Ejeção de Massa Coronal deverá atingir a Terra a qualquer momento

Além disso, outras duas grandes manchas solares podem nos surpreender com novas explosões nesse fim de semana

Uma Ejeção de Massa Coronal (EMC) está vindo em direção a Terra, o que pode causar um grande impacto no campo magnético do nosso planeta nesse dia 19 de dezembro.

A nuvem de plasma foi arremessada do Sol em nossa direção no último dia 17 de dezembro, durante uma explosão solar de classe M9, produzida pela mancha AR2242. Apesar da maior parte da nuvem estar viajando um pouco ao sul da linha entre a Terra e o Sol, ainda haverá um impacto com a Terra, segundo especialistas.


Meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 50% de tempestades geomagnéticas severas para as próximas 48 horas. Observadores do céu próximos dos polos devem ficar atentos, pois auroras polares deverão iluminar os céus dessas regiões nesse fim de semana. E não pára por aí...




Duas grandes manchas solares surgiram no hemisfério sul do Sol, próximas do equador, e elas estão praticamente apontadas para o nosso planeta. Imagens do Observatório Solar Dynamics, da NASA, mostram as grandes manchas solares AR2241 e AR2242:

Manchas solares AR2241 e AR2242 registradas pelo Observatório Solar Dynamics, em 18/12/14 às 08h00 UTC.
Créditos: SDO

Ambas as regiões ativas têm campos magnéticos 'beta-gama-delta' instáveis, que abrigam energia suficiente para fortes explosões. Os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 65% de explosões solares de classe M, e 15% de explosões de classe X para esse fim de semana. Como esses pontos estão localizados próximos do centro do disco solar, qualquer explosão que aconteça será direcionada diretamente para a Terra.




Acompanhem a atividade solar ao vivo, e fiquem atentos para mais informações a qualquer momento.

Fonte: NOAA
Imagens: SOHO / SDO
19/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. O observatório SOHO se encontra onde exatamente em relação á Terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe pela demora na resposta Handbike!

      A sonda SOHO se encontra entre a Terra e o Sol, mas bem próximo da Terra, em uma posição chamada de PONTO DE LAGRANGE (um dos pontos orbitalmente estáveis em relação a Terra). Veja nessa ilustração:

      http://sohowww.nascom.nasa.gov/explore/img/orbits_graphic.gif

      Espero ter ajudado. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Há algum ouvi comentários sobre possível meteoro em direção a terra. Mito ou verdade?

    ResponderExcluir