O grande asteróide 2014 UR116 está vindo em direção a Terra?

É verdade que esse grande asteróide recém descoberto vai cair na Europa?

Diversos sites estão divulgando a informação de que um grande asteróide descoberto pela Rússia estaria em rota de colisão com a Terra. Alguns dizem até que ele irá cair na Europa... mas qual é a verdade por trás de tudo isso?


O que se sabe até o momento?

Na noite do último dia 27 de outubro, um telescópio robótico russo da rede MASTER, localizado nas montanhas do Cáucaso, perto de Kislovodsk, Rússia, avistou um objeto que moveu-se rapidamente pelo seu campo de visão. Denis Denisenko, um membro da equipe, enviou as coordenadas do objeto para o Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional. 20 minutos depois, um astrônomo britânico confirmou sua observação, e desde então, os astrônomos têm realizado mais de 100 medições para determinar seu tamanho exato, assim como sua trajetória.

O objeto descoberto no final do mês de outubro foi um grande asteróide, chamado 2014 UR116, que está se movendo para uma região próxima da Terra no Sistema Solar Interior. Sua órbita cruza as órbitas de Vênus, Marte e Terra, e há uma remota chance de colisão com esses planetas.




Ele vai se chocar com a Terra?

Apesar de ter sido incluído na lista de asteróides potencialmente perigosos, sua trajetória ainda não foi determinada com exatidão, ou seja, não há como saber se ele vai ou não colidir com o nosso planeta. Não podemos em nenhum momento afirmar que haverá alguma catástrofe. É importante enfatizar que vários asteróides estão inclusos na "lista negra" da União Astronômica Internacional, mas isso não significa que eles vão realmente colidir com o nosso planeta, mas sim, que há uma remota chance, nem que seja de 0,1%.

O asteróide recém descoberto 2014 UR116, tem um diâmetro aproximado maior que 300 metros, e caso colidisse com a Terra, a explosão seria aproximadamente mil vezes mais forte do que a de Chelyabinsk, evento ocorrido em fevereiro de 2013, na Rússia.

Este é o terceiro asteroide potencialmente perigoso descoberto pela rede russa de telescópios robóticos Master. Os outros dois asteróides, 2013 UG1 e 2013 SW24, têm tamanhos de 250 e 125 metros, respectivamente.


Colisões acontecem

Somente 1% dos asteróides próximos da Terra são monitorados, e no caso, os maiores. Por exemplo, o asteróide Chelyabinsk que colidiu na Rússia recentemente, era muito pequeno para ser detectado, e assim como ele, existem milhares de asteróides vagando no espaço próximo da Terra nesse momento, e que podem colidir com o nosso planeta a qualquer instante, sem prévio aviso. E isso é fato.


A questão não é se algum asteróide vai colidir com a Terra, mas sim, quando um asteróide vai colidir com o nosso planeta. Para o nosso "alívio", até onde se sabe, não há nenhum corpo em rota de colisão certa com a Terra, pelo menos até agora.

Fonte: Minor Planet Center / IAU / NEO / Master - Kislovodsk
Imagens: (Capa - ilustração) / Master
06/11/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 comentários:

  1. Tudo é possivel. Mas se tiver que cair não tem telescópio nem niguém que impeça!

    ResponderExcluir
  2. Matéria sem graça... Um título chamativo, mas sem conteúdo. Não sabem "se" vai passar perto da Terra, não sabem "se" vai colidir com a Terra ou qualquer outro planeta de nosso sistema solar...O asteroide está lá na casa do ca... e divulgam a coisa como se fosse acontecer amanhã... ridículo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e é essa a ciências. pois se estivesse despencando um meteoro em cima da sua fuça não precisaria de avisos! A ciencias não é matematica, nada é exato

      Excluir
  3. pode acontecer a qualquer momento...
    i vai acontecer é profético...

    ResponderExcluir
  4. Se partira em 02 pedaços um cairá no mar o outro sobre Roma em 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de onde vc tirou esta teoria? alguma ódio motivado por Roma?

      Excluir
    2. Sabe me dizer se as ações da Petrobrás vão ficar abaixo de R$ 6,00 ainda este mês?

