Garota russa de 13 anos cria projeto de nave espacial para viagem interestelar



Uma garota de 13 anos, Ekaterina Trusheva ficou tão preocupada ao saber que no futuro distante a Terra será engolida pelo Sol que decidiu criar um protótipo de uma nave para viajar pelo espaço interestelar, com um único objetivo: salvar a humanidade. A história da jovem foi contada pelo portal científico "abc.es".

Para se ter uma idéia da nossa tecnologia atual, uma viagem ao sistema estelar mais próximo (Alpha Centauri), duraria cerca de 50 mil anos, porém, o projeto de Ekaterina promete fazer isso em cerca de 42 anos.

A nave, que Ekaterina Trusheva chamou de "Terra", teria capacidade para até 500 pessoas. A alimentação seria cultivada a bordo da nave, e não seria preciso incluir nenhuma fonte de energia, pois a mesma seria captada através de um funil magnético que absorveria o hidrogênio encontrado no meio interestelar. Assim, a massa seria reduzida, aumentando a velocidade do veículo.

O diretor do Instituto de Educação Espacial Internacional da Alemanha, Ralf Heckel, escolheu o projeto da jovem russa para participar da Competição de Construção de Sondas para Exploração Humana da Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

O hidrogênio é comprimido e aquecido através de reações termonucleares, desta forma, seria então possível conseguir a propulsão e velocidade necessárias para longas viagens.

Ainda de acordo com o grupo da estudante que desenvolveu o trabalho, a construção não seria muito cara, e poderia até mesmo ser financiada por turistas (corajosos), que teriam a ambição de viajar pelo espaço.

A autora do projeto pretende ainda ser a capitã da espaçonave, e quem sabe um dia, levar muitas famílias para explorar o Universo.


Fonte: CBNews / Prensa Latina / Yahoo
Imagem: CBNews
01/04/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

40 comentários:

  1. interestelar, com um ''púnico'' objetivo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara...não fale besteira...A garota ganhou uma COMPETIÇÃO feita para que os estudantes se interessam por ciência, NÃO É PRA VALER!

      Excluir
    2. Este modelo de nave ja é idealizada desde os anos 70, porém existe até hoje impecilhos para a sua utilização, então por isso que o pessoal da nasa não a fez.

      Excluir
    3. Cara, tai uma coisa que muita gente nao percebe... pensa que problemas complexos tem resoluçoes complexas... como a mente de uma criança por muitas vezes é simples elas podem ver caminhos faceis atraves de verdadeiros desfiladeiros.

      Excluir
    4. o maior impecilio é a radiação, com a protecao padrao que nasa tem hoje, acima de 7 meses no espaço é um risco absurdo de vida, imagina 42 anos..., existem muitas outras complicações, onde cada grupo cuida de uma se nao empresas inteiras... o projeto da garora realmente é mais um incentivo.. e é um bom incentivo... ate mais

      Excluir
    5. Ao "Anonimo" - É uma criança que ganha um prêmio de uma das maiores agencias espaciais do mundo...As nossa crianças só pensam em Lepo!Lepo!Lepo!.....E as que pensam igual a essa menina são isoladas como aberração cultural...

      Excluir
    6. Complementando o texto...Antes de criticar algo seja corajoso em colocar seu nome de verdade e não "anônimo". É fácil fazer criticas assim....sem mostrar a "cara"...não é?

      Excluir
    7. Isso mesmo alberto! Tinhamos era que encorajar nossas crianças a pensarem mais em ciências em vez de ficar pensando em lepo lepo. Claro que sabemos as dificuldades em se levar a cabo esse projeto, mas é como falaram ai, as vezes a mente da criança percebe melhor as coisas que muito adulto.

