Faleceu Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, o maior astrônomo do Brasil

Um dos mais renomados astrônomos do mundo teve uma brilhante carreira

Um dos ícones da Astronomia no mundo, o astrônomo e pesquisador brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, 79 anos, faleceu no último dia 25 de julho. Ele estava internado em um hospital particular do Rio de Janeiro por conta de um pneumonia, e não resistiu a um AVC.


Conhecendo Ronaldo Mourão, o maior astrônomo do Brasil

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão nasceu no dia 25 de maio de 1935, no Rio de Janeiro. Publicou seus primeiros artigos de divulgação científica na revista Ciência Popular (1952). Entrou em 1956 para Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ), onde obteve, em 1960, os títulos de Bacharel e Licenciado em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras. Ele ainda elaborou todos os verbetes sobre Astronomia e Astronáutica do Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1975 e 1986) de Aurélio Buarque de Holanda. Coordenou os setores de Matemática e Astronomia da Enciclopédia Mirador Internacional, publicada em 1975 pela Encyclopaedia Britannica do Brasil. Fundador do Museu de Astronomia e Ciências e Afins (MAST), no Rio de Janeiro, ele era pesquisador e titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IGHB), e fazia parte da União Astronômica Internacional (International Astronomical Union - IAU).




Ele publicou 98 livros, além de vários estudos e pesquisas nas principais revistas sobre Astronomia. As suas principais contribuições astronômicas foram efetuadas no campo das estrelas duplas, asteróides, cometas e estudos das técnicas de astrometria fotográfica.

Créditos: R. R. de Freitas Mourão


O asteróide 2590 descoberto em 22 de maio de 1980 foi batizado com o nome Mourão. Segundo o registro feito em 2 de julho de 1985, no Minor Planet Center, o nome desse asteróide "é uma homenagem ao astrônomo R.R. de Freitas Mourão, conhecido por seu trabalho sobre estrelas duplas, pequenos planetas e cometas. Participava ostensivamente nas observações de pequenos planetas no ESO (European Southern Observatory) e é autor de diversos livros de divulgação da astronomia.

Seus prêmios, títulos e contribuições são quase que tão incontáveis quanto as estrelas no céu. Mourão foi um dos, se não o mais importante astrônomo que o Brasil já teve. Basta ler um de seus livros, assistir uma de suas entrevistas para conhecer um pouco de sua pessoa. Além de ser um renomado astrônomo, R.R. de Freitas Mourão era humilde e paciente, e assim como um belo professor, sentia prazer em ensinar e dialogar sobre o vasto Universo, e assim, inspirou diversos astrônomos profissionais e amadores, não só pelo Brasil como também pelo mundo.

Nós do site Galeria do Meteorito agradecemos imensamente o privilégio de conhecer um pouco sobre seu trabalho. Mourão deixa quatro filhos, dois netos, e muito, muito conhecimento. 

Conheça sua página oficial clicando aqui.

Imagens: Divulgação
27/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Eu vi uns 6,vi o primeiro umas 2:45 e depois vi os outros apos 3:00 hrs na madrugada do dia 29..
    E ontem também vi um as 22:00 hrs..
    E emocionante e dia 17 de novembro haverá outro o Leônidas .

    ResponderExcluir