Os 6 lugares mais prováveis de ter vida extraterrestre em nosso Sistema Solar

A vida pode prosperar em outros mundos além da Terra? Quais são os mais prováveis?


Quais são os lugares que têm mais chances de abrigar vida em nosso Sistema Solar?

Nós ainda não temos evidências de que a vida exista em qualquer outro lugar no Universo além da Terra, porém, no nosso Sistema Solar existem planetas e luas que poderiam facilmente abrigar tipos de vida primitiva.




Nesse ranking, editado pelo nosso site, você conhecerá os 6 planetas e/ou luas do nosso Sistema Solar que têm a maior probabilidade de hospedar a vida primitiva (como a conhecemos). Isso significa que, se (ou quando) encontrarmos a primeira forma vida extraterrestre, provavelmente será em um desses mundos. Confira!



6 - Vênus
Muita gente vai discordar do nosso sexto lugar,mas tudo bem, ele é realmente inusitado. Nosso "planeta irmão" (ou irmã) possui altas temperaturas em sua superfície além de um clima "infernal" para a vida como a conhecemos, além de vários outros fatores que colocariam Vênus como um dos piores lugares para se encontrar qualquer tipo de vida..... correto? Sim... mas por outro lado, o cientista planetário David Grinspoon, astrobiólogo curador do Museu "Denver Museum of Nature and Science", aponta que a temperatura na alta atmosfera venusiana pode ser agradavelmente tolerável. O dióxido de carbono e o monóxido de carbono podem servir de alimentos para micróbios flutuantes, segundo Grinspoon. Para se ter uma idéia do ambiente hostil de Vênus, a temperatura em sua superfície ultrapassa os 460°C tranquilamente. Mas ele é somente o sexto lugar...



5 - Ganimedes e Calisto - luas de Júpiter
Calisto e Ganimedes são duas das principais luas de Júpiter. Calisto é o terceiro maior satélite natural do Sistema Solar, sendo que Ganimedes ocupa o primeiro lugar desse ranking. Vizinhos de Europa, Ganimedes e Calisto podem ter oceanos líquidos (água salgada) escondidos em seu interior, a pelo menos 100 quilômetros abaixo das rochas. Encontrar algum tipo de vida nesses dois corpos pode ser uma tarefa muito, muito difícil, mas não impossível. A temperatura média de superfície de Calisto é de -139°C, e a de Ganimedes é de -163°C.



4 - Encélado - lua de Saturno
É o sexto maior satélite natural de Saturno, e aparenta possuir água líquida em sua superfície. Em 2005, a sonda Cassini da NASA fotografou gêiseres de água e de gelo sendo expelidos de rachaduras no hemisfério sul de Encélado. Os cientistas acreditam que os reservatórios de água líquida abaixo da superfície congelada são aquecidos por interações gravitacionais entre Encélado e outras luas de Saturno. Os requisitos para a vida estão lá... A temperatura média em sua superfície é de -198°C.



3 - Marte
Marte é um planeta rochoso, sendo o quarto a partir do Sol. Marte permanece eternamente popular para aqueles à procura de vida extraterrestre. Um dos fatores intrigantes de Marte são suas faixas escuras que surgem principalmente durante o verão, como na cratera Horowitz. Cientistas acreditam que esses canais podem ter água salgada fluindo na superfície do Planeta Vermelho, fruto do degelo de água a apenas alguns centímetros abaixo da superfície, cuja temperatura média é de -63°C.



2 - Titã - lua de Saturno
Titã é a maior lua de Saturno e o único corpo do Sistema Solar (além da Terra) que possui lagos líquidos. Seus lagos são de etano e metano (gás natural liquefeito), e a chuva de Titã é de hidrocarbonetos. Apesar dos ingredientes estranhos e das temperaturas gélidas de Titã ( média de -179 graus Celsius), é um mundo que possui uma química rica e favorável, e quem sabe, abrigar alguns tipos primitivos de vida.



1 - Europa - lua de Júpiter
Europa é uma das quatro luas Galileanas do gigante Júpiter, e um dos locais mais prováveis de abrigar vida no Sistema Solar. Não é à toa que essa lua gelada é um dos mundos mais intrigantes que conhecemos. Ela é coberta por uma crosta espessa de gelo, mas logo abaixo dessa crosta, há um oceano líquido que poderia abrigar alguns tipos curiosos de vida (primitiva ou não). Alguns cientistas acreditam que seu interior sofra aquecimento geotérmico, o que eleva ainda mais a possibilidade de haver vida em seus oceanos, e talvez, quem sabe, até parecidas com as vidas existentes nas profundezas dos mares da Terra. A temperatura média de sua superfície é de aproximadamente -171°C, porém, fontes térmicas podem existir em algumas regiões, o que amplia a probabilidade de no futuro, quem sabe, encontrarmos vida nesse mundo gelado e distante.



Edição: Richard Cardial
Imagens: NASA / JPL / Hubble
02/09/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 comentários:

  1. A Nasa ia mandar um barco pra navegar nos mares de titã mais o projeto perdeu pra uma missão a marte ai a gente olha pro robô Véio curiosity e vê que uma nova missão a marte será uma tolice da Nasa .

    Titã tem tudo pra ser alvo de uma missão de nível de curiosity sem contar as belezas de paisagem que por si só ja deve ser um belo atrativo mesmo se não existisse vida por lá .

