Eclipse solar Jupiteriano: Telescópio Hubble registra momento épico

Lua Ganimedes de Júpiter oculta parte da Grande Mancha Vermelha

A maior tempestade do Sistema Solar pode até estar diminuindo de tamanho lentamente, como informaram os cientistas, mas com esse ponto de vista, nem mesmo a sombra da maior lua de Júpiter pôde esconder a poderosa Grande Mancha Vermelha.

Fotografada em 21 de abril de 2014 pelo Telescópio Espacial Hubble, a lua Ganimedes orbitava exatamente entre o Sol e Júpiter, lançando sobre o gigante uma sombra escura em sua atmosfera superior de gás. Em um determinado momento, a sombra percorreu a famosa tempestade, dando a Grande Mancha Vermelha o que parecia ser uma pupila escura no meio do olho do furacão.




Essa maravilhosa imagem foi publicada pelo Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA. Na publicação original consta s seguinte frase: "Por um momento, Júpiter 'encarou' o Telescópio Hubble como se fosse um ciclope gigante de um olho só". E não é que parece mesmo?!

Lua de Júpiter oculta Grande Mancha Vermelha
Lua de Júpiter, Ganimedes, oculta a Grande Manch Vermelha. Créditos: Hubble / NASA / ESA / A. Simon / GSFC

A Grande Mancha Vermelha foi descoberto por Gian Domenico Cassini em 1665, e representa uma tempestade anticiclônica de longa vida, que segundo especialistas, existe há mais de 300 anos.

Medindo mais de 16.000 quilômetros de diâmetro, a tempestade poderia facilmente engolir a Terra, que por sua vez tem pouco mais de 12.000 quilômetros. No entanto, a tempestade está diminuindo lentamente, e já perdeu cerca de 15% de seu tamanho entre 1996 e 2006.

Para ver mais imagens belíssimas como essa, acesse o site oficial do Telescópio Hubble e fique por dentro das divulgações mais recentes.

Créditos: NASA / ESA / A. Simon / GSFC
04/11/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Interessante... O que nos revelará o fim dessa mancha, quando ela se dissipar.

    ResponderExcluir
  2. Ola vc auyor do blog,poderia me dizer onde vc consegue essas informacoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caubi, tudo bem?

      Todas as informações que incluímos em nosso site têm referência de grandes agências, como a NASA e a ESA por exemplo. Sempre confirmamos toda e qualquer informação antes de ser divulgada aqui, e claro, em sites altamente confiáveis.

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Nesse caso é Eclipse Solar, e não Ganimedesano. Ganimedes está passando na frente do Sol no ponto de vista da Mancha Vermelha. Tá errado aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alvino!

      Muito obrigado pelo alerta! Realmente, você está correto, trata-se de um eclipse solar para o ponto de vista da Mancha. Estávamos vendo com um outro ponto de vista, e acabou passando despercebido... Muito bem lembrado! Obrigado pela participação!

      Excluir
  4. A mancha Vermelha de Júpiter e o hexágono de saturno são grandes mistérios do sistema solar .

    ResponderExcluir
  5. Tomará que a grande mancha vermelha nunca desapareça pois ela e um espetáculo

    ResponderExcluir