Um grande encontro celestial chamará a atenção do mundo nesse dia 30 de junho

duas estrelas juntas no céu do dia 30 de junho de 2015
O céu será o palco de uma bela conjunção, onde dois planetas serão as grandes estrelas


Mesmo que você não seja um apaixonado declarado do céu céu noturno, no dia 30 de junho de 2015, se o tempo permitir, algo chamará sua atenção: basta olhar para o céu para ver duas estrelas juntas, quase coladas uma com a outra, porém, o fato mais incrível é que essas estrelas nem sempre estão lá... até porque na verdade, nem estrelas são, mas sim planetas.

Isso mesmo! Júpiter e Vênus, os planetas mais brilhantes do céu noturno se encontram nesse dia 30 de junho, e com certeza chamará a atenção de todos que olharem para o firmamento.




Se você já é uma pessoa que gosta de admirar as belezas do céu noturno, provavelmente tem notado que essas duas estrelas, que na verdade são Júpiter e Vênus, vêm se aproximando mais a cada dia que se passa, e o ápice desse encontro acontece nessa terça-feira, quando ambos objetos estarão separados por menos de uma Lua de distância, o que nos dará uma visão magnífica.

A conjunção, como é chamado na Astronomia, ocorre quando dois objetos distintos se aproximam consideravelmente no firmamento celeste. Nesse caso, a bola da vez é a conjunção de Júpiter e Vênus. Vale lembrar que apesar de parecerem estar praticamente unidos no céu, os planetas estão separado a distâncias enormes, mas de acordo com o nosso ponto de vista, eles aparentam estar juntos.




Para observar esse belíssimo evento astronômico, precisamos primeiramente de um céu sem nuvens. Tendo isso, um grande passo já está dado, e precisaremos apenas olhar para a região noroeste do céu, logo após o pôr do Sol.

Conjunção Júpiter e Vênus - dia 30 de junho de 2015
Mapa celeste com a região noroeste do céu, onde será possível observar a conjunção de Júpiter e Vênus
no dia 30 de junho de 2015, logo após o pôr do Sol.
Créditos: STELLARIUM         Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

Júpiter e Vênus estarão entre as constelações de Leão, Hidra Fêmea  e Cancer. A medida que a luz do dia vai se esgotando, o primeiro planeta visível será Vênus, por ser mais brilhante; logo em seguida poderemos observar Júpiter ao seu lado, com uma proximidade aparente muito grande, de menos de um grau, menor do que o tamanho aparente da Lua, o que significa que com a ponta de seu dedo mindinho será possível ocultar ambos os planetas no céu!

A ápice da conjunção entre Júpiter e Vênus na verdade ocorrerá no dia 1 de julho, à 01h13 pelo horário de Brasília (04:13 UTC), mas a diferença de proximidade entre o momento do ápice e o que poderemos ver é imperceptível.




E se você gosta de se aventurar no céu noturno, assim que Júpiter e Vênus se esconderem a oeste, você ainda terá um belíssimo planeta para observar. Saturno estará na região nordeste do céu às 20h00 BRT, na "cabeça" da constelação de Escorpião, próximo da Lua, e é visto a olho nu como uma estrela de brilho intenso. Durante a noite, Saturno percorrerá o céu na direção oeste, até se pôr por volta das 03h30 da madrugada.

Saturno no céu - dia 30 de julho de 2015
Saturno e Lua no céu do dia 30 de julho de 2015. Créditos: STELLARIUM         Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

E como se não bastasse, o asteroide Palas também pode ser visto no céu noturno durante essa época do ano. Clique aqui e veja como encontrar o asteroide Palas no céu, lembrando que se você quiser observar o asteroide Palas, ao contrário das observações acima, você vai precisar de um telescópio ou de binóculos para enxergá-lo.

Aproveite pra curtir nossa página no Facebook, assim você não perde nenhum evento astronômico no futuro!


E se você conseguir registrar uma de suas observações, não deixe de nos enviar, seja por e-mail ou através de nossas redes sociais. Um grande abraço, boas observações e bons céus a todos!