    Em marte parece que a nasa está tentando fazer chover no deserto do Saara.

    Encelado,Europa e Titã♥ deveriam ser prioridade da nasa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E custos? E material para essa prioridade que falas? Ha condicoes para??
      Porque e que a tua opiniao deve ser levado em conta se quem estuda, pesquisa e trabalha
      na nasa tem fundamentos e argumentos diferentes aos teus???
      Sendo possivel, sera que iam esperar tanto para estudar o que referes?
      E ja agora, porque sera que a nasa continua obcecado com Marte?
      Ja te perguntaste se a nasa estuda algo que o publico comum nem imagina???

      Enfim... aqui e so entendidos mas digo-vos algo:
      Sao as duvidas e as perguntas que movem tudo. As perguntas de hoje sao as respostas de amanha.
      A pessoa que pensa que nao tem duvidas e a mais ignorante.
      E absurdo alguns comentarios que observo...

      Excluir
    2. O projeto mudou para um submarino: http://www.space.com/28589-titan-submarine-robotic-saturn-ship.html

      Excluir
    3. Essa matéria foi postada aqui em nosso site também, confiram -> http://www.galeriadometeorito.com/2015/02/submarino-nos-mares-de-tita-nasa.html

      Excluir
    4. Eu queria mora no sol pq o sol ia ser q nem Barcelona

      Excluir
  2. Eu só penso que quem enganou o povo com a ida a lua pode estar enganando o povo com Marte é uma perda de tempo este planeta O propio robô curiosity foi enviado pra procurar por vida em marte não encontrou né ?
    Mais ja temos o projeto da ida a Marte confirmado sera que o foco da nasa com o robô curiosity era procurar vida ou abrir espaço pra uma missão tripulada a marte teoricamente seria uma coisa medonha mandar humanos a marte sem uma grande missão como a do robô Véio curiosity A propia ida a lua foi algo querendo se aparecer envolvendo transmissão ao vivo da ida a lua então por que nao pensar que ao invez de procurar vida em marte ela pode estar preparando como foco um BBB em marte este tempo todo ? Se a vida lá porque nao enviar grupos de cientistas pta estudar o planeta ao invez de casais pra namorar em marte? E ainda há varios outros projetos para tita para a NASA ir excluindo igual fez com a sonda TiME .

    TALISE, TITA SUBMARINE , TSSM, Titan Aerial Daughtercraft, AViATR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante como ainda há pessoas navegando na ignorância e alguns até presos à crendices religiosas, dizendo que o pouso na Lua foi uma farsa. Quanta ignorância, burrice, atraso e cegueira astronômica.

      Excluir
  3. Saber se tem ou não vida microbiana em Marte seria apenas um bônus.
    Aquele jipinho velho com as rodas furadas já, leva consigo um arsenal científico, que processa dados biológicos e principalmente geológicos.

    ResponderExcluir
  4. nemhum é tão bom e belo como a Terra, vamos preservá-la e conservá-la para sempre e não se preocupar com vida em outros planetas,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas d o eito q o homem está .não consegui um pensamento assim!

      Excluir
    2. Até vir um meteoro e acabar com a vida humana?

      Excluir
    3. Não é "se preocupar com vida em outros planetas", é explorar o maior mistério do universo: o próprio universo.

      Excluir
    4. o que nunca vai acontecer, nós seremos humanos temos que entender que não sabemos de nada, e o que sabemos é 1% do universo. :/

      Excluir
  5. Não há nada lá fora, lá fora é um deserto!!! É como abrir o Excel e esperar encontrar alguma coisa escrita sem que ninguém tenha escrito algo por mais que se procure em toda sua extensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada? em que sentido? vida como a nossa? ou microorganismos?

      Excluir
  6. Encontrar vida fora da terra pode ser difícil,mas a julgar pelo português de alguns internautas,mais difícil ainda é encontrar vida inteligente aqui mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário da semana! O português desse pessoal comentando tá osso.

      Excluir
  7. Pois eu acredito que há vida sim em outros planetas, porque só a terra existe vida e não nos outros planetas? Nois não somos melhores do que os outros, e além do mais, o universo eh cheio de planetas, luas, sois, com tudo isso ah possibilita e a existência de outros seres vivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Inclusive, estamos desconsiderando a probabilidade da existência de outros tipos de forma de vida, isto é, que não necessitam dos mesmo "ingredientes" que nós, como água, oxigênio, temperatura amena, e que, talvez, nem sejam à base de carbono! Por isso, é possível que estamos deixando passar várias formas de vidas inteligentes ou não por aí, pelo simples fato de desconsiderarmos provável a sua existência.

      Excluir
  8. Dois planetas poderiam ter possibilidade de vida em nosso sistema solar Vênus e Marte. Não tem possibilidade de vida em Vênus tem o tamanho certo, porem, nasceu no lugar errado. Marte nasceu no lugar certo, porem, do tamanho errado.

    ResponderExcluir
  9. Poderia ter possibilidade de vida em mais dois planetas do nosso planeta solar. Marte e Vênus. Vênus nasceu com o tamanho certo, porem, no lugar errado. Marte nasceu no lugar certo, porem, com o tamanho errado.

    ResponderExcluir
  10. A vida na lua Europa devw swr nais simples que a vida do continente Europa

    ResponderExcluir