Nave espacial russa está prestes a cair na Terra, e pode ser vista do Brasil

E o Brasil permanece na lista dos possíveis locais da queda da nave espacial Progress 59...




ATUALIZAÇÃO - 08/05 às 02h27

Caiu a nave russa Progress 59 - Saiba mais


ATUALIZAÇÃO - 07/05 às 13h24

Até o momento, diversos especialistas e centros de controle ainda não chegaram num consenso de onde e quando exatamente a nave russa vai sucumbir. Por outro lado, todas as previsões têm algo em comum: elas dizem que a Progress 59 deverá cair entre quinta e sexta-feira (7 e 8 de maio). A maioria dos novos cálculos sobre a queda da nave russa preveem uma reentrada descontrolada para essa madrugada, dia 8 de maio, entre as 4h11 e 5h26 pelo horário de Brasília (07h11 e 8h26 UTC). Dados mais precisos devem ser divulgados conforme o horário da reentrada se aproxima. O local da queda ainda não foi confirmado. [confira na matéria abaixo algumas possibilidades]

Junte-se a milhares de pessoas e curta você também a nossa página no Facebook



De acordo com Bill Ailor, famoso engenheiro e especialista em lixos espaciais da Aerospace Corporation, a queda dessa nave russa não representa um grande risco, e dificilmente poderia machucar uma pessoa. O cargueiro pesa cerca de 7 toneladas, mas apenas algo em torno de 25% da massa solida (sem contar com combustível, gases, etc...) resiste a reentrada na atmosfera. Sendo assim, o que poderá colidir com a superfície da Terra será aproximadamente 2 toneladas de detritos, que caso não sejam peças muito grandes, serão espalhados por centenas de quilômetros até atingirem o solo. As chances de atingirem justamente um local populoso não é muito grande, mas claro, não está descartada.


Entenda o caso

A agência espacial russa, a Roscosmos, perdeu o controle do cargueiro robótico Progress 59 logo após seu lançamento, ocorrido em 28 de abril, e desde então a espaçonave está sendo vigiada 24 horas por dia por diversos centros de controle e rastreamento ao redor do planeta. A nave espacial que deveria acoplar na Estação Espacial Internacional, está agora reentrando na atmosfera, e deve cair em algum lugar do planeta. O mais preocupante é que a nave pesa cerca de 7 toneladas, e apesar de grande parte ser consumida durante a reentrada na atmosfera, algumas peças maiores poderão resistir e atingir o solo. Ela pode cair em praticamente qualquer região do planeta, e o Brasil não está fora dessa...




Estimativas apontam que a espaçonave russa deve cair na Terra até o dia 10 de maio. Já o site de monitoramento Satview foi mais longe, e afirma que há uma grande chance da nave romper na sexta-feira, dia 8 de maio às 20h01 pelo horário de Brasília, acima do continente Africano.


A nave espacial russa pode cair no Brasil?

A nave espacial Progress 59 (Progress M-27M) pode cair no Brasil, uma vez que sua órbita tem inclinação suficiente para cair em qualquer região do planeta entre as latitudes 51.6 graus para norte ou para o sul do equador. Ou seja, a nave espacial russa pode cair em praticamente qualquer uma das regiões mais populosas do planeta, como Europa central, EUA, Oriente Médio, China, Japão, América do Sul (incluindo o Brasil) entre outros...


Acompanhe ao vivo

Confira a localização da espaçonave russa Progress 59 atualizada em tempo real





Observe a olho nu

Nessa quarta-feira, dia 06 de maio, a nave espacial russa Progress 59 poderá ser vista a olho nu entre as 17h59 e 18h05, ao cruzar diversas cidades do centro-oeste, sul e sudeste do Brasil. Ela poderá ser vista em diversas cidades, incluindo a maior parte de todo o Estado de São Paulo.

visibilidade da nave espacial russa no Brasil
Imagem mostra a passagem da espaçonave Progress 59, e o quadro vermelho mostra a região de visibilidade e o horário.
Créditos: Google         /         Edição: Galeria do Meteorito



O cargueiro espacial russo Progress 59 tinha a missão de acoplar na Estação Espacial Internacional (ISS), e levava uma carga importantíssima, com oxigênio, equipamentos científicos, alimentos e combustível, além de presentes pessoais para os tripulantes da ISS.




Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / Google / GdM
07/05/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. tomara q caia em brasilia em cima do sarney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em cima da DILMA, você quis dizer....

      Excluir
    2. Tomara que caia na sua cidade pra vc aprender a não falar isso nunca mais. Eu moro em brasila tá

      Excluir
  2. Não vi nada e logo hj que o céu não esta nublado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na minha terrinha, no Paraná também não vi nada de estranho no céu até agora e, pelo acompanhamento na imagem acima já passou pelo Brasil.

      Excluir
    2. voce mora aonde ? eu moro em curitiba

      Excluir
  3. Não sei se tem algo a ver com isso, mas ontem 19/06/2015 caiu algo estranho aqui em Sorriso MT, um objeto estranho caiu, atravessando a atmosfera, pegando fogo e caindo em um local aparentemente rural da cidade, por volta das 17:45 hs horário de Brasília, tenho testemunhas para comprovar isso, que também viram, além de vizinhos, outros professores do mesmo local, estávamos juntos no exato momento que caiu. No dia seguinte, 20/06/2015 meus alunos, por volta das 5:30 da manhã viram novamente algo estranho caindo nesta mesma região. Qualquer coisa meu facebook está como Geovani da Silva Sorriso MT. Verdade mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geovani,tudo bem? Fiz uma breve pesquisa na internet e a única coisa que foi encontrada é sobre o lixo espacial que teria caido em MT em 2014... infelizmente não encontrei mais nada. O que você viu poderia ser lixo espacial também, mas o estranho é ter acontecido no mesmo lugar duas vezes, em dois dias seguidos. Alguém mais observou? Abraços!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir