Iapetus em foco: Sonda consegue registrar imagem incrível da bizarra lua de duas faces

Iapetus, lua de Saturno
Uma das mais intrigantes luas de Saturno foi observada em detalhes pela sonda Cassini


Apesar de todas as luas de Saturno terem suas particularidades curiosas, Iapetus é provavelmente a mais estranha de toda a grande família de satélites de Saturno. Ostentando uma superfície com duas tonalidades, e uma montanha incrivelmente alta em torno de seu equador, Iapetus não consegue passar despercebida, principalmente quando a sonda Cassini está por perto. As fotos são sempre deslumbrantes!




Em um esforço para entender a composição da superfície estranha de Iapetus, a nave espacial da NASA passou uma semana observando a lua de 1.500 km de diâmetro, e conseguiu registrar uma imagem enigmática no dia 27 de março, com sua câmera de ângulo estreito, a uma distância de aproximadamente 100.000 km.

Iapetus - lua de Saturno
Iapetus, lua de Saturno. Imagem feita pelo orbitador Cassini, durante a missão Cassini-Huygens, em março de 2015.
Créditos: NASA / Cassini / JPL-Caltech

De acordo com a NASA, vários pontos de referência na superfície da lua Iapetus ficaram bastante óbvios, como a grande bacia à direita inferior, na parte mais escura, chamada Turgis. Também na parte mais escura da lua, à esquerda, podemos ver outra grande cratera (um pouco menor do que a primeira) chamada Falsaron. As duas crateras preminentes na parte superior e mais clara, chamam-se Roland e Turpin. Bem à direita, já saindo da imagem, podemos ver faixas escuras da cratera Naimon.




Embora a aproximação com a lua Iapetus em 2011 tenha sido muito maior, foi nesse sobrevoo de 2015 que a sonda Cassini conseguiu seus melhores resultados. A observação realizada pela espaçonave foi impecável, e permitiu avistar a "pequena grande lua" de uma forma magnífica.



Fonte: NASA
Imagens: (capa-concepção artística/Galeria do Meteorito) / NASA / JPL-Caltech
17/04/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Linda a imagem de Iapetus! Mas será que a NASA liberaria não uma mas mais imagens acerca desta linda lua e das outras em algum link por aí? Este site poderia fazer um banco de imagens da Missão Cassini e dispor para download? Achei incríveis as crateras... vá que tenha um gelinho de água no subsolo de Iapetus também... Como são curiosas as luas dos planetas e seria maravilhoso se o homem tivesse mérito moral para explorar pessoalmente a maioria delas. Temos inteligência. Nos falta fraternidade.

    ResponderExcluir