Urano e Netuno estão visíveis no céu noturno - saiba como encontrá-los!

Urano e netuno estão visíveis no céu - como encontrar?
Já começou a temporada dos gigantes mais distantes do Sistema Solar!


Quando alguém pergunta quais são os planetas visíveis a olho nu, logo pensamos em Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.... e acabou aí. Correto?!

Felizmente, essa afirmação está errada! Existe um outro planeta do Sistema Solar que também pode ser visto a olho nu. Durante seu ponto mais próximo com a Terra, Urano também pode ser visto a olho nu no céu noturno, sem auxílio de binóculos ou telescópio. Mas claro, por ter um brilho muito tênue, precisamos de um céu verdadeiramente escuro, longe de poluição luminosa e sem nuvens... além de uma carta celeste, afinal, ele se parece muito com uma estrela de 6ª magnitude, de brilho fraco, que muitas vezes passa despercebida no céu....




E se você tiver qualquer telescópio ou binóculos, poderá ainda observar o planeta mais distante do Sistema Solar: Netuno. Pra isso, preparamos duas cartas celestes que irão facilitar a nossa busca pelos gigantes mais distantes do Sistema Solar.

Antes de mais nada, devemos lembrar que Urano esteve em seu ponto mais próximo com a Terra do ano de 2015 (perigeu), e isso aconteceu no dia 11 de outubro, e no dia 12 de outubro, ele estava em oposição, ou seja, oposto ao Sol (a partir do ponto de vista terrestre). Isso significa que ele nasce a leste logo no início da noite, e se põe a oeste durante o amanhecer, o que o torna visível o máximo de tempo possível.




Urano encontra-se na constelação de Peixes, com magnitude aparente de 6.05, o que o faz ser visto como uma estrela de brilho fraco. Portanto, encontre a constelação de Peixes, que nessa época do ano percorre todo o céu noturno, de leste (após o entardecer) à oeste (antes do amanhecer). À meia-noite, ela se encontra bem alta no céu, para os lados do norte.
Urano no céu de 2015
Posição da constelação de Peixes por volta das 22h00 local.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito         Clique na imagem para ampliar

Agora, após detectar a constelação de Peixes, encontre a estrela Epsilon Piscium (71 Psc), e Urano estará muito próximo dela, como mostra na imagem acima.

Por conta de sua grande distância com o Sol, Urano não tem um movimento notável em questão de horas (como outros objetos celestes), mas após alguns dias, sua posição muda sutilmente, como mostra na imagem abaixo:

Posição exata de Urano até o fim de 2015
Posição exata de Urano entre 15 de outubro e 15 de dezembro de 2015.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Até o fim de 2015, Urano poderá ser visto no céu noturno, mas a cada semana, seu brilho tende a ficar mais fraco, e em 2016 já será muito difícil encontrá-lo, pois estará com magnitude aparente acima de 6.30.


Como observar Netuno no céu noturno?

Netuno esteve no perigeu (ponto mais próximo da Terra) no dia 31 de agosto, e no dia 1° de setembro ele estava completamente oposto ao Sol (oposição). Netuno encontra-se na constelação de Aquário, próximo da estrela 57 Aqr. Até o fim do ano, sua posição muda tão pouco que é praticamente imperceptível.
Netuno no céu de 2015
Posição de Netuno no céu noturno (até o fim de 2015).
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Para observar Netuno, você pode fazer uma fotografia de longa exposição, e compará-la com a carta celeste acima, e assim, encontrar Netuno. [veja o tutorial de como fotografar o céu noturno e as estrelas]

Pequenos binóculos ou telescópios simples já são suficientes para encontrar esse planeta. Até o fim de 2015 será fácil encontrá-lo no céu. Já em 2016, Netuno estará muito próximo do Sol, o que impossibilitará uma boa observação.




Aproveitem a temporada de Urano e Netuno! E se fizer uma bela astrofotografia, não deixe de nos enviar. Boa sorte e boas observações a todos!






Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
14/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Urano o Deus do Universo em Peixes? Vai morrer afogado, coitado, ele não sabe nadar!!! E Netuno tá triste por estar encativeirado em aquário. Preso sem governar o oceano inteiro. Segundo Walter Mercado a água vai molhar a humanidade e beberemos água de fuça pra cima. Liguei pra ele a cobrar e sabem o que Walter me disse? "Desligue já!"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A melhor fonte de informação sobre astronomia!
    Parabéns Galeria do Meteorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Emerson pelo elogio! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Hoje eu vi venus e jupiter. Os 2 maiores e mais brilhantes do ceu. Achei incrivel esses dois astros aparecedo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir