AO VIVO: Chuva de Meteoros Orionídeas 2014 (reprise)

Como observar a Chuva de Meteoros Orionídeas 2014?



Na noite do dia 21 de outubro, teremos a oportunidade de assistir uma transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Orionídeas 2014, aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh. Mas diferente de todos os anos, dessa vez temos uma grande novidade: além de assistir a Orionídeas 2014, você também poderá ouvir os sons dos meteoros ao atingirem a atmosfera da Terra! Graças a tecnologia de captura utilizada pelo Slooh, teremos o privilégio de ouvir a ionização das "estrelas cadentes" do cometa Halley.

Uma Chuva de Meteoros ocorre quando o planeta Terra passa por um nuvem de detritos espaciais deixados para trás após uma passagem de um cometa ou até mesmo de um asteróide. E a Chuva de Meteoros Orionídeas não é diferente. Ela ocorre todos os anos entre os dias 15 e 29 de outubro, quando a Terra passa pelo rastro de detritos do cometa 1P/Halley. Quando esses detritos encontram a atmosfera da Terra, eles queimam rapidamente, criando o brilho que chamamos de meteoros. Algumas rochas espaciais um pouco maiores, do tamanho de uma bola de tênis por exemplo, já são suficientes para criarem as famosas bolas de fogo, ou bólidos.




A Chuva de Meteoros Orionídeas tem esse nome porque ela é vista na região da constelação de Orion. E uma ótima notícia é que a chuva desse ano não terá a influência do brilho da Lua (que acaba atrapalhando a observação dos meteoros) e por isso, teremos a chance de contemplar o máximo de meteoros possível, que de acordo com especialistas, serão cerca de 20 a 30 meteoros por hora!

Os internautas poderão assistir e ouvir gratuitamente os meteoros da Chuva Orionídeas 2014 aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh. A transmissão será feita diretamente do Observatório Slooh, localizado nas Ilhas Canárias (IAC), e posteriormente, teremos imagens ao vivo do Observatório Prescott, no Arizona, EUA. Os equipamentos utilizados são configurados especificamente para registrar os meteoros e nos proporcionar a melhor observação possível desse grande espetáculo.

ATUALIZAÇÃO

A transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Orionídeas 2014 ocorreu com sucesso no dia 21 de outubro, às 21h00 pelo horário de Brasília. A reprise já está disponível.

Curta nossa página no Facebook e não perca nenhum evento astronômico!







A cobertura ao vivo terá narração (em inglês) do astrônomo Bob Berman e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Projeto Slooh.


Como observar a Chuva de Meteoros Orionídeas a olho nu?

Primeiramente, é importante enfatizar que não é preciso nenhum equipamento como telescópios ou binóculos. Como os meteoros riscam o céu, o melhor é visto a olho nu, sem auxílio de equipamentos.

Se o tempo permitir (e as nuvens não aparecerem), olhe na direção leste por volta das 23h00, e encontre a constelação de Orion (conhecida popularmente como As Três Marias). É nessa região em que os meteoros parecerão se originar.

Radiante da chuva de meteoros orionídeas 2014
Imagem mostra a região da constelação de Orion e o local da radiante da Chuva de Meteoros Orionídeas 2014
Créditos: STELLARIUM   /   Clique na imagem para ampliar

O melhor horário para observação dos meteoros é após a meia-noite. A radiante (local de onde os meteoros parecerão surgir) é mostrada no alvo vermelho da imagem, na constelação de Orion. Apesar disso, os meteoros também poderão surgir de outras partes do céu. A taxa de meteoros esperada para o pico no dia 21 de outubro está entre 20 e 30 meteoros por hora, incluindo possíveis bólidos.




Os meteoros do cometa Halley são conhecidos por serem muito rápidos, pois riscam o céu com velocidade superior a dos outros meteoros. A Chuva de Meteoros Orionídeas vai até o dia 29 de outubro, porém, conforme os dias se passam, menos meteoros poderão ser vistos.

E não se esqueçam! No próximo dia 23 de outubro teremos a transmissão ao vivo do Eclipse Solar! Fiquem ligados!

Imagens: (capa-ilustração) / STELLARIUM
17/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. Oba chuva orionedeas e cometa siding Spring ao vivo e ainda eclipse solar ♡

    ResponderExcluir
  2. ei mas é do dia 20 para o 21, ou do 21 para o 22 ?
    sempre me confundo nisso t-t

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, será na noite do dia 21 para o dia 22 de outubro! Não perca a transmissão ao vivo das Orionídeas 2014 !

      Excluir
  3. Eu só vi 3 agora pouco. Mas o céu ficou nublado

    ResponderExcluir
  4. affs e eu aqui procurando... Queria star dormindo...

    ResponderExcluir
  5. Onde posso ver a transmissão nesta página? Tbm eh gratuita??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A transmissão está disponível desde as 21h00 do dia 21, e terá duração de 6 horas seguidas. A reprise estará disponível o mais breve possível. Abraços leo e bons céus à todos!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir