Astros formarão um sorriso no céu do Brasil nessa noite

sorriso no céu - observação do céu
Uma divertida e lúdica imagem estará estampada no céu dessa quarta-feira


Você gosta de observar o céu? Bom, então hoje você tem pelo menos dois bons motivos para sair de casa e contemplar as estrelas! Isso porque hoje, dia 20 de maio, se o tempo permitir, você poderá ver um belo sorriso celestial, formado pelas estrelas Pollux, Castor; pelo planeta Vênus e pela Lua!

Mas vale lembrar que essa bela configuração não deve durar a noite toda, e ficará visível apenas até às 20h00. Ou seja, assim que o Sol se pôr, corra pro quintal e admire essa bela paisagem!




A Lua está começando a mostrar um pequeno filete iluminado, caminhando para sua fase crescente, e ela representará o sorriso em si; Vênus representa o nariz do rosto, enquanto que Pollux e Castor, as estrelas mais brilhantes da constelação de Gêmeos, serão os olhos desse rosto sorridente.

sorriso no céu
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Essa bela configuração estará próxima do horizonte oeste, e irá se pôr em poucos minutos, seguindo o Astro Rei. Tanto a Lua quanto Vênus, ambos se encontram na constelação de Gêmeos (Gemini).

O belo rosto sorridente foi uma dica do nosso amigo Marcos Calil, do Climatempo, em seu site MomentoAstronomico. Diga-se de passagem, é um site excelente pra os aventureiros do céu noturno!



Júpiter e Saturno no céu

E pra quem desejar se aventurar no céu noturno por um tempo maior, será possível ver um brilho muito forte próximo do "rosto brilhante", mais para os lados do norte: trata-se de Júpiter, o gigante gasoso do Sistema Solar, que estará na constelação de Cancer. E se você é daqueles que gosta de observar o céu noturno durante a madrugada toda, o planeta Saturno apontará no horizonte leste no início da noite, e percorrerá todo o céu até se pôr a oeste antes do nascer do Sol.

Júpiter e saturno no céu
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

A diferença do brilho de um planeta e de uma estrela, é que a estrela parece piscar intermitentemente, enquanto que os planetas apresentam um brilho constante, sem cintilações. Pode confundir no começo, mas depois de um tempo fica fácil distinguir. Você pode identificar os astros que estão no céu em qualquer noite, utilizando Cartas Celestes. [obtenha sua Carta Celeste aqui]

Agora que você tem diversos motivos para observar o céu noturno, prepare sua máquina fotográfica, e corra pra fora de casa! Desejamos á todos uma boa aventura, e bons céus!



Agradecimentos: Marcos Calil /Climatempo
Imagens: STELLARIUM / Galeria do Meteorito
20/05/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Com o incrível salário do final de mês, chegamos cansados em casa depois de um dia fastidioso... e o céu sorri para nós. Ele é nosso amigo por que não conhece o dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. A Lua estava linda! E o sorriso no céu estava mais linda ainda. Se quiser ver a fotinho que tirei com meu telescópio em casa, basta acessar https://www.facebook.com/embuscadaauroraboreal

    ResponderExcluir
  3. Tentei ver mas sem sucesso, tempo nublado ;/
    Cachoeiro do itapemirim-ES

    ResponderExcluir
  4. Eu consegui ver mas foi às 22:00 e nem tava esperando, foi muito bonito apesar de q n vi um sorriso no céu e sim uma luz azul que parecia um meteoro se movimentando em circunferência. Muito legal!

    ResponderExcluir
  5. Eu consegui ver mas foi às 22:00 e nem tava esperando, foi muito bonito apesar de q n vi um sorriso no céu e sim uma luz azul que parecia um meteoro se movimentando em circunferência. Muito legal!

    ResponderExcluir