Conheça os 9 itens secretos escondidos na sonda de Plutão

9 coisas secretas na sonda New Horizons de Plutão
O descobridor de Plutão ficaria orgulhoso, sobretudo com um dos itens da lista... 


A sonda New Horizons é uma espaçonave que viajou quase 10 anos para finalmente chegar em Plutão, e durante toda sua jornada interplanetária, ela carrega 9 itens escondidos, acoplados na espaçonave, incluindo uma homenagem de outro mundo!




O investigador principal da New Horizons, o Dr. Alan Stern, divulgou a lista de itens em uma cerimônia no Smithsonian National Air and Udvar-Hazy Center do Museu Espacial, onde um modelo da espaçonave New Horizons foi adicionado. Conheça agora as 9 coisas que você não sabia que a sonda estava levando pra Plutão:

1 - Cerca de 434.000 pessoas estão chegando em Plutão! Na verdade, não fisicamente, mas nominalmente! O projeto "Envie o seu nome a Plutão" coletou mais de 400 mil nomes de pessoas que queriam participar dessa grande exploração espacial. Isso aconteceu antes da sonda ser lançada para o espaço, e todos os 434.738 nomes foram gravados em um CD-ROM, que foi acoplado do lado de fora da nave espacial. Para os participantes, é possível fazer o download de um certificado dizendo que seu nome foi pra Plutão!

Cientistas da missão New Horizons
Cientistas da missão New Horizons. Créditos: NASA / New Horizons

2 - A sonda New Horizons ainda carrega um segundo CD-ROM com imagens das pessoas que fizeram parte do projeto da missão




3 - Uma moeda de 25 cents do estado da Florida, local de lançamento da sonda New Horizons também foi acoplada na sonda. Em 2004, o estado da Flória lançou uma moeda especial com uma imagem de uma espaçonave e a frase "Gateway do Discovery" (Portal de Descobertas) gravada na moeda.

Moeda na espaçonave New Horizons
Moeda que foi incluída na espaçonave New Horizons. Créditos: NASA / New Horizons

4 - Uma moeda de 25 cents do estado de Maryland, onde a sonda New Horizons foi construída, também foi incluída na bagagem da sonda

5 - Uma bandeira dos Estados Unidos da América também foi enviada pra Plutão




6 - Uma outra versão da bandeira dos Estados Unidos da América também foi inclusa na sonda com destino a Plutão

pedaço da nave SpaceshipOne
Pedaço da espaçonave SpaceshipOne. Créditos: NASA

7 - Um pequeno pedaço cortado de SpaceShip One está instalado no convés inferior dentro da New Horizons, com uma inscrição nos dois lados. Na parte dianteira diz: "Para comemorar seu papel histórico no avanço do voo espacial, este pedaço de nave SpaceshipOne está sendo levado em outra nave espacial histórica: a New Horizons. New Horizons é a primeira missão da Terra pra Plutão, o planeta mais distante conhecido no nosso Sistema Solar, E atrás está escrito: "SpaceshipOne foi a primeira nave espacial de financiamento privado que foi tripulada na Terra. A SpaceshipOne voou dos Estados Unidos da América em 2004".




8 - Um selo postal: em 1991, o Serviço Postal dos EUA (USPS) lançou uma edição especial (que custava 29 cents) com uma ilustração artística de Plutão, e com a frase "Ainda Não Explorado". Uma petição no site change.org está pedindo que o USPS lance uma nova edição especial, uma vez que essa se tornou obsoleta

selo postal - edição especial Plutão
À esquerda vemos o modelo do selo postal que foi enviado junto com a sonda New Horizons, e à direita temos
o protótipo do novo selo que está sendo pleiteado através de abaixo assinado. Créditos: USPS
Clique na imagem para ampliar

9 - Uma homenagem emocionante: O descobridor de Plutão, Clyde Tombaugh, veio a falecer em 1997, poucos anos antes da NASA finalmente fechar um compromisso de enviar uma nave espacial para o que era então considerado o último planeta inexplorado do Sistema Solar. Para homenageá-lo, um pequeno recipiente com suas cinzas está acoplado no deck interior superior da sonda New Horizons.

cinzas de Clyde W Tombaugh enviadas pra Plutão
Recipiente com as cinzas de Clyde W. Tombaugh na sonda New Horizons.
Créditos: NASA / New Horizons

No recipiente com as cinzas, podemos ler a seguinte inscrição: -"Aqui encontra-se os restos mortais do norte-americano Clyde W. Tombaugh, o descobridor de Plutão e da "terceira zona" do Sistema Solar. Filho de Adelle e Muron, marido de Patricia, e pai de Annette e Alden, astrônomo, professor, e amigo: Clyde W. Tombaugh."







Fonte: Universetoday / DSpace
Imagens: (capa-ilustração / NASA / Galeria do Meteorito) / USPS / NASA / New Horizons
14/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. A exploração do universo psíquico deve ser exatamente proporcional à exploração do universo físico. Parabéns ao homem por tão grande proeza!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 3 - Uma moeda de 25 cents do estado da Florida, local de lançamento da sonda New Horizons também foi acoplada na sonda. Em 2004, o estado da Flória - Penso que Flórida esta grafado incorretamente. Abcs.

    ResponderExcluir
  4. Plutoniano 2: - Aqui é plutoniano 1. O que faremos com os dois CDs dentro daquele treco que passou sobre nosso planeta?
    Plutoniano1: - Joga frisbee!! Ops... nossa atmosfera é congelada. Deixa pra lá, ora pois...
    P2: - E as moedas da coisa voadora?
    P1: - Faça dois pedidos no poço dos desejos plutoniano... ops... a água congelou a -240C. Esquece...
    P2: - E tem uma bandeira listrada...
    P1: - Verifique se ela tem duas câmeras extras espiãs do governo acopladas. Se tiver, lance-a à Caronte. Os carontinos farão toalha de enxugar gelo.
    P2: - E este pedacinho de metal escrito "...ACE SHI..."
    P1: - derreta para fazer uma saboneteira. Ops... Não existem sabonetes em Plutão! Sorry! Esquece.
    P2: - Tem um selo postal: Que eu faço?
    P1: - Manda uma carta à Terra via Sedex dizendo que Plutão não tem aterro de lixão, caracas!!!!
    P2: - E este pozinho com cheiro de pele seca?
    P1 - Se veio da jamaica, Fuma que é nóis na fita véi! Parada boa aííííí... Na Terra isso é caro e nos mandaram gratuitamente.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, vamos postar aqui um comentário muito interessante deixado em nossa fanpage no Facebook, vejam:

    Renato Ferreira -> Creio que as moedas acompanhem a nave não só por serem edições especiais e de sua origem, mas também pela superstição da mitologia grega, onde Caronte, o barqueiro, cobra pela travessia até o outro lado do "Rio". Plutão é o equivalente romano para Hades na mitologia grega, senhor do submundo (Inferno).

    Uma ótima observação, e apesar de não ter sido divulgada oficialmente, faz todo sentido! Obrigado mais uma vez ao Renato Ferreira por enriquecer a matéria :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha pensado nisso. Agora realmente faz sentido o envio das moedas.

      Excluir
    2. olá gostaria de saber se está confirmado mesmo o tal planeta x pois está uma febre na net, ou ele é mais um mito? digo, ele pode existir e trazer destruição a terra mesmo?

      Excluir
    3. Sim, pode existir um planeta X e ainda um planeta Y, mas não diria que eles causariam a destruição da Terra. Isso são boatos e teorias conspiratórias pra espalhar o medo, sem nenhum fundamento científico. Como disse, sim, eles até podem existir, mas provavelmente seriam apenas outros corpos do Sistema Solar que ainda não foram descobertos... Veja nossas matérias que falam sobre isso:

      http://www.galeriadometeorito.com/2014/11/evidencias-planeta-x-planeta-y.html

      http://www.galeriadometeorito.com/2014/03/descoberta-planeta-anao-sugere-planeta-x.html

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. fora as cinzas o resto é bobeira que o serumano acha que um dia "alguém" verá. .. bandeira dos eua? pra que? por que não uma bandeira da paz? ?
    Parece que o universo está destinado a se tornar um depósito de lixo da Terra. .. poizé. ..

    ResponderExcluir
  7. No recipiente com as cinzas, podemos ler a seguinte inscrição: -"Aqui encontra-se os restos mortais do norte-americano Clyde W. Tombaugh, o descobridor de Plutão e da "terceira zona" do Sistema Solar. Filho de Adelle e Muron, marido de Patricia, e pai de Annette e Alden, astrônomo, professor, e amigo: Clyde W. Tombaugh."

    MARIDO DE PATRÍCIA rsrs pelo menos meu nome chegou em Plutão......

    ResponderExcluir
  8. tomaram o alasca, se brincar tomam a amazônia, a lua tem bandeira tbm, agora bandeira em plutão dai já é demais vou colocar uma bandeira dos eua aqui tbm! tudo eles querem dominar! rs

    ResponderExcluir
  9. Eles querem não, tudo eles dominam, não percebeu ainda não e temos que dar graças a Deus, já pensou se fossem os árabes que dominassem ?

    ResponderExcluir
  10. Já não bastava poluir a terra, agora querem poluir até o sistema solar inteiro que maravilha!

    ResponderExcluir
  11. Podiam ter mandado o Lula e a Dilma na sonda tb! Teria livrado o Planeta Terra de 2 inúteis!

    ResponderExcluir