      Excluir
  5. o homem precisa saber e intender sua insiguinificancia perto do verdadeiro e único arquiteto com laancamentos e empreendimentos como:montanhas;mares e uma serie de contrucoes espalhadas por todo universo como inúmeros planetas e galáxias;e uma visita de um enorme meteoro ou um cataclisma a ponto de mexer com o globo seria muito bem vindo

    ResponderExcluir
  6. Eis o que diz o International Near Earth Reporting Center - INERC (https://www.facebook.com/INERC):
    "Reddit and other websites are making incorrect statements about asteroid "2014 UR116". It is NOT an impact threat to Earth any time in the next 100 or more years.
    2014 UR116 has not even been on the Sentry Risk Table. The size (~300-700 meters) and orbit (E-MOID=0.028AU) categorize it as a potentially hazardous asteroid, but that does not mean it is an impact threat.
    On 2014-Oct-21 it passed roughly 0.085 AU (12,700,000 km; 7,900,000 mi) from Earth.
    http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2014UR116&cad=1"

    ResponderExcluir
  7. Cara os caras com um telescopo deste tamanho fica facil usar ele como taco de basebol é so pegar um cara grandao para rebater ele de volta

    ResponderExcluir
  8. Esse bagulho poderia cair na cabeça da minha sogra ja tentei dr tudo quem sabe essa porra resolve kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito!! Quando isso começar a cair, eu quero esta com deus!!!

    ResponderExcluir
  10. Aq so cai o salario kkk ele tinha q cai e em brasilha

    ResponderExcluir
  11. Sera que vai cair no senado quando eles tiverem juntos votando em seus próprios salários absurdo.

    ResponderExcluir
  12. Vai cair é ja esta confirmado ninguem impede mais

    ResponderExcluir
  13. Não está confirmado que caia, mas se cair ninguém pode impedir. Portugal, mãos largas, até propõe uma ajuda. Li em qualquer lado um comentário de um brasileiro que dizia que a dilma e o lula estão indo para o asteróide, são dois pesos pesados, ele não irá resistir. Os portugueses querem ajudar a salvar o mundo: juntem o nossos passos coelho e o cavaco silva à dilma e ao lula, assim é garantido, ele não resiste mesmo, quebra rapidinho.

    ResponderExcluir
  14. Só deixar o PT administrar que logo quebra.

    ResponderExcluir
  15. Que os asteróides caem, caem, sempre caíram, ainda que não caiam com tanta frequência, graças a Deus. A 12 de Julho mandei o primeiro-ministro português, mais o presidente da república, para o asteróide, fazendo companhia à Dilma e ao Lula, que os brasileiros generosamente enviaram. Agora junto a Angela Merkl da Alemanha, que está a fazer a vida negra à Europa, ainda que o Brasil esteja livre dela. Mas é gordinha, um peso pesado.

    Isto é retórica, mas não era mal pensado mandar estes políticos corruptos para os asteróides, e matávamos dois coelhos de uma cajadada: ficámos livres dos corruptos e ficávamos sem asteróides que nos inquietassem, confrontando a pequenez humana com a grandiosidade do cosmos.

    ResponderExcluir
  16. Caramba,eu acredito que algo podera cair na terra e destruir todos nos,que DEUS possa ter misericordia de todos nos.Eue sei de uma coisa que tudo que esta na biblia esta acontecendo e o ciclo esta fechando e as pessoas nao percebem
    isso infelizmente.

    ResponderExcluir
  17. Caramba,eu acredito que algo podera cair na terra e destruir todos nos,que DEUS possa ter misericordia de todos nos.Eue sei de uma coisa que tudo que esta na biblia esta acontecendo e o ciclo esta fechando e as pessoas nao percebem
    isso infelizmente.

    ResponderExcluir
  18. Diz o Salmo 91: 5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
    6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
    7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
    8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
    Se vai ou não cair não importa, pois temos outros grandes problemas rondando e até maiores que este, como por exemplo a água do planeta. Mas os que confiam no Senhor esperam Nele.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Fim do mundo esta próximo pode acontecer ou não acontecer também mais vcs não precisa ta falando coisas por coisas se for a vontade de deus assim seja feito a vontade dele se ele quer assim que assim seja.....

    ResponderExcluir
  21. Já caiu esse tarde de esteroides aqui no quintal de casa. Pior, em casa num tem quintal. Ferrou. Acabou com as formiga. Oi pânico total. Caos.

    ResponderExcluir
  22. Se ja caiu um pequeno na Rússia, tudo e possível para cair um maiorzinho!!!

    ResponderExcluir