AO VIVO: Eclipse Solar de 13 de setembro de 2015 (reprise)

eclipse solar de 13 de setembro de 2015 - ao vivo
Onde assistir o Eclipse Solar do dia 13 de setembro? Onde ele será visível? Qual horário?


Os sul-africanos estão com sorte, e os pinguins também! No dia 13 de setembro de 2015, um Eclipse Solar Parcial será visível para uma pequena parte do planeta, e apenas quem estiver no extremo sul da África e na Antártica é que poderá observar esse evento. Mas não se preocupe, pois você poderá assistir uma transmissão ao vivo que mostrará o Eclipse Solar do dia 13 de setembro aqui mesmo, em nosso site, uma cortesia do projeto Slooh! A transmissão será feita na madrugada entre os dias 12 e 13, por conta do fuso horário. Além disso, você vai ficar por dentro de tudo sobre o Eclipse Solar Parcial do dia 13 de setembro. Confira!


De onde o Eclipse Solar Parcial do dia 13 de setembro de 2015 será visível? Qual horário?

visibilidade do eclipse soalr de 13 de setembro de 2015
Visibilidade do Eclipse Solar Parcial
do dia 13 de setembro de 2015.
Créditos: NASA

A melhor região para observar esse Elipse Solar Parcial do dia 13 (que é o terceiro de quatro eclipses desse ano), será uma área urbana da Cidade do Cabo, na África do Sul, onde a Lua cobrirá cerca de 30% do disco solar. O Eclipse terá início às 06h49 da manhã do horário local. E lá na África do Sul, quem já estiver acordado nesse horário poderá observar o Sol sendo parcialmente ocultado pela Lua, atingindo seu máximo às 08h50. Mas lembre-se: se você vai assistir a transmissão ao vivo aqui em nosso site, será na madrugada do dia 12 para o dia 13.




Apesar da melhor região de observação ser a Cidade do Cabo, esse eclipse será visível em toda a África do Sul, e também em partes do sul de Madagascar, Moçambique, Zâmbia e Zimbábue. Também será visível sobre uma vasta área do Oceano Índico e da Antártida (o que seria uma ótima notícia se você fosse um pinguim, ou um leão marinho...)


Como observar o Eclipse Solar pessoalmente?

Se você estiver em uma das regiões em que o Eclipse Solar Parcial poderá ser observado, saiba que esse tipo de observação deve ser feita com um filtro solar específico. Lojas especializadas em telescópios vendem esses filtros, ou as "máscaras de eclipse". Um óculos de solda n° 14 também pode ser utilizado, mas saiba que os tipos mais comuns (n° 12) não fornecem a proteção adequada. E atenção: NUNCA aponte um telescópio ou binóculos para o Sol, nem mesmo durante um eclipse! Seu equipamento pode pegar fogo, e essa prática pode causar danos irreversíveis a sua visão, podendo levar a cegueira permanente. Uma dica pra quem não tem um filtro solar à disposição, é observar o eclipse olhando o reflexo do Sol nas janelas. Uma dica valiosa pra muitas pessoas!


Transmissão ao vivo do Eclipse Solar Parcial do dia 13 de setembro de 2015 (reprise)

A transmissão ao vivo do Eclipse Solar em tempo real, feita diretamente da África do Sul, teve início à 01h30 da madrugada pelo horário de Brasília (04h30 UTC), e a reprise já está disponível logo abaixo! E se você perdeu esse evento, não perca o próximo grande espetáculo, que será o Eclipse Lunar Total, no dia 27 de setembro. Clique aqui e confirme sua presença para receber um alerta quando o evento estiver próximo! Ah, e se puder, curta a nossa página no Facebook, assim você não perde nada que acontece no céu!



Conheça também o site oficial do Slooh. A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) do astrônomo Bob Berman e de convidados especiais.


Se prepare para um grande evento!

E não se esqueça: esse não é o único eclipse do mês! Dentro de poucos dias, no dia 27 de setembro, o Brasil inteiro, assim como diversas outras partes do mundo, poderá presenciar o Eclipse Lunar Total e Super Lua - o último eclipse da tétrade, evento que ficou conhecido como "Os Quatro Eclipses de Sangue". E para que você seja notificado quando ele estiver próximo ,e garantir que não irá perdê-lo, basta clicar aqui e confirmar sua presença! E claro, teremos também a transmissão ao vivo desse grande evento cósmico!

O Eclipse Lunar Total acontecerá na mesma noite em que a Lua estará no seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), portanto ela estará com tamanho visual maior do que o de costume. Será um verdadeiro espetáculo! Nos resta cruzar os dedos para que o céu esteja limpo, permitindo que todos possam presenciar tamanha beleza!



Imagens: (capa-divulgação) / NASA
Créditos: Slooh
11/09/15


Gostou da nossa matéria? Então curta nossa página no Facebook!
Você vai adorar!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Aqui no site Galeria do Meteorito sempre disponibilizamos transmissões ao vivo de eclipses, chuvas de meteoros, e de todos os grandes eventos astronômicos! Milhares de pessoas sempre nos acompanham há vários anos! Contem sempre conosco! Abraços Eduardo!

      Excluir
    2. Pessoal, não se esqueçam de cadastrar o e-mail de vocês pra receber atualizações gratuitas sobre tudo que acontece no céu e no espaço! Acesse o link https://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=GaleriaDoMeteorito , digite o e-mail e o código e confirmem o cadastro clicando no link que chegará na caixa de entrada de seu e-mail, e pronto! Um grande abraço a todos, e uma ótima transmissão!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa transmissão não terá tradução em tempo real Jefferson.. mas na transmissão do Eclipse Lunar Total, teremos uma tradução simultânea exclusiva, que será feita pelo nosso site. Será no dia 27 de setembro! Confirme presença no evento para ser notificado -> https://www.facebook.com/events/1597549070513197/

      Um grande abraço a todos, e ótima transmissão!

      Excluir
  3. Bonito demais!!!! Amo eclipses!! Valeu Galeria do Meteorito mais uma vez pela transmissão ao vivo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é nossa missão Luiz! Obrigado pelo prestígio! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá! Estou assistindo, mas gostaria de saber se posteriormente, vocês disponibilizam o vídeo para aqueles que não podem assistir em tempo real. Gostaria de mostrar a minha filha.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentaremos disponibilizar o mais breve possível, provavelmente logo após o fim da transmissão ao vivo! Não se esqueça do grande espetáculo que teremos no dia 27 de setembro Michelle! Sua filha vai adorar! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Obrigada Galeria do Meteorito! Por disponibilizar essas transmissões ao vivo. Foi recomendação de uma amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos a todos que nos acompanham! Obrigado Eduarda, e um grande abraço!

      Excluir
  6. Pessoal vamos divulgar para ajudar o site Oi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jefferson! Obrigado também por participar aqui conosco! Tenha uma ótima transmissão!

      Excluir
  7. Gostaria de saber se vocês já tem sites ou fotos desse eclipse de 13 de setembro de 2015?

    ResponderExcluir