      Excluir
  3. Na moral cara nisso até o filme walle ja penso e sobre o negócio do hidrogênio a nasa ja pensa em implantar em seus satélites a uns 5 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui orientado pelo papai que não deveria conversar com quem não se identifica. Porem vou abrir uma exceção. Vou me ater somente à comentar sobre o que você postou sobre o hidrogênio, para dizer-lhe que faz mais de cinco anos que a Nasa já vem desenvolvendo um protótipo que usará o hidrogênio como propulsor. Quando o Rei Lula comprou o Aerolula, e mandou instalar toda a tecnologia disponível no mercado em seu avião, ele já pensava em instalar, também, uma propulsão à hidrogênio. Estava se preparando para que, quando nós brasileiros descobríssemos todas as maracutaias, e as tramoias perpetradas pelo seu desgoverno, ele tivesse a possibilidade de fugir para Cuba, e depois de pegar o Fidel e família, rumarem direto para marte. Até já haviam preparado as malas. Ambos não esqueceram de levar uma boa reserva do que mais apreciam. O Lula fez o seu estoque de 51, e o Fidel levará dezenas de caixas de charutos havana, a sua marca preferida.

      Excluir
    2. Cara projeta é uma coisa bota em pratica é outra bem diferente , resumindo se Oscar Nie Meier não tivesse bons engenheiros calculistas, e verbas, Brasilia jamais sairia do papel.

      Excluir
  4. Nao importa que cientistas ja tenham pensado nisso antes. O mais interessante da materia e o fato de que ha um seculo atras nenhuma menina teria sido levada a serio no que diz respeito a engenharia, fisica e astronomia. Isso ja acontece ha algum tempo, claro! Mas e muito animador ver que o mundo esta incentivando projetos de ciencia tanto para meninos como meninas. Infelizmente, no Brasil, ainda estamos um pouco atrasados nisso, mas quem sabe um dia!!! (Teclado sem acento - desculpas ao portugues).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, estamo infinitamente atrasados, nosso governo não quer ciência, querem apenas roubar, e destruir nossa educação, de modo a não termos condições de desenvolvimento, e principalmente oprimir nossa voz ativa

      Excluir
  5. O Brasil tem que aprender a falar 1º e depois querem dominar o Inglês, tenha paciência... nós é que estamos dominados por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe nem escrever, quanto mais dar alguma opinião.

      Excluir
    2. a NASA tinha fechado contrato com o brasil para entrega de uma peça para missão, assim o brasil seria oficialmente aceito como contribuidor da ISS ( estação espacial internacional ), onde os brasileiros poderiam desfrutar de privilégios em estudo na microgravidade, o que o brasileiro fez ? atrasou a entrega, e consequentemente ? bosta nenhuma... xauu brasilll da iss, um astronauta brasileiro ficou 4 dias la, ... os russos e americanos estão desde 98 vivendo na ISS e fazendo pesquisas diárias, então Anonimo, não defenda esse governo, o governo, pois acredito que tem muitos brasileiros e instituições interessadas, mas deve faltar um tipo de ponta pé do governo.. ate mais.

      Excluir
    3. Vamos imaginar: o governo coopera com a NASA aí a Rachel Sheherezade mete o pau: "O governo brasileiro tá mandando milhões de reais pro ESPAÇO!!!!! Isss é um absuuuurrrrdddo!!!! É uma imoralidaaaaaaddddeee!!!!!!!!!!!!!!"

      Excluir
    4. provavelmente ela falaria isso se o governo fizesse alguma manobra para justificar o gasto e milhões em desvio. Afinal a opinião dela sempre tem fundamento baseado os anos de estudo e profissionalismo comprovados, aprovados e até premiados... já sua não!

      Excluir
    5. Ao "Getulio Prates" - A jornalista da SBT não irá questionar o governo se investirmos em ciências, tecnologia, educação e cultura que só nos trará avanços...Ela questiona os gastos feito para manter um governo currupto e completamente desenteressado pelo povo e pela sua cultura...E o mais importante aqui não é a critica política e sim a capacidade de se destacar como pensadora de verdade mesmo tendo 13 anos de idade....

      Excluir
  6. A ser "verdade" , mais um ser CRISTAL.. !!

