O cometa da sonda Rosetta surpreende observadores

Aparentemente, o cometa é um binário de contato


A sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) está se aproximando do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko para uma missão histórica, onde ela irá orbitar e pousar em sua superfície. E a medida que a sonda se aproxima do cometa (agora a menos de 10.000 km de distância), o formato de seu núcleo está entrando em foco. E esse formato é o que tem deixado os astrônomos confusos:



O cometa parece um corpo divido, ou até mesmo dois corpos grudados. O termo técnico é "contato binário." Um objeto alongado parece preso a um pedaço bulboso menor. Ninguém sabe como o cometa adquiriu essa forma. Poderia ser o resultado de uma "câmera lenta" de uma colisão entre dois objetos, um fragmento de forma estranha, um impacto catastrófico, ou até mesmo algo completamente diferente.



Uma coisa é certa: isso pode apresentar alguns desafios interessantes para o pousador Philae, que está programado para pousar na superfície do cometa no início de novembro.




Muitas perguntas serão respondidas até 6 de agosto, quando a sonda Rosetta chegará no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenkoe entrará em órbita. Fiquem atentos para mais informações.

Fonte: Spaceweather
Imagens: ESA / Rosetta
18/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário