Tempestade solar está a caminho da Terra

E ela vem a 700 quilômetros por segundo

No último dia 30 de julho, um filamento magnético solar entrou em erupção e se lançou para o espaço. O Observatório Solar e Heliosférico registrou uma Ejeção de Massa Coronal (EMC) se afastando do local da explosão numa velocidade média de 700 km/s.

O objeto brilhante ao lado direito no vídeo é o planeta Júpiter.

Embora a EMC não tenha sido direcionada diretamente para a Terra, parte dela acabará atingindo o nosso planeta. Os modelos de computador sugerem que essa EMC trará um forte impacto no campo magnético da Terra no próximo dia 2 de agosto.

Os meteorologistas da NOAA estimam 30% de chance de tempestades geomagnéticas polares assim que a nuvem carregada chegar, o que pode ser a qualquer momento, contando a partir dessa noite.

Com a chegada dessas nuvens de plasma magnetizado, podemos enfrentar distúrbios significativos no campo magnético terrestre, o que pode ocasionar danos aos satélites geoestacionários e consequentemente, interferências ou até mesmo apagões de radio comunicação.

Saiba quais são os riscos de uma tempestade solar extrema, e acompanhe a atividade solar em tempo real.

Fonte: Spaceweather / NOAA
Imagens: NASA / SOHO
01/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Como é uma tempestade solar? E ela e ruim para o planeta... essas coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ler o tópico atentamente, você terá suas respostas bem explicadas, basta ler e compreender como é e se afetara o planeta http://www.galeriadometeorito.com/2014/08/tempestade-solar-esta-caminho-da-terra.html#comment-form_6046075395349356142

      Excluir
    2. Olá Viktor!

      Para o planeta não. As EMCs afetam o campo magnético da Terra, e se forem extremamente potentes, podem danificar satélites, sistema de navegação ou causar interrupções de rádio comunicação. Explicamos sobre quais são os riscos de uma tempestade solar extrema logo no final da postagem, aqui vai o link http://www.galeriadometeorito.com/2014/07/tempestade-solar-pode-danificar-tecnologia.html

      Espero ter ajudado. Um grande abraço!

      Excluir