Sonda que está chegando em Plutão poderá enviar mensagem a civilizações extraterrestres

sonda new horizons plutão mensagem ets
Quem sabe a sua foto não vai parar no espaço?


A sonda da NASA New Horizons, que tem o objetivo de explorar o longínquo Plutão, pode ser responsável por uma última missão antes de terminar o seu trabalho de exploração do Sistema Solar Exterior, carregando uma mensagem para civilizações extraterrestres avançadas.

A NASA está considerando permitir que uma equipe de pesquisadores, professores, artistas e engenheiros, envie uma mensagem interestelar à espaçonave New Horizons, que inclusive, deverá realizar seu primeiro grande encontro com Plutão no dia 14 de julho.

Este projeto, conhecido como "One Earth Message" (algo como Mensagem de Uma Terra, em tradução livre), está sendo liderado por Jon Lomberg, diretor de design dos famosos "discos de ouro" que foram colocados a bordo das sondas Voyager da NASA, na década de 1970, com o objetivo de informar possíveis civilizações alienígenas que estamos aqui.

sonda new horizons plutão
Ilustração artística da sonda New Horizons, com o sistema de Plutão ao fundo.
Créditos: NASA / JHU APL / SwRl / Steve Gribben 

Os objetivos da One Earth Message são semelhantes, porém, diferente do "Disco de Ouro", que foi projetado e idealizado por uma equipe liderada por Carl Sagan, essa nova mensagem seria um esforço global e colaborativo, pedindo a contribuição das pessoas ao redor do mundo, com mensagens, imagens, sons e ideias para essa incrível "mensagem na garrafa espacial".

"Esta é uma chance real de pensarmos sobre nós mesmos através de uma longa perspectiva", disse Jon Lomberg. "Nós nunca saberemos se uma civilização alienígena realmente vai receber essa mensagem, mas sabemos que as pessoas que participarão aqui na Terra, desempenharão um papel grandioso, que pode literalmente mudar suas vidas".

Por ser digital, a mensagem pode até ser alterada ao longo do tempo por meio de transferências de arquivos para a New Horizons, mas para que o projeto se torne realidade, a equipe terá de arrecadar cerca de 500 mil dólares de pessoa ao redor do mundo, e por isso, uma campanha foi criada: a FiatPhysica. [saiba mais]

Através de contribuições financeiras, qualquer internauta poderá enviar a sua mensagem, foto ou ideia para o espaço. O dinheiro adicional seria usado para educação e projetos científicos.




A mensagem do One Earth Message, se tudo der certo, será digital, e terá 150 megabytes de dados. A NASA recebeu o projeto com entusiasmo, mas ainda não foi oficialmente aprovado. Essa mensagem espacial teria aproximadamente a mesma capacidade de armazenamento do famoso Disco de Ouro, com cerca de 100 imagens e uma hora de áudio.






Fonte: Space / NASA / FiatPhysica
Imagens: (capa-ilustração) / NASA / JHU APL / SwRl / Steve Gribben
20/05/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Ok, mas como adivinhar a frequência de onda que alguma civilização alien use, por padrão? Por acaso é a do Hidrogênio? O que nos assegura esta compatibilidade confiável? Acho que a prioridade deveria ser outras coisas que não esta.

    ResponderExcluir
  2. pura especulação! e ainda vão levar uma grana. .. imagina se uma raça alien inteligente tem acesso à todas essas abobrinhas que rolam nas redes sociais. ..? se esconderiam de medo! ! melhor ficar na paz de seu mundo. .. rss

    ResponderExcluir
  3. Legal, mas espero que tenham enviando junto do Disco de Ouro, um Toca Discos e um manual junto também, vai que de repente essa civilização Alien come ouro?! Vai saber né?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próprio disco há imagens de como ele funciona e de como ser usado, como pode ser visto nesta foto: http://hypescience.com/wp-content/uploads/2012/09/golden_record_cover.jpg

      Excluir