Mercúrio pode ser mais colorido do que você imagina, e essa visão 360° vai te surpreender

Mercúrio colorido - visão 360 graus incrível
Você já imaginou que poderia ver o planeta Mercúrio tão colorido?

Mercúrio pode parecer apenas uma esfera cinzenta e "sem graça", como uma rocha torrada por sua proximidade com o Sol, mas essa imagem melhorada feita pela sonda Messenger, da NASA, conta uma história completamente diferente. Podemos observar faixas de cores cintilantes, planícies de areia de tons de azuis brilhantes, e delicados fios brancos acinzentados, criando uma visão belíssima e colorida do planeta mais interno do Sistema Solar.

Mercúrio com cores - Planeta Mercúrio Colorido
Créditos: Johns Hopkins University / APL / NASA / Messenger
Clique na imagem para ampliar

As cores contrastantes foram escolhidas para enfatizar as diferenças na composição da paisagem do planeta, e foram obtidas através de uma missão de mapeamento da sonda Messenger, passando por melhorias e contrastes de edição.  As cores mais escuras exibem materiais de baixa reflexão, e como resultado, assumem tons mais azulados. As listras que se espalham por todo o disco do planeta aparecem em tons mais claros de azul, cinza e branco, e são regiões mais jovens. O material da superfície de Mercúrio, por estar exposto ao ambiente espacial extremo, escurece e se torna pálido com o tempo. Quando objetos colidem com a superfície de Mercúrio, eles ejetam grande parte de seu material para o espaço, revelando o solo subterrâneo que estava mais protegido do clima espacial, e que portanto, é mais claro e brilhante.




As regiões amareladas são "terrenos intermediários". Mercúrio também possui terrenos mais claros e brilhantes, chamados de "planície de alta reflexão". Um exemplo pode ser visto no canto superior direito da imagem, onde encontramos um grande circulo amarelado; essa região chamada Bacia Caloris, é uma cratera de impacto que teria sido criada por uma colisão de asteroide no início do Sistema Solar.




Além da imagem colorida, as fotos de Mercúrio feitas pela sonda Messenger possibilitaram a criação de uma visão 360° do planeta mais interno do Sistema Solar. A rotação de Mercúrio (a cores) é incrível. Confira:


No dia 30 de abril de 2015, a missão Messenger chegou ao fim, quando a sonda se chocou (propositalmente) contra a superfície do planeta Mercúrio. Messenger foi lançada em 2004, e em 2011 tornou-se a primeira nave a orbitar Mercúrio. Com o fim de seu combustível, os responsáveis pela missão posicionaram a nave espacial de forma que a colisão inevitável com Mercúrio fosse postergada o máximo possível, e enquanto isso, a sonda continuava enviando dados e imagens do planeta mais próximo do Sol.




A investigação do misterioso planeta Mercúrio será continuada por BepiColombo, uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) em parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), que tem lançamento previsto para 2017.

BepiColombo - sondas Mercúrio
Concepção artística de BepiColombo.
Créditos: ESA

A missão compreende duas sondas orbitais, uma da ESA e outra da JAXA, que devem chegar em Mercúrio até 2024. BepiColombo terá a missão de continuar as pesquisas sobre Mercúrio, e obter o máximo de informações do planeta terrestre menos explorado do Sistema Solar.






Fonte: ESA
Imagens: NASA / Johns Hopkins University / Messenger /ESA
23/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Fico aqui vendo, revendo esse vídeo e pensando em como que a nossa tecnologia está sendo útil na astronomia, porque somente o fato de conseguir uma imagem do planeta com esses detalhes, deve depender do jogo de tecnologia, conhecimento e destreza humana. Sim, porque se você ver, essas imagens demoraram muito para serem processadas e só esse filme de segundos nossa, antes o telescópio teve que fazer uma varredura no planeta!

    Curti demais mesmo e parabéns à equipe galeriadometeorito.com, que sempre me surpreende =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrei! Realmente, esse pequeno vídeo dependeu de muitos trabalhos, tecnologia, tempo, etc... e o filme consegue passar o quão maravilhoso é o Universo, mesmo aqueles planetas que passam despercebidos muitas vezes.

      Obrigado Andrei por ser um dos nossos grandes leitores, e por admirar o nosso trabalho! O Universo realmente nos surpreende todos os dias, e essa é a nossa missão: divulgar toda essa maravilha que estamos descobrindo! Muito obrigado Andrei. Seja sempre bem vindo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Espetacular! Emocionante ver de perto um mundo tão distante.

    ResponderExcluir
  4. i o mais importante disso e saber que fazemos parte de tudo isso e não damos nenhuma importância aquilo que nos pertence!!

    ResponderExcluir