AO VIVO: Eclipse Solar Total dia 20 de março de 2015 (reprise)

Eclipse Solar Total de 20 de março de 2015
E no 'Galeria do Meteorito' você não perde nenhum detalhe

Está chegando o grande momento. No próximo dia 20 de março, a Lua vai encobrir o disco solar, e nós teremos o tão esperado Eclipse Solar Total de 2015! E como de costume, você poderá assistir a cobertura completa aqui em nosso site.

E na falta de uma, teremos duas transmissões ao vivo do Eclipse Solar Total no dia 20 de março, cortesia dos Projetos Slooh e Virtual Telescope. Você não pode perder!


Apoie nosso trabalho. Curta nossa página!




Apenas uma pequena parte da população mundial teve e terá a oportunidade de observar um eclipse solar total. De acordo com cálculos matemáticos, um eclipse solar acontece em média apenas uma vez a cada 360 anos em cada região específica. Dessa vez, o dia vai virar noite em uma região muito pouco populosa, próxima do polo norte. Apesar disso, o eclipse solar do dia 20 de março também poderá ser visto parcialmente em toda a Europa, no norte da África, Oriente Médio e oeste da Ásia.

As duas transmissões ao vivo do eclipse solar total terão início à partir das 05h15 pelo horário de Brasília (08h15 UTC) no dia 20 de março. A contagem regressiva já começou! Confiram logo abaixo!

ATUALIZAÇÃO - 13h18

As duas transmissões ao vivo ocorreram com sucesso, e as reprises já estão disponíveis logo abaixo. O primeiro vídeo do Slooh nos mostra a totalidade do eclipse solar, e o segundo vídeo do Virtual Telescope nos mostra apenas uma visão parcial.

Reprise da transmissão ao vivo do Eclipse Solar Total do dia 20 de março- Projeto Slooh
Início às 05h30 pelo horário de Brasília (08h30 UTC).
Dica: se você quiser assistir apenas o momento do eclipse, avance o vídeo até 1h20m da transmissão


Conheça o site oficial do Projeto Slooh. Essa transmissão ao vivo teve narração (em inglês) dos anfitriões Eric Edelman, Paul Cox, da pesquisadora solar Lucie Green, além de convidados especiais.



Reprise da transmissão ao vivo do Eclipse Solar Total do dia 20 de março - Projeto Virtual Telescope
Início às 05h15 pelo horário de Brasília (08h30 UTC).


Conheça o site oficial do Projeto Virtual Telescope. Essa transmissão ao vivo terá narração (em inglês) do astrofísico Gianluca Masi.

Ambas transmissões dependem de condições climáticas favoráveis. Clique aqui para conhecer todos os detalhes e informações sobre o eclipse solar total do dia 20 de março de 2015.


Horário do Eclipse Solar Total

O Sol começará a ser encoberto pela Lua no dia 20 de março de 2015, às 07h41 UTC (4h41 pelo horário de Brasília), e o eclipse terminará às 11h50 UTC (08h50 pelo horário de Brasília). A cidade de Barentsburg, na Ilha de Spitsbergen em Svalbard testemunhará a totalidade do Eclipse durante 2 minutos e 20 segundos, começando às 10h11 UTC.


O Eclipse Solar do dia 20 de março poderá ser visto do Brasil?

Esse belíssimo fenômeno infelizmente não será visível do Brasil, assim como não será visível na maior parte do mundo. Por outro lado, graças a internet (e aos nossos parceiros), poderemos assistir a transmissão ao vivo do Eclipse Solar no dia 20 de março aqui mesmo em nosso site.

E se você for uma das pessoas mais sortudas do mundo, e estiver em um dessas regiões extremas do planeta, não deixe de nos enviar uma foto ou até mesmo um comentário sobre a sua experiência.

E para todos aqueles que estiverem nas regiões do planeta em que o eclipse poderá ser visto ao menos parcialmente, tomem muito cuidado ao observá-lo. Nunca olhe diretamente para o Sol, e jamais aponte um instrumento ótico (telescópios, binóculos, etc...) para o Sol sem uma proteção específica e adequada. Essa prática pode causar danos irreversíveis à sua visão.

E mais do que nunca, desejamos bons céus à todos, e boas observações!



Créditos: Slooh / Virtual Telescope
Imagem: (capa-ilustração / Galeria do Meteorito / Richard Cardial)
20/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Imagens espetaculares!!!! Quero fazer um agradecimento a toda equipe do galeria do meteorito, sem dúvidas o melhor site de astronomia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Luiz! Nós é que agradecemos à vocês que nos acompanham diariamente! Obrigado pelo elogio! É muito gratificante, e ficamos muito felizes em proporcionar isso à vocês! Um grande abraço!

      Excluir