Por que a missão Rosetta e o pouso no cometa é tão importante?

Você sabe por que essa é uma das missões mais importantes dos últimos tempos?

Se já temos sondas na superfície da Lua, e até mesmo no solo de Marte, o que faz disso algo tão especial?

Primeiramente, trata-se do primeiro pouso controlado na superfície de um cometa, um dos corpos mais intrigantes e promissores do Sistema Solar. Os cometas são bolas de gelo e detritos compactados, e eles possuem a química necessária para que a vida prospere. Provavelmente, é lá que o grande segredo da origem da vida se encontra.




"Será que existe vida nos cometas?". Se você já se perguntou isso, devemos confessar que ainda não existe uma resposta pra essa pergunta. O que pode ser dito até o momento é que moléculas complexas como hidrocarbonetos e aminoácidos estão presentes em sua composição... algumas hipóteses sugerem que os cometas podem não possuir vida, mas seriam como sementes que, ao colidirem com os planetas (como a Terra), deixam ali os ingredientes necessários para que a vida se inicie. Apesar de que isso seja apenas uma hipótese, estudos mais complexos poderão nos dar uma luz sobre essa e outras questões.

Para comemorar o primeiro pouso já feito em um cometa na história, 
o serviço postal do Reino Unido, o United Kingdom's Royal Mail lançou o
selo postal com a primeira imagem feita pelo pousador Philae.
Créditos: Royal Mail / ESA 

Perguntas complexas como "a origem da vida" requerem muito estudo, além de, claro, uma vontade muito grande de obter tais respostas. O mais importante é que o primeiro passo já foi dado, e neste momento, a sonda Philae está realizando os estudos mais profundos já feitos na superfície de um cometa. Nos resta torcer para que tudo continue dando certo para a missão Rosetta.



Imagens: (capa-ilustração / ESA) / ESA / Royal Mail
20/11/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Espero que a sonda acorda da hibernação antes da bateria esgotar-se por completo, mas creio que com o pouco de sol que os painéis recebem, isso é muito difícil.

    ResponderExcluir
  2. Também espero que a sonda acorde pois essa missão e um grande passo para a ciência

    ResponderExcluir
  3. o homem gastando mihoes para tentar provar que não foi DEUS que criou a vida na terra tudo em vão pq ja é a ultima hora

    ResponderExcluir