Imagens: (capa-ilustração / STELLARIUM / Galeria do Meteorito) / STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito
29/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

35 comentários:

  1. iiihhhhhhhhh... "Hera", a esposa de Jupiter, é que não gostou muito desta união conjugal do Pai dos Deuses com a Deusa da beleza. Ele ainda continua fugindo e traindo Hera, desde os tempos das culturas greco-romanas de 3000 anos atrás!!! kkkkkkkk Qual será o filho de Vênus com Júpiter? Até os planetas...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. momento muito bonito para se observar!

    ResponderExcluir
  4. ja esta pois a vi ontem no céu..bem brilhante

    ResponderExcluir
  5. Também vi ontem, achei muito bonito <3

    ResponderExcluir
  6. Já venho observando por várias noites . Pela primira vez em minha vida visualizei a olho nu os planetas Vênus e Júpiter.

    ResponderExcluir
  7. Hoje estão bem mais próximo , amanhã não perco por nada esta maravilha.

    ResponderExcluir
  8. Ó meu Santo Amaro da Ribeirinha de Pá! Eu levaire meu telescópio para o terraço de casa de vovô: Joaquim Manuel de Campos e Sardinha. A Cá apontamos para Jupiter mas do céu caia água mas sem bacalhaus! Não vimus porreira alguma e o tubo de telescópio encheu de água! E depois para tiraire? Será que a chuva molhou Júpiter e Venus?? E por causa disso perdi o jogo do meu time, Vasco da Gamma, que jogou contra Trás os Montes da Velha; e ainda perdeu de 4 a 0. Vá! Deixei de vender pães por causa do Jupiter??? E a Maria? Nem fez o bigode para não perdeire o Jupiter. Onde botei meu lapisinho? Tava atrás da orelha...

    ResponderExcluir
  9. Este é um momento espetacular, espero que dê para ver daqui de Pernambuco, pois por aqui está chovendo muito, logo, fica impossível de visualizar esta incrível conjunção planetária.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Aqui em Nice, ta dando pra ver bonito.....é verao no hemisferio norte, o céu ta limpo. Vou tentar fotografar hoje.

    ResponderExcluir
  12. Aqui no Nordeste está dando de ver um espetáculo belíssimo, é uma imagem muito linda!

    ResponderExcluir
  13. Moro no pé da Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, e deu pra ver perfeitamente o fenômeno :D Porem, aconteceu algo estranho... o céu está completamente limpo, e as luzes foram ofuscando até sumir, e não voltaram mais (NÃO TEM NENHUMA NUVEM NO CÉU) Alguém pode me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabelle! Algumas nuvens pouco densas são difíceis de enxergar, mas apesar de não ve-las, elas estão lá. Isso aconteceu por aqui também, em São paulo. O céu aparentava estar limpo, mas chegou um certo ponto que os planetas foram ficando opacos até desaparecerem, e apesar de não ter visto as nuvens, pude perceber que eram mesmo nuvens, pois as estrelas da região também sumiram... Isso foi o que aconteceu por aí também. Um grande abraço!

      Excluir
  14. Aqui em Fortuna-Ma, o céu estava sem nuvens e pude contemplar o belíssimo fenômeno. Já há 2 dias atrás notei uma estrela de brilho diferenciado e hoje notei esse dois planetas quase que se encontrando.. Foi magnifico apesar de não saber o que realmente era, achei tudo muito lindo! Deus é perfeito!!! Fiquei tão maravilhadas que resolvi pesquisar pra ter certeza do que realmente era, e amei saber. Belíssimo...

    ResponderExcluir
  15. É uma pena que a correria do dia a dia e as luzes das cidades ofusquem o brilho das estrelas. Sempre que passo por uma parte escura elas me convidam a observa-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A poluição luminosa é uma grande vilã... ela ofusca o brilho dos astros no céu noturno e ainda bagunçam a vida dos animais, que muitas vezes se confundem e não têm um descanso adequado.. espero que um dia isso mude, e quem sabe, teremos de volta o céu estrelado... mas como isso é extremamente difícil, por enquanto a única maneira é mesmo se afastar de grandes cidades, e admirar algo muito mais belo, que é a natureza. Um grande abraço Bianca! Ficamos contentes que você tenha descoberto o que era essa conjunção. Até mais :)

      Excluir
  16. Estou aqui no Estado da Paraiba. Uma semana antes deu para visualizar os Planetas Vênus e Júpiter. Nos dias 29 e 30, choveu muito, não deu para vê.

