Asteroide gigantesco passou próximo da Terra no dia 27 de março

asteroide proximo da Terra 27 de março de 2015
Apesar de ser considerado como "Potencialmente Perigoso", ele não representava uma ameaça para a Terra


Na sexta-feira, dia 27 de março de 2015, um asteroide com tamanho significativo passou próximo da Terra, porém a uma distância segura de acordo com a NASA. Outro asteroide de grandes proporções, chamado de 2004 BL86, com cerca de 700 metros, passou próximo da Terra no dia 26 de janeiro do mesmo ano, a uma distância de cerca de 1,3 milhão de quilômetros (cerca de 3 vezes a distância entre a Terra e a Lua).

Mas dessa vez, o asteroide que passou pelas redondezas do nosso planeta foi um pouco maior, e tinha cerca de 740 metros (quase 1 km de diâmetro). Ele atingiu seu ponto mais próximo com a Terra no dia 27 de março, quando passou a uma distância aproximada de 11 vezes a distância entre a Terra e a Lua, de acordo com o programa NEO (Near Earth Objetcs / Objetos Próximos da Terra) da NASA.

passagem asteroide proximo da Terra 27 de março de 2015
Ilustração mostra trajetória do asteroide 2014 YB35 com relação a orbita da Terra.
Créditos: NASA / NEO



O asteroide intitulado 2014 YB35 viajava a uma velocidade média de 37 mil quilômetros por hora, ou cerca de 10,6 km por segundo, e passou a 4,4 milhões de quilômetros da Terra. Apesar de ser uma distância grande, em termos astronômicos isso é um encontro e tanto, ainda mais se considerarmos o tamanho dessa grande rocha espacial.




O asteroide 2014 YB35 foi descoberto em dezembro de 2014, e deve passar por aqui novamente em 2033, a uma distância menor, de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar de ser considerado um PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso), ele não representa uma ameaça para a Terra. De acordo com dados da NASA e do NEO, existem cerca de 1.500 asteroides nessa mesma classificação.



Fonte: NASA / NEO
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / NEO
29/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. mas na materia não diz como encontra-lo

    ResponderExcluir
  2. Há alguma maneira de localiza-lo no céu para observação ?

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! Desculpe-nos por não incluir essa informação na matéria. Mas infelizmente não será possível observar esse asteroide com binóculos ou telescópios comuns. Apenas grandes observatórios, como o Goldstone, nos EUA, consegue detectar esse objeto, isso por conta de sua distância da Terra e de seu tamanho.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. A que horas?? Ele vai passar

    ResponderExcluir
  5. isso aconteceu hoje dia 29/03/2015 , digo isso porque eu vi daqui de aracaju-se

    ResponderExcluir
  6. isso aconteceu hoje dia 29/03/2015 , digo isso porque eu vi daqui de aracaju-se

    ResponderExcluir