AO VIVO: Eclipse Solar Parcial de 23 de outubro de 2014 (reprise)

Eclipse Solar Parcial 23 de outubro de 2014



No dia 23 de outubro de 2014 teremos a oportunidade de contemplar um belíssimo fenômeno astronômico. Trata-se de um Eclipse Solar Parcial, o último eclipse solar do ano! E para tirar as principais dúvidas dos nossos leitores, preparamos uma matéria com perguntas e respostas para que você saiba tudo sobre o Eclipse Solar Parcial de outubro de 2014! Confira!


O que é um Eclipse Solar?

eclipse solar exemplo
Este diagrama fora de escala exemplifica as posições dos astros para que
ocorra um eclipse solar. Clique na imagem para ampliar

Eclipse Solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, fazendo com que sua sombra seja projetada em algum lugar do planeta. Essas regiões em que a sombra é projetada, são os locais que os observadores podem observar o eclipse.


O que é um Eclipse Solar Parcial?

Um Eclipse Solar Parcial acontece quando a Lua não obstrui completamente o disco solar, por isso se chama "parcial". Esse Eclipse Solar Parcial de 23 de outubro de 2014 será exatamente assim. O disco solar não será obstruído por completo, portanto, apenas uma parte do Sol ficará escurecida para nós observadores. Já nos Eclipses Solares Totais, a Lua passa exatamente na frente do Sol, e todo o disco solar é escondido por alguns instantes.


O Eclipse Solar Parcial de 23 de outubro de 2014 poderá ser visto do Brasil?

eclipse solar 23 de outubro de 2014 - mapa de visibilidade
Eclipse Solar Parcial de 23 de outubro de 2014.
Créditos: NASA

O Eclipse Solar de outubro de 2014 não poderá visto do Brasil, assim como não poderá ser visto da maior parte do planeta. Esse Eclipse Solar Parcial será visível apenas na América do Norte e norte do Oceano Pacífico durante o pôr do Sol, e uma pequena parte do extremo leste da Rússia poderá observá-lo durante o nascer do Sol.




Quando será o Eclipse Solar Parcial de outubro de 2014?

O Eclipse Solar Parcial do dia 23 de outubro terá início às 18h11 e o máximo às 18h45 pelo horário de Brasília [21h45 UTC]). Mas lembrando que é nesse horário que ele acontecerá no local informado, não sendo visível no Brasil.


Transmissão ao vivo do Eclipse Solar Parcial de 23 de outubro de 2014

Você poderá assistir a transmissão ao vivo do Eclipse Solar Parcial de outubro de 2014 aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh. A cobertura completa terá duração de três horas, e será feita a partir do Observatório Prescott, uma fantástica instalação no Arizona, EUA.

ATUALIZAÇÃO - 24/10/14 às 00h20

A transmissão ao vivo do Eclipse Solar Parcial ocorreu com sucesso no dia 23 de outubro de 2014 às 18h00 pelo horário de Brasília (sem contar com horário de verão [21h00 UTC]). A reprise já está disponível!

Curta nossa página no Facebook!



A cobertura completa do eclipse terá narração (em inglês) de Geoff Fox, do astrônomo Bob Berman e de vários convidados especiais. Conheça também o site oficial do Projeto Slooh.


Quem puder observar o Eclipse, não perca tempo!

Para os observadores da América do Norte, basta olhar na direção do Sol (com ajuda de um filtro especial) um pouco antes do pôr do Sol. O horário será diferente para cada localidade (veja aqui). Veja também os horários do eclipse para o extremo leste da Rússia.

Atenção: Nunca olhe para o Sol, principalmente sem auxílio de uma proteção adequada e especializada. Esse tipo de prática pode causar cegueira permanente.

O próximo Eclipse Solar acontecerá no dia 20 de março de 2015, e será um eclipse Total, não visível no Brasil. Mas não se preocupe! Como é costume do nosso site, continuaremos disponibilizando as transmissões ao vivo, assim você não perde nada do que acontece no Universo astronômico!

Créditos: NASA / Slooh
Imagens: (capa - NatGeo) / NASA / edição por Richard Cardial
21/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. O Eclipse Solar Parcial do dia 23 de outubro terá início às 18h11 e o máximo às 18h45 pelo horário de Brasília [21h45 UTC]).
    Sendo assim, nos estados em que não tem horário de verão, seria as 17h11 e o máximo às 17h45?
    Se for isso mesmo será parcialmente visível nos estados do norte, assim como aconteceu com o eclipse lunar do dia 08,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naassom!

      Na verdade, todos os horários mencionados não contam com o horário de verão... ou seja, esse Eclipse Solar de hoje, 23 de outubro de 2014, não será visível no Brasil... mas teremos a transmissão ao vivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Será que estou enganada..... Vocês disseram que o horário UTC para o eclipse parcial de hoje é 21h45. Muito bem. No entanto, penso que vocês estão enganados quando dizem que o máximo do eclipse para nós assistirmos, aqui no Brasil, será de 18h45 e afirmam que é o horário de Brasília. Não. Estamos no chamado "horário de verão" e assim, as regiões sul e sudeste e sudoeste (incluindo Brasília) estarão assistindo o eclipse parcial desde as 19h11 com o máximo às 19h45!

    Quer dizer, em tempos de horário de verão, o fuso de 3 horas serve para as demais regiões do Brasil que não estão submetidas a este horário de verão - que adiante o relógio e serão apenas 2 horas de diferença.

    Com um abraço estrelado,
    Janine Milward

    ResponderExcluir
  4. Oi Janine!

    Informamos o horário de Brasília, mas sem contar com o horário de verão... ou seja, -3 com relação ao horário internacional ( UTC). Sendo às 21h00 UTC, então -3 seriam 18h00 ... pra quem está no horário de verão, aí será às 19h00....

    Espero ter ajudado... um grande abraço, e boa transmissão à todos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, cadê o link? Já cliquei em tudo que achei aqui. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O vídeo está com um contador (contagem regressiva).. é só aguardar!

      Abraços e boa transmissão à todos!

      Excluir
  6. ☀O eclipse do sol é o mais belo de todos os eclipses. ☀

    ResponderExcluir
  7. Gostei desse site galeria do meteorito

    ResponderExcluir