    ResponderExcluir
  17. Eu percebi o fenômeno em 29 Jun e fotografei (com celular, rss). Planejei vê-los dia 30, mas perdi. Dia 29 Jupter estava a 1 hora, como na foto acima, porém distantes (aproximadamente a distância de hoje, 02 Jul) e eu, que estava acompanhando a quase um mês, quando eles ainda estavam bem distantes, queria ver se um ocultaria o outro, mas, como já disse, perdi.

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha interesse em ver se um ocultaria o outro porque em 1970/72 (mais ou menos) eu pude acompanhar um evento semelhante (só que aconteceu com a Lua e uma 'Estrela'), e queria ver se isso ocorreria novamente. Pela foto vejo que não, contudo foi uma perda para mim.

    ResponderExcluir
  19. Aqui em Minas Gerais no céu ainda da pra ver e hoje é 02/07

    ResponderExcluir
  20. É UM SUPER CANHÃO DE LUZ ESPECIAL APONTADO AO CÉU ¡ *
    Éo homem brincando de ser Deus pesquize
    ESTRELA SIRIUS CAMPINAS ja ta aparecendo outra (s) prox.

    ResponderExcluir
  21. alguém pode me dizer, o que são uns pontinhos que vemos andando no céu do norte e nordeste do país, que até hoje não sei o que pode ser.

    ResponderExcluir
  22. alguém pode me dizer, o que são uns pontinhos que vemos andando no céu do norte e nordeste do país, que até hoje não sei o que pode ser.

    ResponderExcluir
  23. olha meu comentário não é a troco de nada ,voce acredita ou não,pra mim não faz diferença,eu vejo todas as noites com o ceu esta limpo a noite ,vejo uma media de 20 ou mais rodas que formadas por estrelas,vejo elas apagando assendendo,como ja vi varias vezes luzes,se deslocando.fico intrigado porque não vejo comentário,mas é muito incrivel.

    ResponderExcluir
  24. Não sei se foi só eu que vi , mas eu estava vendo duas estrelas da minha sacada e uma hora mais ou menos dpois reparei uma estrela bem brilhante no lugar dessas duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.galeriadometeorito.com/2016/08/2-grandes-encontros-conjuncao-agosto-2016.html?showComment=1472339820357&m=1#c1234800286805525895

      Excluir
    2. Dedcobri o que é, está neste link aí

      Excluir
  25. Durante muito tempo vi duas luzer meuito juntas que as vezes parecia uma só meia comprida e às vezes eram bem juntinhas sendo que uma parecia brilhar mais q a outra, vi durante muito tempo e elas ficavam paradas, eu fiquei assustada, pq quando eu comecei olhar pensei que era um avião só que não se movia toda hora q olhava estava lá, e eu estava na BR vindo da casa da minha avó, mostrei p minha mãe e ela tbm viu, eu só parei de ver essas luzes quando cheguei no meu bairro pq aqui tem muitas casas e não deu para enxergar mais. Só que foi muito estranho e o mais incrível é que foi a olho nú

    ResponderExcluir
  26. Durante muito tempo vi duas luzer meuito juntas que as vezes parecia uma só meia comprida e às vezes eram bem juntinhas sendo que uma parecia brilhar mais q a outra, vi durante muito tempo e elas ficavam paradas, eu fiquei assustada, pq quando eu comecei olhar pensei que era um avião só que não se movia toda hora q olhava estava lá, e eu estava na BR vindo da casa da minha avó, mostrei p minha mãe e ela tbm viu, eu só parei de ver essas luzes quando cheguei no meu bairro pq aqui tem muitas casas e não deu para enxergar mais. Só que foi muito estranho e o mais incrível é que foi a olho nú

    ResponderExcluir
  27. eu vi hj tbm......vi aquelas estrela bem perto..pedi p esposa pegas o notre com o stellarium...dai vi....fikei maravilhado

    ResponderExcluir