Meteoro bola de fogo faz a noite virar dia no Rio de Janeiro

meteoro bola de fogo rio de janeiro
Um super bólido cruzou os céus do Rio de Janeiro, e assustou muita gente...


Um grande e raro fenômeno chamou  a atenção dos cariocas na madrugada de sexta-feira, 16 de outubro. Uma rocha de origem espacial entrou na atmosfera da Terra, acima do Rio de Janeiro, gerando um clarão no céu, e chamando a atenção de todos.




A entrada desse super bólido na atmosfera da Terra ocorreu por volta da 02h00 da madrugada (BRT), do dia 16. Câmeras de segurança registraram o momento em que o céu ganhou colorações diversas, tornando-se azul, verde, laranja e avermelhado. Isso aconteceu em regiões em que o céu estava encoberto, por conta da reflexão das luzes nas nuvens. Já em regiões com céu limpo, sem nuvens, foi possível ver o objeto com mais definição.


Essa raro fenômeno ganhou destaque nos jornais, e foi o assunto principal entre os cariocas. Para se ter uma ideia da intensidade do super bólido, as câmeras de monitoramento de meteoros do projeto Exoss conseguiram capturá-lo a partir de São Paulo. Foi um verdadeiro espetáculo!


Segundo Marcelo de Cicco, pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o objeto poderia ter cerca de 10 ou 15kg, e estava viajando a uma velocidade muito alta, de aproximadamente 70.000km/h.




Por coincidência, um evento parecido aconteceu na mesma data, porém no ano passado, no nordeste do Brasil. O grande meteoro de 16 de outubro de 2014 pôde ser visto em diversas regiões do nordeste, e também foi intenso a ponto de fazer a noite virar dia, como mostra na reportagem abaixo:


Por conta dessa coincidência, há uma grande chance desses grandes bólidos estarem relacionados com a chuva de meteoros Orionidas, que ocorre todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, quando a Terra passa pelos rastros deixados pelo famoso cometa Halley. O pico dessa chuva de meteoros (momento em que a maior quantidade pode ser vista) acontece no dia 21 de outubro, quando cerca de 20 meteoros riscam o céu a cada hora. E claro, você poderá acompanhar a cobertura completa aqui no site Galeria do Meteorito. Para não perder esses evento, clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe uma notificação quando ele estiver próximo.




Apesar das imagens impressionantes, não houve relatos de queda de meteoritos na superfície, e nenhuma ocorrência foi registrada por conta do fenômeno. Provavelmente, a rocha se fragmentou e se desintegrou durante sua entrada caótica na atmosfera da Terra.






Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
19/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Existe alguma diferença entre bólido e bola de fogo? Ou é tudo a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe diferença não, é a mesma coisa, ambos se referem a um meteoro que brilha muito quando entra na atmosfera terrestre.

      Excluir
    2. Não existe diferença não, é a mesma coisa, ambos se referem a um meteoro que brilha muito quando entra na atmosfera terrestre.

      Excluir
    3. É isso mesmo Samuel, como foi dito por Luiz Júnior. Bólido e bola de fogo é a mesma coisa... Abraços!

      Excluir
    4. Valeu! Eu estava precisando tirar essa dúvida. :)

      Excluir
  2. Em 2011 avistamos algo parecido aqui na região da Chapada Diamantina. Tinha um brilho banco muito intenso como se fosse um espelho, clareou tudo, pareceu que era dia por alguns segundos. Veio de leste para oeste num velocidade impressionante e tinha um barulho semelhante ao de um jato militar, logo apos ouvimos um barulho muito forte de explosão, como se fosse um trovão bem forte e depois silenciou. Lembro que todos os cachorros do bairro começaram a latir alucinados.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Aconteceu algo semelhante no dia 28/09/15 aqui na região de Santos tem até um vídeo na Viver em Santos, página do facebook! Quem viu fico muito assustado!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro que eu vi quase me borrei de medo pensando que uma navi especial 🤭foi a coisa mas bonita e aterrorizante que já vi na vida.

    ResponderExcluir