Asteróide classificado como 'Potencialmente Perigoso' passará próximo da Terra no dia 26 de janeiro

Outra aproximação com essas proporções só daqui a 12 anos!


Um grande asteróide, designado 2004 BL86 (357439) passará perto da Terra no próximo dia 26 de janeiro, a uma distância de aproximadamente 3 vezes a da Lua. De acordo com sua luminosidade refletida, astrônomos estimam que esse asteróide tenha entre 400 e 900 metros de diâmetro.

órbita do asteróide 2004 BL86
Órbita do asteróide 2004 BL86 mostra sua posição no dia 19 de janeiro de 2015,
uma semana antes de sua máxima aproximação. Créditos: NASA / JPL-Caltech

Se levarmos em conta seu grande tamanho, o asteróide 2004 BL86 será a maior rocha espacial de seu tipo que fará a maior aproximação com a Terra até o ano de 2027, quando o asteróide de aproximadamente 1.3 km, chamado de 1999 AN10 irá nos visitar, e deverá chegar a uma distância de apenas 390 mil km da Terra, o que é a distância média entre a Terra e a Lua. Mas claro que até o ano de 2027 os especialistas poderão descobrir outras rochas espaciais que passarão mais próximas do que essa.





Esse asteróide vai colidir com a Terra no dia 26 de janeiro?

Apesar de sua classificação intimidadora (Objeto Potencialmente Perigoso), este asteróide não representa um perigo para a Terra. Asteróides e cometas são classificados como Objetos Potencialmente Perigosos quando sua órbita faz com que ele se aproxime significativamente da Terra, e se o seu tamanho é grande o suficiente para causar danos consideráveis ao nosso planeta no caso de um possível impacto, e nesse caso, o asteróide 2004 BL86 preenche ambos requisitos.




De qualquer maneira, não há razão para se preocupar, uma vez que ele passará a uma distância 3 vezes superior a distância da Lua. Além de que, esse é apenas um dentre milhares de Asteróides Potencialmente Perigosos, como mostra na imagem abaixo:

Órbita dos asteróides potencialmente perigosos
Ilustração mostra a órbita dos Objetos Potencialmente Perigosos, atualizada em 2013.
Créditos: NASA / JPL

O asteróide 2004 BL86 foi descoberto no dia 30 janeiro de 2004 pelo LINEAR, projeto de pesquisas de asteróides próximos da Terra.




No dia 26 de janeiro de 2015, o Observatório Goldstone Deep Space Network, localizado no deserto de Mojave, na Califórnia, irá acompanhar a máxima aproximação do asteróide 2004 BL86, que deverá acontecer às 16h20 UTC, de acordo com especialistas.



Fonte: NASA
Imagens: NASA / JPL
15/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Aiiiiiiii.... manhêêêê!
    Daqui a 65 milhões de anos, nossos descendentes encontrarão fósseis de humanóides (ex-nós) e no ano
    65 002 014 um tal de Spielberg fará o filme "Parque dos Humanos", onde criaturas horrendas, cheias de ganância por cartões de créditos, antipatia por escolas e livros, cinco dedos nas mãos... (Ops, no Brasil, algumas terão 4...), loucas por armações de lata de metal com quatro rodas serão alimentadas por turistas com MacDonalds, pizza 4 queijos e pipocas de microondas. Estes seres causarão terror em uma ilhota no Atlântico conhecida por "Ilha da Madeira", onde o diretor da ilha fugirá a nado com o lapisinho atrás da orelha e a caderneta de apontamentos no bolso esquerdo, pá!

    ResponderExcluir
  2. Não é tão assustador esse asteróide

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro pimball gigante é esse universo !!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkk tive que rir da historinha kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. legal fera to em 2016 faladno que essa merda n caiu

    ResponderExcluir