    ResponderExcluir
  7. A ciência é o senso comum refinado, a criança tem uma mente pura e limpa e livre de teoremas complicados que se contradizem algumas vezes, pois se aplicam "a partir de" ou "até determina condição". Acredito que a falta de conhecimento aprofundado permite-a pensar de forma racional e mais sofistica. E como usar integral para encontrar a área de uma reta, quando podemos aplicar a fórmula da área do triângulo.

    ResponderExcluir
  8. o maior problema que esse projeto enfrentaria é a radiação do próprio sistema de propulsão da nave, tecnicamente essa nave é um acelerador de partículas móvel, acho incrível essa ideia, e mais incrível ainda vindo de uma criança, que com certeza tem um futuro promissor na ciência. essas iniciativas são bons exemplos inspiradores.

    ResponderExcluir
  9. Quem gosta de astronomia curte aí: https://www.facebook.com/pages/O-Universo/1378895919045768

    ResponderExcluir
  10. Marcus Vinicius Araújo - Achei fantástica a ideia da garota russa Ekatarina, se não me engano, o que revela que essa geração poderá contribuir em muito, não só no estudo e descobertas da Astronomia, mas também na solução e alternativas criativas para o desenvolvimento da sociedade humana - a Humanidade - de modo que se aperfeiçoe mais o Sistema vigente em prol da evolução do relacionamento entre os egoístas habitantes deste pequeno ponto do Universo - o planeta Terra.

    ResponderExcluir
  11. Isto está com cara de 1º de Abril. Olhem a data da publicação

    ResponderExcluir
  12. muito show :) e que mais pessoas assim apareçam!

    ResponderExcluir
  13. Deveríamos ensinar a geração atual que não existem utopias, que as coisas não caem do céu, que é preciso muito trabalho e humildade em se reconhecer limitado diante dos desafios. Ao invés disso, tudo o que fazemos e mimá-los e com isso criamos adultos arrogantes.

    ResponderExcluir
  14. Ela compilou uma matéria que falava sobre fator de dobra espacial, no qual o hidrogênio seria captado e transformado em energia junto com um escudo em torno da nave espacial, sem quebrar as regras que nada pode superar a velocidade da luz..?

    ResponderExcluir
  15. Vi esse projeto na extinta revista Ciência Ilustrada na década de 80.

    ResponderExcluir
  16. inteligente e audacioso são de projetos feiras e competições de ciencias que uma hora encontraremos um novo Albert Einstein um novo Carl Sagan etc so com muito estudo e mentes brilhantes que vamos diminuir a distancia que temos quando o assunto é viagem interestelar

    ResponderExcluir
  17. Cada qual com o seu entusiasmo científico. Mas pensar em deixar o planeta Terra só porque ele será engolido pelo sol, claro é coisa de criança. Mas quando esta criança chegar na fase adulta aí é que ela vai pensar num detalhe maior, antes do sol engolir a Terra, é preciso salvar a Terra da depredação humana. Isto sim tem muita teoria, e pouca solução.

    ResponderExcluir
  18. Enquanto isso em um paizinho chamado Brasil, as meninas de 13 anos estão aprendendo a se drogar, dançar funk seminuas e fazer meia dúzia de filhos

    ResponderExcluir
  19. é uma bela utopia, mas o lugar mai seguro para a humanidade é seu habitat natural, tendo somente que se preocupar com o proprio ser humano, que é altamente perigoso

    ResponderExcluir
  20. é uma bela utopia, mas o lugar mai seguro para a humanidade é seu habitat natural, tendo somente que se preocupar com o proprio ser humano, que é altamente perigoso

    ResponderExcluir
  21. Tomara que apareça muitas mentes brilhantes nessa geração.

    ResponderExcluir
  22. Não precisam levar pessoas para outro sistema estelar, é só levar numa nave o DNA das formas de vida da Terra, equipamentos, materiais, robôs e computadores com IA que façam todo o trabalho de terraformação e população do novo planeta.

    ResponderExcluir