Eclipse das luas de Júpiter promete espetáculo nos céus - saiba como observar!

eclipse das luas de Júpiter - como observar
Sua temporada está chegando ao fim, mas Júpiter ainda nos reserva algumas surpresas...

O site Galeria do Meteorito está comemorando o final da temporada de Júpiter no céu, e se você tem binóculos ou telescópios a disposição, poderá presenciar um raro e belíssimo evento astronômico, envolvendo as luas de Júpiter Io e Europa!




Se o tempo permitir, olhe na direção oeste do céu logo após o anoitecer dessa terça-feira, dia 16 de junho. Júpiter pode ser visto no céu a olho nu, sem auxílio de equipamentos, e se mostra como uma estrela de brilho muito forte (junto com o planeta Vênus) como vemos na imagem abaixo:

Júpiter no céu - eclipse das luas de Júpiter 2015
Posição de Júpiter no céu, no dia 16 de junho de 2015.
Créditos: STELLARIUM    Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

Agora que você já conseguiu localizar Júpiter, você vai precisar de binóculos ou telescópios pra conseguir enxergar suas luas. Facilmente é possível identificar seus 4 satélites principais: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Por volta das 18h30, logo após o pôr do Sol, essa será a configuração das luas de Júpiter:

Configuração das luas de Júpiter durante o eclipse de suas luas no dia 16 de junho de 2015
Configuração das luas de Júpiter durante o eclipse Europa - Io, no dia 16 de junho de 2015.
Créditos: STELLARIUM    Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

Agora que você já conseguiu identificar suas luas, o espetáculo está prestes a acontecer! A lua Europa  (a segunda de baixo pra cima) vai passar pela sombra de Io por volta das 19h04 pelo horário de Brasília (22:04 UTC). A configuração ainda será a mesma, mas um sutil movimento fará toda a diferença. Quando isso acontecer, Europa ficará escura por alguns minutos, assim como acontece com a nossa Lua durante um eclipse lunar (quando a Lua passa pela sombra projetada pela Terra).




Se você conseguir registrar esse belíssimo evento, não deixe de nos enviar uma foto ou um vídeo! Aproveitem a temporada de Júpiter, que em breve chega ao fim. Bons céus a todos, e boa sorte durante as observações!





Imagens: (capa-ilustração / David Robinson) / STELLARIUM
16/06/15



Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Oooohhh.... alguém aí me empresta um "telescopinho" de 40cm de abertura? Pois é... em países como Austrália, Canadá, EUA, Japão, Irlanda, Noruega, Inglaterra, Alemanha, Taiwan e Coréia do Sul, um adolescente de classe média ganha um dos pais. E se deleita nas noites belas e límpidas desde sua janela do quarto. Aqui no tupiniquim pindorama só rola bolsa família (ewww) e um certo pózinho. Fumaí bróder. A náufraga abanca. Já tamo afundando mesmo...

    ResponderExcluir
  2. droga aqui na minha região esta frio tomara que até a noite limpe o tempo... não vai ter transmissão ao vivo não???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não Jhony... vamos torcer pro tempo ajudar! Abraços, e boa sorte!

      Excluir
    2. eu tive sorte o tempo abriu e estou observando mais ate agora não deu nada...

      Excluir
  3. Irei observar hoje com meu telescópio caso o tempo permita, estou ansioso!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, e lembrando pessoal: hoje (16 de junho) temos a transmissão ao vivo da máxima aproximação do asteroide Ícaro. Não percam! Será às 18h00 BRT (21:00 UTC). Abraços, e bons céus!

    ResponderExcluir
  5. O tempo está fechado aqui, vou perder esse evento. =/

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Salvador desde do dia 30 de junho de 2015 vejo duas estrelas quase juntas uma com um brilho mais forte e outra mais fraca mais visto com perfeição no céu

    ResponderExcluir