evandro, arruma uma mulher cara! Deixa de soberba e respeite as opiniões alheias, mesmo que pareçam sandices para um crânio como você.

      Excluir
  8. Pelo formato e posição parece como uma pequena chama branca ou um tipo de gás saindo por algum orifício no solo.

    ResponderExcluir
  9. marte nao tem nem dois porcento que foi explorado

    ResponderExcluir
  10. Os Ufologos de plantão, veem extraterrestres em tudo que é lugar, até numa simples luz refletida numa câmara instaladas por humanos em marte. Parece os evangelicos que veem o diabo em tudo que é canto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o melhor comentário que li. valeu. Disse tudo

      Excluir
    2. Não confunda ufólogo com fã de discos voadores.

      Excluir
    3. Saiba que ufólogos descartam, com comprovação, cerca de 90% das ocorrências que são apresentadas, existem vários meios para isso, desde lançamentos de balões meteorológicos, reentrada de lixo espacial, passagem da ISS e tantas outras coisas. Apenas 10% fica sem explicação e são esses casos que são pesquisados. Portanto, saiba que os ufólogos são a categoria mais cética em relação ao assunto.

      Excluir
  11. Interessante, mas pensa bem.... como uma simples pedra iria refletir tão drasticamente uma luz.... ta até poderia mas a distancia não iria permitir tal coisa ... é praticamente impossível ... seria mais fácil achar uma agulha num palheiro .... do que uma pedra refletir a luz do sol a tal distancia da câmera .... minhas hipóteses são que a câmera capitou sinal de resgate da antiga sonda que eles tinhão mandado ..... alias .... sem profundos estudos sobre isso nem mesmo a NASA poderia afirmar o ocorrido ..... a não ser que eles a firmão algo para acalmar a população mundial, com Hipóteses uma afirmação não PLAUSÍVEL que chega as pessoas e as fação esquecer o ocorrido, dando oportunidade de estudarem ainda mais o ocorrido, e ao fim voltar com o assunto esclarecendo o mesmo e tendo a explicação correta do acontecido .... alias eles são a NASA .....

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar a NASA fala de probalidades. Nunca refere que e isto ou aquilo.
    Depois, se a Nasa consegue por homens na Lua, sondas na via lactea, planos para aterrar em Marte daqui a poucos anos e fora todo o seu arsenal tecnologico e cientifico, sera que nao consegue, mesmo, descobrir que luz e aquela???? A sonda chega ao espaco e nao consegue saber que luz esta a sua frente a metros ou poucos km de onde a Sonda esta??? Enfim....

    ResponderExcluir
  13. Pode ser um geiser, se ja foi encontrado geiseres em luas do sistema solar por que não um geiser em Marte?

    ResponderExcluir
  14. sou bem leigo nesse assunto mas ta mais que escancarado que isso não é reflexo de luz em pedra nenhuma!

    ResponderExcluir
  15. Muitas vezes a euforia toma conta e acabamos não percebendo o que pode ser simples e óbvil.
    Todos, ou a maioria olham a imagem e pensam ver uma lúz que "sai do chão", lembremos que marte não tem uma atmosfera muito resistente, e que assim como aqui na terra é bombardeado por particulas vondas do espaço.
    Para mim, seria muito plausivel que a imagem seja nada menos que poeira levantada pelo impacto de um pequeno meteorito, refletindo a lúz do sol.

    E outra, este negócio de pareidolia pra mim também é furada, tudo é pareidolia, será mesmo.
    Se comparar com as mensagens subliminares, que quando você descobre o segredo, você consegue ver exatamente o que é.
    No caso da pareidolia para mim é a mesma coisa, quando você descobre, a mente passa a ver o que realmente é. Estes objetos que mostram como pareidolia, mesmo depois da explicação, vc continua vendo a mesma coisa, isto para mim mostra que estamos vendo o que realmente é.

    ResponderExcluir
  16. Uma coisa que me chateia em cientistas é que eles falam em explicações, mas não demonstram um entusiamos dizendo algo do tipo: "Seria legal se fosse algo que não fosse natural, que revelasse algo que mudasse a história". Compreendo o ceticismo, mas a frieza diante de algo que possa ser fenomenal é lastimável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leskito! Pensamos como você, e é justamente esse o intuito do site Galeria do Meteorito: ver a Astronomia com olhos científicos, mas com coração apaixonado! Muito boa sua interpretação.

      Um grande abraço, e obrigado pela participação!

      Excluir
  17. 1º - Todos vocês estão errados;
    2º - Todos vocês estão certos;
    3º - O Evandro é o mais errado;
    4º - Tudo hipótese.
    O que eu acho desse ponto brilhante? Sei lá. Não estava lá. Sei de uma coisa: não era eu. E até alguém ir em Marte e ver o que causa uma imagem daquela, tudo é hipótese.
    Simples assim, crianças. Aceitem que há questões sem respostas, pois é exatamente isto que alimenta a ciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E deixo uma observação minha: ao menos que o Sol decidiu iluminar somente aquele ponto, os arredores (fundo) da imagem deveriam estar com mais iluminação.
      Se você criar um plano paralelo à superfície de Marte que intercepta o ponto luminoso e o robô, logo podemos afirmar que o Sol também tange esse mesmo plano, de modo a iluminar todo o resto, no mínimo, próximos ao plano em uma área sem obstáculos.
      Porém, aquilo pode ser uma reflexão da luz do Sol por algum material metálico, visto que rochas, em sua maioria natural, são corpos opacos, e algo mais metálico poderia refletir a luz do Sol independentemente de que a luz do Sol não fosse refletida de modo semelhante pela matéria em sua volta.
      Viram? Hipóteses.
      Querem respostas? Testem as hipóteses.
      Como? Vão lá.

      Excluir
  18. estava vendo esta matéria agora pode ser meio doido o que eu vou dizer mas pode não ser uma luz e sim água congelada que foi aquecida pelo sol e saiu de baixo do chão que nem um cometa que cria cauda quando se aproxima no sol

    ResponderExcluir
  19. estava vendo esta matéria agora pode ser meio doido o que eu vou dizer mas pode não ser uma luz e sim água congelada que foi aquecida pelo sol e saiu de baixo do chão que nem um cometa que cria cauda quando se aproxima no sol

    ResponderExcluir
  20. A Nasa é foda,quando não sabe,inventa..vai que cola..

    ResponderExcluir
  21. Quem se lembra das crateras que se formaram na Sibéria? Existe também em marte, Talvez em ceres, etc. Esta deve ser uma cratera se formando, por queda de raios gama vindas do céu, como explicado no blog: "Olhando o Universo".

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. foi mal ai era eu procurando minha meia tava meio escuro e liguei o flash do meu celular foi mal ai galera achei que ninguem tinha visto

    ResponderExcluir
  24. Essa luz é produzida por gases subterrânea. No planeta há gases.

    ResponderExcluir
  25. Evandro ruela só tem duas explicações,e as duas são assustadoras nós estamos só no universo ou não,seria um grande desperdício se estamos só.

    ResponderExcluir
  26. Será que é um anjo bonzinho esperando alguém pra conversar. Ele deve ta ali preso, esperando alguem soltar ele, bichinho... Deve terse enganchado e tá esperando alguém, pra soltar ele... Tadinho

    ResponderExcluir
  27. Adianta falarem tanta merda se ngm vai atrás para saber oque realmente é ou exigir que a NASA seja mais aberta

    ResponderExcluir