'A vida nos planetas de anãs vermelhas pode ser mais evoluída do que a nossa', diz astrofísico

Apesar de não haver qualquer evidência de vida fora da Terra, astrônomos acreditam que caso ela exista, poderia ser mais avançada em planetas ao redor de anãs vermelhas. Você sabe por quê?

"Pensávamos que teríamos de procurar em locais infinitamente distantes para encontrar um planeta como a Terra. Agora, percebemos que uma 'outra Terra' pode estar provavelmente em nosso próprio quintal, esperando para ser descoberta", disse Courtney Dressing, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (CfA).

Como as estrelas anãs vermelhas vivem muito mais tempo do que as estrelas do tipo do Sol, temos uma possibilidade interessante. Se essas estrelas vivem muito mais tempo, então seus planetas também acompanham esse ritmo, e logo, a vida nesses planetas (caso existam) teria mais tempo para evoluir, e quem sabe, ser até mais desenvolvida do que a nossa aqui na Terra.




Astrônomos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian descobriram que 6% das estrelas anãs vermelhas têm planetas do tamanho da Terra. As anãs vermelhas são as estrelas mais comuns na nossa Galáxia; cerca de 75% das estrelas mais próximas são anãs vermelhas. Um planeta idêntico a Terra poderia estar a apenas 13 anos-luz de distância, segundo cálculos de Dressing.



As estrelas anãs vermelhas são menores, mais frias, e mais fracas do que o nosso Sol. Uma anã vermelha média tem apenas 1/3 do tamanho do sol, e seu brilho é de apenas um milésimo se comparado com a nossa estrela mãe. A equipe de astrônomos revirou catálogos Kepler de cerca de 158.000 possíveis estrelas para verificar quais poderiam ser anãs vermelhas, e também para verificar seus tamanhos e temperaturas mais precisamente. Eles descobriram que quase todas essas estrelas eram menores e mais frias do que se pensava anteriormente.

A tarefa de localizar planetas semelhantes ao nosso e que estejam relativamente próximos pode exigir um pequeno telescópio espacial dedicado, ou uma grande rede de telescópios terrestres. Estudos de acompanhamento com instrumentos como o Telescópio Giant Magellan ou o Telescópio Espacial James Webb poderiam nos fornecer informações ainda mais precisas sobre as anãs vermelhas mais próximas, e principalmente, sobre seus planetas.

O estudo intitulado "A taxa de ocorrência de pequenos planetas em torno de estrelas pequenas" foi liderado por Courtney D. Dressing e David Charbonneau, e divulgado no jornal The Astrophysical Journal.

Fonte: Dailygalaxy / Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics
Imagem: US Alaska / Deviantart.com
04/09/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários:

  1. Por exemplo o planeta x,mais conhecido como nibiru e uma ana vermelha, so que bem grandinha ja,sao so 6 vezes maior que nossa terra! Uma ameaca para nosso sistema solar,pois esta mexendo com a nossa terra e tbm com nosso sol. Por isso esta esta seca no Brasil e em outros paises tbm! E esse calor infernal e culpa dele,e a orbita dele e bem perigosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. o que tu tomou que eu quero também?

      Excluir
    3. Muito bem Bruna Trix, vc sabe muito mais do todos os trouxas que querem te zuar aqui. Parabéns

      Excluir
    4. Muito bem Bruna Trix, vc sabe muito mais do todos os trouxas que querem te zuar aqui. Parabéns

      Excluir
  2. Okay Bruna, agora pode voltar pra casa, você está bêbada. E bem, poderia melhorar essa matéria, sei lá, mas acho que não exista vida mais ou menos evoluída, todo ser é evoluído para o meio e para as condições em que se encontram de forma igual. '-'

    ResponderExcluir
  3. Em Nêmesis (Asimov) a humanidade descobre a possibilidade de viver em um planeta que orbita uma estrela anã vermelha.
    Esse livro foi escrito em 1955, ou seja, o assunto é antigo já.

    ResponderExcluir
  4. Duvido muito. Esses planetas teriam que esta muito perto da Anã Vermelha, o que causaria a exposição de muita radiação, pois essas estrelas são muito instáveis. Outra complicação, seria que o planeta teria sempre um lado voltado para a estrela e o outro não. Assim seria sempre dia em um lado e o outro noite. Talvez florescesse vida microbiana ou pequenos invertebrados. Nada mais do que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq o planeta teria sempre o mesmo lado voltado para a estrela ?

      Excluir
    2. Pq o planeta teria sempre o mesmo lado voltado para a estrela ?

      Excluir
    3. Pq a maré (gravidade da estrela )impede q o planeta faça o movimento de rotação..

      Excluir
  5. Há um tempo atrás, Eu ouvi um comentário se lá de onde ,acho que foi meu irmão que disse que deveria ter vida num planeta que órbita uma anã vermelha, por que lá atrás já tinha me falado que tem muito desse tipo de estrela no universo

    ResponderExcluir
  6. radiação não é problema quando se tem um campo magnético com o o que a Terra tem. Ignorante os que tiram sarro sem o conhecimento ou o básico que aprenderam no primário. Daí como ienas que rieme continuem comendo bosta

    ResponderExcluir