Meteorito atinge casa no Uruguai, causando estragos e assustando moradores

meteorito atinge casa no Uruguai
Além de quebrar o telhado, ele ainda danificou uma TV de LED


Imagine se sua casa fosse atingida por uma rocha espacial? Pois foi exatamente isso que aconteceu com um morador da cidade de San Carlos, em Maldonado, no Uruguai. Um fragmento espacial, que teve sua origem estimada no Cinturão de Asteroides (entre as órbitas de Marte e Júpiter), terminou sua jornada no telhado de uma casa. O meteorito tem 712 gramas, e foi suficiente para causar um estrago no telhado e no interior da residência.




O impacto ocorreu nas primeiras horas do dia 19 de setembro, na cidade de San Carlos, em Maldonado. O casal (donos da residência) estavam fora, e sua filha, que tem o costume de dormir no quarto de seus pais, decidiu por algum motivo, que iria ficar em seu próprio quarto. Quando já era 2 horas da madrugada do dia 19, a menina escutou um estrondo muito grande, e um clarão tomou conta do local. Assustada, ela vasculhou pela casa e encontrou o quarto de seus país com um grande buraco no telhado de madeira. Outra grande surpresa foi quando ela percebeu que a cama estava quebrada, e que uma pedra havia recocheteado na TV de LED.

Meteorito no Uruguai
Foto com detalhes do interior da casa atingida pelo meteorito no Uruguai. Podemos ver que a rocha entrou pelo
telhado e atingiu a cama de casal e a TV de LED. Créditos: Observatorio del Liceo de San carlos / divulgação

Meteorito cai em casa no Uruguai
Foto com detalhes da parte externa da residência mostra o telhado danificado pelo meteorito no Uruguai.Créditos: Observatorio del Liceo de San carlos / divulgação

Meteorito atinge casa no Uruguai
O meteorito foi encontrado no canto do quarto, próximo da parede.
Créditos: Observatorio del Liceo de San carlos / divulgação

De início, todos acharam que se tratava de algum tipo de vandalismo, mas após pesquisa na internet, perceberam que a rocha tinha todos os indícios de um meteorito (magnetismo, crosta escura, etc...), e foi então que decidiram entrar em contato com o  geólogo Gonzalo Tancredi, da Univerdade da República do Uruguai. Logo em seguida, Gonzalo e seus colegas se interessaram pelo caso, e começaram as pesquisas para determinar se era de fato um meteorito.




Apesar de ter ocorrido em 19 de setembro, só agora é que a natureza da rocha foi confirmada pelos peritos da Faculdade de Ciências da Universidade da República do Uruguai. De acordo com estimativas, o meteorito entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de 11 quilômetros por segundo, e atingiu a casa a 250km/h.

Meteorito de San Carlos - Uruguai
Imagem mostra o meteorito de San Carlos, Uruguai, em detalhes.
Créditos: Observatorio del Liceo de San carlos / divulgação

O meteorito que já virou uma relíquia, desejada por colecionadores e pesquisadores em todo mundo, ainda está sendo estudado no Uruguai, a fim de ser catalogado e de ter sua composição devidamente compreendida. Sua densidade é de 3,4 gramas por centímetro cúbico, e apresenta um ligeiro magnetismo. Toda sua superfície é coberta por uma crosta escura, gerada pelas elevadas temperaturas provenientes de sua entrada na atmosfera da Terra.

De acordo com especialistas, existiram apenas 15 casos de meteoritos que atingiram casas, automóveis ou outros objetos nos últimos 100 anos, o que torna o evento uruguaio ainda mais raro. Após a validação de sua origem, este se torna o primeiro meteorito confirmado no Uruguai.




Os especialistas acreditam que este fragmento pode ser apenas um dentre vários outros que se desprenderam de um objeto maior, que por sua vez, poderia ter explodido na alta atmosfera. A Universidade da República do Uruguai está pedindo ajuda dos moradores locais para encontrar novos fragmentos, que podem estar espalhados por toda a cidade.






Fonte: Rai / El Pais
Imagens: (capa-divulgação/ilustração Galeria do Meteorito) / Observatorio del Liceo de San Carlos / divulgação
15/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Com o valor do meteorito ele pode comprar uma casa nova com quantas tv ele quiser kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. La cucaracha! Yo tiengo que retornar para Ciudad de Rivera y adquirirla otra TV Led. La Pucha! En Brasil és más barata??? Tiengo que drinkar unas garrafitas de Norteña e ficar muy tonto para esquecer los terríbles momientos que aquele maledeto meteorito! Tántos planetas para vadearse y el infeliz logo descámba sobre mi pobre casita!!! El Uruguay, la exceción de la presidencia, está muy peligroso. Los meteoritos ao se descambár en Brasil ocorre o que? Que pasas? En bolsos de gravatíta y paletó para seren cambiados por dolar? Idea muy buena...

    ResponderExcluir
  3. Olha heim! de repente foi a DIlma sobrevoando lá que jogou um artefato para distrair os olhos do mundo da vergonha que está o Brasil kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olha heim! de repente foi a DIlma sobrevoando lá que jogou um artefato para distrair os olhos do mundo da vergonha que está o Brasil kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir