Super Lua x Chuva de Meteoros Perseídeas 2014

Os céus da segunda semana de agosto serão muito, muito brilhantes

O início de agosto promete uma grande competição de peso, entre a maior Lua Cheia do ano e a chuva de meteoros Perseídeas, onde nós seremos a platéia, e o céu será o grande palco.

No último dia 29 de julho tivemos o pico da chuva de meteoros Delta Aquarídeas Austrais, que apesar de ser uma chuva relativamente fraca, pôde ser observada pela maioria dos países, e por todo o Brasil. Além disso, todos tiveram a oportunidade de assistir uma transmissão ao vivo aqui em nosso site, uma cortesia da NASA.

Essa chuva ainda poderá ser observada durante os próximos dias, como consta no calendário de chuvas de meteoros, porém, sua taxa será ainda menor, com cerca de 5 ou 8 meteoros por hora em céus muito escuros e sem poluição luminosa.

Por outro lado, observadores de todo o mundo estão com os olhares atentos para a segunda semana de agosto, mais exatamente nos dias 11, 12 e 13, quando teremos uma outra chuva de meteoros, a Perseídeas 2014, que ao contrário da Delta Aquarídeas, é uma chuva bastante intensa, cujo pico produz cerca de 80 meteoros por hora, incluindo bolas de fogo. Como se não bastasse, a maior Lua Cheia do ano também irá acontecer nessa mesma época, mais precisamente no dia 10 de agosto (segundo o calendário lunar e o calendário das efemérides astronômicas), e com isso, estará 14% mais próxima da Terra e 30% mais brilhante.



A Super Lua de 2014 irá ofuscar grande parte dos meteoros Perseídeas, porém, essa chuva de meteoros é famosa por produzir bolas de fogo tão brilhantes quanto Júpíter ou Vênus, e esses bólidos poderão ser vistos mesmo que passem bem próximo da Super Lua.

E não se esqueça! Você poderá assistir as transmissões desses dois grandes eventos aqui em nosso site, em uma cobertura ao vivo.

Como uma leve demonstração do que vem por aí, a NASA divulgou recentemente que suas câmeras já observaram 6 bólidos (bolas de fogo) da chuva de meteoros Perseídeas 2014, e isso porque ainda estamos no fim de julho, a cerca de 11 dias de seu pico. Se continuar assim, será realmente um grande espetáculo.

Imagem: NASA
31/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Não vejo a hora de ver essa chuvaaa....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Essa siimm... vai ser espetacular!!! *-----*

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo site!! Ao mesmo tempo com informações corretas , porém , sem delongas. Sempre que eu puder , passarei por aqui. Continuem assim!
    "Elu Augusto"

    ResponderExcluir
  6. Depois, do fiasco do Brasil na copa, agora a natura vai fazer o espetáculo !!

    ResponderExcluir