Bola de fogo rasga os céus da Suíça, e assusta moradores em todo país!

meteoro bola de fogo Suíça 15 de março
O dia 15 de março de 2015 vai ficar na memória de muitos suíços


Diretamente do cantão de Schaffhausen, na Suíça, os nossos parceiros Andreas e Christina relataram o acontecimento de um fenômeno surpreendente. Uma gigantesca bola de fogo rasgou os céus da Europa central no último domingo, e foi vista principalmente a partir da Suíça. O meteoro que cruzou o país por volta das 20h45 (horário local) causou alvoroço entre os moradores, e o fenômeno ocorrido por lá foi muito parecido com o evento de Chelyabinsk, ocorrido em fevereiro de 2013.

Milhares de pessoas testemunharam um impressionante espetáculo natural: a bola de fogo brilhante rasgou o céu de todo o país, e foi seguida de um grande estrondo. "Parecia o som de um trovão, foi muito alto", comentou Ardi Elezi, morador de Dübendorf.


"Nós estávamos no posto de gasolina quando o céu de repente se tornou quase tão brilhante quanto o dia, e ouvimos um barulho ensurdecedor", relata Natascha Benisowitsch, de Zurique. "Soou como um relâmpago, porém muito mais brilhante. Achei até que tinha caído algum avião", completou. Internautas de todo o país relataram o fenômeno, que se mostrou com uma cauda esverdeada e muito, muito brilhante.




bola de fogo europa 15 de março
Bola de fogo vista na Suíça, no dia 15 de março de 2015.
Créditos: Blick      /      Clique na imagem para ampliar

A policia cantonal de Zurique recebeu várias mensagens com pedidos de socorro, pois muitas pessoas acreditavam se tratar de algum acidente aéreo, ou até algo pior. O grande meteoro pôde ser visto até mesmo nos países vizinhos Alemanha e Áustria. O meteoro aparentemente percorreu de sudoeste à noroeste. Um usuários do Twitter que estava viajando na região de Tuttlingen, no sul da Alemanha, postou uma foto do bólido.




Meteoros acontecem quando pequenos fragmentos espaciais entram na atmosfera, e o atrito causado por essa entrada resulta nos riscos brilhantes conhecidos popularmente como "estrelas cadentes". Quando o fragmento tem um tamanho considerável, ele não só cria um rastro no céu, como também gera um grande clarão, e são conhecidos como bólidos ou bolas de fogo.

Um fato interessante é que no dia 10 de março, 5 dias antes, um pequeno asteroide passou muito perto da Terra. Apesar disso, não há evidências ou indícios de que os dois eventos estejam interligados.

Especialistas acreditam que o fragmento responsável pelo fenômeno pode ter sobrevivido a entrada na atmosfera terrestre. Caçadores de meteoritos já estão na região em busca das pedras preciosas, que por ventura, resistiram ao impacto.




Imagens: (capa-ilustração / Richard Cardial / Galeria do Meteorito) / DeNationalTV / Blick
17/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário