Ela voltou! Sonda Philae acordou na superfície do cometa, e mandou uma mensagem para a Terra!

sonda philae acordou da hibernação
Philae está de volta, sã e salva!


A sonda européia que fez o primeiro pouso controlado na superfície de um cometa, em 2014, entrou em hibernação inesperada por falta de luz solar. Mas agora, após vários meses de silêncio, a sonda Philae resolveu dar o "ar da graça" mostrando que ainda está viva!




O pousador Philae da Agência Espacial Europeia (ESA), que pousou no cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko, em novembro de 2014, enviou uma mensagem inesperada para a Terra no dia 13 de junho, anunciaram os funcionários da ESA. Foi o primeiro sinal de Philae em sete meses desde que a sonda ficou em silêncio no dia 15 de novembro de 2014 após sua histórica aterrissagem no cometa.




"Philae está muito bem", disse o gerente de projetos, Stephan Ulamec, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR). "A sonda está pronta para operações".

pouso da sonda Philae no cometa 67P
Pouso da sonda Philae no cometa 67P/ C-G. Imagens feitas pela sonda Rosetta mostram Philae "quicando" na superfície
do cometa. O incidente foi causado por uma falha nos arpões. Créditos: ESA / Rosetta

De acordo com Ulamec, Philae está enfrentando temperaturas -35°C, e tem cerca de 24 watts de potência disponível. Em sua mensagem para a Terra, Philae enviou 300 pacotes de dados. "Apesar da sonda ter saído de uma hibernação, recebemos dados históricos e importantes", disse Ulamec.




Philae é uma sonda movida a energia solar, do tamanho de uma máquina de lavar roupas. Ela pousou no cometa 67P / C-G no dia 12 de de novembro de 2014, após ser ejetada da sonda orbitadora Rosetta, sua nave mãe. Philae fez história ao registrar as primeiras imagens feitas na superfície de um cometa, mas por conta de uma falha em seus arpões que deveriam segurá-la na superfície do cometa, Philae acabou saltando duas vezes antes de completar a manobra, o que fez com que o pousador se instalasse em uma sombra de um penhasco, dificultando a captação de luz solar. Após 60 horas de uso de baterias, a sonda entrou em hibernação no dia 15 de novembro de 2014.

Philae pousador indo para o cometa
Pousador Philae em direção ao cometa 67P/ C-G. Imagem
feita pela sonda Rosetta, no dia 12 de novembro de 2014.
Créditos: ESA / Rosetta

Ao longo dos últimos 7 meses, os cientistas da missão esperavam o momento em que o cometa 67P / C-G se aproximasse do Sol, para que Philae recebesse luz solar suficiente para acordar de seu sono forçado. Agora, a sombra desse penhasco finalmente se foi, e o despertar de Philae finalmente aconteceu!

"Agora, os cientistas estão esperando os próximos contatos", disseram funcionários da ESA em um comunicado oficial. "Ainda há mais de 8.000 pacotes de dados armazenados na memória de Philae, com informações sobre o que aconteceu após o pouso de Philae na superfície gelada do cometa.

A missão Rosetta foi lançada em direção ao cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko em 2004, e viajou 6,4 bilhões de quilômetros ao longo de 10 anos até chegar em seu destino. Rosetta alcançou o cometa em agosto de 2014, e espera-se que continue o estudando até pelo menos dezembro de 2015. Agora, com Philae funcionando, será muito mais fácil, e muito, muito mais produtivo!



Fonte: Space / ESA / Rosetta
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / ESA / Rosetta
14/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. matéria incompleta. .. afinal ela já voltou a dormir? como podem 24w serem suficientes para algum trabalho? isso é a potência de um carrinho à pilha. .. :o
    e a sonda rosetta ainda está por lá? ainda funciona? e aonde está o cometa neste momento? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nave Apollo 11, que deu pane, tinha menos de 24 watts quando foi reprogramada para retornar a Terra em situação crítica. A energia era inferior a necessária para esquentar uma garrafa de café.

      Excluir
  2. Verade
    Tem muitas lacunas a serem preenchidas

    ResponderExcluir
  3. Verade
    Tem muitas lacunas a serem preenchidas

    ResponderExcluir