AO VIVO: Encontro da sonda Rosetta com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (reprise)

Você poderá acompanhar a transmissão ao vivo do encontro da sonda com o cometa. Não perca!


Depois de uma jornada épica de uma década, a sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia vai finalmente encontrar com seu alvo nessa quarta-feira, 6 de agosto. Se tudo correr conforme o planejado, Rosetta será a primeira sonda a orbitar um cometa, e você poderá assistir ao vivo a esse encontro histórico, aqui mesmo em nosso site, uma cortesia da Agência Espacial Européia (ESA).


ATUALIZAÇÃO - 06/08 às 18h20 BRT

A transmissão ao vivo desse épico encontro com o cometa teve início no dia 06 de agosto, às 05h00 pelo horário de Brasília (08h00 UTC), e já foi finalizada. Veja abaixo uma série de fotos do cometa 67P tiradas pela sonda Rosetta ao longo desse mês, desde o dia 1 até o dia 6 de agosto, quando chegou a 110 quilômetros de distância.

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Espera-se que a sonda Rosetta encontre com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko às 05h45 pelo horário de Brasília (08h45 UTC). A queima dos propulsores da nave espacial durará cerca de 6 minutos até que ela encontre uma órbita estável ao redor do cometa.


Assim que Rosetta estiver presa ao campo gravitacional do cometa, ela irá executar loops triangulares ao redor do cometa. Cada ciclo com cerca de 100 km de comprimento, o que levará alguns dias para ser concluído, segundo os responsáveis da missão.


Uma jornada rumo ao cometa

Rosetta decolou da Guiana Francesa em março de 2004. Essa "perseguição" da nave espacial ao cometa já durou cerca de 6,4 bilhões de quilômetros. A nave espacial utilizou a gravidade da Terra e de Marte para ajudar a ganhar velocidade. Rosetta também passou perto de dois asteróides durante sua viagem.

Quando Rosetta chegou à órbita de Júpiter em 2011, os engenheiros da ESA colocaram a sonda em um sono profundo, que durou mais de 2 anos. Rosetta despertou desse "sono espacial" em janeiro desse ano, a fim de concuir sua jornada rumo ao cometa 67P, que tem cerca de 4 km de largura, e leva cerca de 6,5 anos para completar uma volta em torno do Sol.

A sonda Rosetta também está equipada com um pousador chamado Philae, que deverá aterrissar na superfície do cometa em novembro desse ano, para recolher amostras e estudar a superfície e composição do cometa.

Os cometas são alguns dos mais antigos corpos celestes do Sistema Solar, e observações terrestres revelaram que essas pedras de gelo são ricas em matéria orgânica. Os cometas que bombardearam  Terra em sua infância podem ter sido os responsáveis por trazer ingredientes essenciais para a vida, segundo os cientistas e pesquisadores.

Essa aproximação com um cometa, além de se tratar de um encontro histórico, junca feito antes, poderá nos dar informações importantes sobre a origem da vida na Terra e sobre o início do nosso Sistma Solar.

A missão Rosetta está programada para terminar em dezembro de 2015.

Fonte: ESA / Space
Imagens: ESA
06/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário