Especial constelações indígenas (parte 7)

constelações da cultura indigena
Viaje pela esquecida astronomia indígena em nossa série especial!

A observação do céu sempre fez parte de culturas antigas, e claro que com os índios brasileiros isso não poderia ser diferente.

Assim como ocorre com a Astronomia ocidental, a Astronomia indígena também é muito extensa (e até mais complexa), afinal, estamos falando de várias etnias e culturas diferentes, e por isso, não teria como resumir tudo em um único artigo, por isso, nós do Galeria do Meteorito decidimos fazer uma série. Clique aqui para encontrar o índice e o link dos novos episódios.

Nesse sétimo episódio vamos conhecer Azim (Constelação da Siriema), Mainamy (Constelação do Beija-Flor) e Zauxihu-Ragapaw (Constelação do Jabuti).


Azim (tenetehara) - Constelação da Siriema
Constelação da Siriema - Azim
Clique na imagem para ampliar

Quando Azim aparece na região alta do céu noturno, ela também indica o início da estação da seca, no mês de junho e julho. Ela encontra-se abaixo de Wiranu (constelação da Ema), onde encontramos as constelações ocidentais Coroa Austral, Telescópio, Sagitário e Escorpião. Um fato interessante dessa constelação é que algumas partes que a constituem (como o bico), são na verdade manchas claras e escuras da Via Láctea.




A Siriema possui um penacho em sua cabeça, e os índios Tembé dizem que na constelação, a Siriema carrega seus dois ovinhos para que a Ema, a comedora de ovos, não os devore.


Mainamy (tenehara) - Constelação do Beija-Flor
constelação do beija-flor - mainamy
Clique na imagem para ampliar

Conta a lenda que o chefe dos beija-flores (Mainamy) vê um lugar chamado Karu-Peahary, que era um lugar seco e sem água. E assim, a deusa Mayra com todos os beija-flores fez um poço para saciar a sede de Mainamy, que é representado pela região que encontramos a constelação ocidental de Corvo. Ela se encontra muito alto no céu entre o norte e o sul, e surge no mês de maio, ficando visível até setembro, época de festas nas aldeias Tembé-Tenetehara, que são comemoradas com banhos de rio e a Festa da Moça, que é um ritual de passagem das jovens e dos jovens índios para a vida adulta.


Zauxihu Ragapaw (tenetehara) - Constelação do Jabuti
Constelação do Jabuti - Zauxihu Ragapaw
Clique na imagem para ampliar

A constelação Zauxihu Ragapaw se encontra no lado norte do céu, ocupando a região que conhecemos como Coroa Boreal. A medida que o Jabuti vai percorrendo o céu noturno, entre maio e agosto, significa que os índios estão enfrentando o final da época das chuvas.

Gostou? Confira nossa lista de episódios, afinal seria impossível resumir toda a astronomia indígena em apenas uma matéria... Boa leitura!

Fonte: Cuabamorandu / Germano Bruno Afonso / Observatórios Virtuais / Vitae / Melissa Oliveira (antropóloga) / Aikewara.blogspot / ISSUU / Planetário  UFSC (etnoastronomia) / pib.socioambiental.org / Osvaldo dos Santos Barro / Universidade Federal do Pará / Aldeia Teko Haw
20/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Adorei a constelação do Beija-Flor! Tudo a ver! O espírito indígena vê uma ave amada, linda, colorida e amorosa onde o europeu ou euro-descendente vê um corvo... nem precisa comentários né? Nosso espelho está nas estrelas com certeza! Elas falam o nosso futuro evolutivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um fato muito interessante é que, para nós, habitantes do hemisfério sul, as constelações indígenas são bem mais fáceis de serem encontradas... seus desenhos fazem mais sentido, e não estão de ponta cabeça. Realmente é muito interessante conhecer a Astronomia indígena... aprendemos bastante com ela!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Seria bem legal montar um aplicativo com essas informações. Seria muito legal divulgar essas informações para outras pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima ideia! Vamos pensar sobre o assunto. Um grande abraço, e obrigado pela participação!

      Excluir
  3. esse site me ajudou , minha professora de ciencias falou que a minha constelacao era do jabuti , demorei p achar , nao tem nenhum outro site que fala dessa constelação, obrigadooo

    ResponderExcluir