Chegou a hora! Sonda Messenger vai colidir com planeta Mercúrio

sonda da NASA colisão com planeta Mercúrio
A sonda que fez história se prepara para um grande impacto!


Após 10 anos de uma valiosa e bem sucedida missão, a sonda Messenger, da NASA, vai fechar sua história com chave de ouro. Por conta de seu combustível esgotado, ela vai se chocar contra a superfície do planeta Mercúrio, que foi seu principal alvo de pesquisas no espaço.

Segundo cientistas da NASA e especialistas da missão Messenger, a sonda vai impactar com o planeta Mercúrio no dia 30 de abril, às 16h25 pelo horário de Brasília (19h25 UTC), a uma velocidade de 3,91 km/s, o que resultará numa cratera de 16 metros de diâmetro.

No dia 24 de abril, os controladores da missão no Laboratório de Física Aplicada JPL, da Universidade John Hopkins, executaram a última manobra da sonda, a fim de elevar sua altitude mínima, postergando ao máximo o impacto inevitável.




Infelizmente, pra tristeza de astrônomos e entusiastas, o impacto da sonda Messenger contra o planeta Mercúrio não poderá ser visto, uma vez que a sonda colidirá com o planeta no lado oposto daquele que conseguimos observar daqui da Terra.

E não é apenas o impacto final da sonda Messenger que chamou a atenção dos cientistas. Em primeiro lugar, a missão conseguiu resistir cerca de 1/4 de tempo além do esperado. Após realizar diversos rasantes em Mercúrio, a sonda pôde obter informações sem precedentes sobre o planeta mais próximo do Sol. A sonda conseguiu enviar com sucesso mais de 255 mil imagens para a Terra, e assim, nos ajudou a entender um pouco mais sobre um dos nossos vizinhos cósmicos. Confira alguns números interessantes da missão MESSENGER:


  • mais de 12 bilhões de km foram percorridos;
  • 29 voltas ao redor do Sol
  • 6 sobrevoos rasantes
  • 35 milhões de registros feitos pelo altímetro de laser
  • 255.858 imagens enviadas à Terra
  • 147.625 km/h foi a velocidade média da sonda
  • 96 km da superfície de Mercúrio durante sua máxima aproximação com o planeta
  • 3.308 orbitas completas ao redor de Mercúrio
  • 10 terabytes de dados científicos foram publicados 


E no dia 26 de abril, apenas 4 dias antes do impacto final que marcará o término da missão, a sonda Messenger fotografou a região conhecida como Heemskerck (em homenagem a um antigo navio Holandês). A imagem foi divulgada no dia 28 de abril, 2 dias antes do impacto, sendo uma das últimas imagens que a sonda enviou de Mercúrio para a Terra.

Sonda Messenger vai colidir em Mercúrio
Imagem feita pela sonda Messenger em 26 de abril de 2015 mostra a região Heemskerck Rupes.
Créditos: NASA / MESSENGER

Acompanhe os momentos finais da sonda Messenger (MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging) em seu Twitter e também no site oficial da missão. Ela foi enviada no dia 3 de agosto de 2004, a partir do Cabo Canaveral, na Florida, EUA. Sua última manobra, realizada no dia 24 de abril, foi como uma cereja no topo de um bolo de realizações espetaculares.

A missão MESSENGER irá terminar dentro de algumas horas, mas o seu legado de conhecimento científico e inovação técnica irá perdurar por toda a eternidade, ou pelo menos, enquanto estivermos aqui na Terra, estudando e explorando o Sistema Solar.



Fonte: NASA / MESSENGER
Imagens: (capa-ilustração-Galeria do Meteorito) / NASA / MESSENGER
29/04/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Combustível??? Peraí: esta sonda não era propelida/alimentada por painéis solares que convertiam a luz do Sol em eletricidade e por fim propulsão? Vão me dizer agora que aquilo tinha hidrazina?? Fala sério... por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eles usam a energia solar pra acelerar o gás xeon kkkkkkkk não fala oq não sabe, pra algo ir pra frente no espaço tem que empurrar algo pra trás... no caso do carro, a roda empurra o chão pra trás, só que não consegue porque o chão é muito pesado então ele mesmo se empurra pra frente, energia nunca movimentou nada por sí mesmo

      Excluir
    2. Pultis fora do ar, se vc não manja, não venha desmanjar os manjadores kkkk

      Excluir
  2. a nasa falo algo dess explosão ou impacto que houve na lua agora no dia 24--4-2015 https://www.youtube.com/watch?v=3rnKJGB1J9E

    ResponderExcluir