NASA faz revelação bombástica sobre o céu e a superfície de Plutão

Plutão tem céu azul
Apesar de distante, Plutão tem algo em comum com a Terra... 


A Terra não é o único planeta com um lindo céu azul! A sonda New Horizon transmitiu as primeiras imagens coloridas da atmosfera de Plutão, e a NASA confirmou: Plutão tem o céu azul, assim como aqui na Terra! E essa não foi a única descoberta recente...

A imagem foi feita pela New Horizons no dia 14 de julho de 2015, e mostra o lado noturno de Plutão, com a luz solar iluminando sua circunferência e revelando uma linda atmosfera azul.

Plutão tem céu azul
Imagem feita pela sonda New Horizons em julho de 2015 mostra o lado noturno de Plutão,
revelando sua atmosfera azul. Créditos: NASA / New Horizons / SwRI

"Quem esperaria por um céu azul no Cinturão de Kuiper?!" diz Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons. "É lindo."

Carly Howett da equipe de ciência da missão New Horizons explica o fenômeno: -"Um céu azul muitas vezes resulta da dispersão da luz solar por partículas muito pequenas. Na Terra, essas partículas são moléculas de nitrogênio, mas em Plutão, parecem ser partículas de fuligem, conhecidas como tholins...".

O termo "tholin" foi cunhado por Carl Sagan e Bishun Khare para descrever substâncias orgânicas obtidas nos experimentos de Miller-Urey, através de misturas de gases semelhantes a atmosfera de Titã, lua de Saturno. Em Plutão, os tholins se formam na alta atmosfera, onde a luz solar UV rompe as moléculas de nitrogênio e metano. Os fragmentos se recombinam para formar macromoléculas complexas. Estas macromoléculas continuam a combinar e crescer, até se tornarem "tholins".




Ironicamente, os tholins em si não são azuis, mas são os responsáveis por espalhar a luz azul. Podemos ver a cor real desses tholins quando se acumulam no chão: cinza ou vermelho. E claro, Plutão também possui tholins acumulados em sua superfície. Acredita-se que a grande coloração vermelha não uniforme de Plutão seja um resultado de uma chuva dessas delicadas partículas atmosféricas do planeta anão.

A segunda grande descoberta que foi revelada pela NASA recentemente, é que existem formações de gelo de água na superfície de Plutão. A sonda New Horizons detectou diversos pontos congelados, e os cientistas perceberam que tratava-se de água após analisar os dados coletados em um mapeamento espectral de composição, feitos pelo instrumento Ralph.

Gelo de água em Plutão
Imagem feita pela sonda New Horizons mostra uma região repleta de gelo de água, chamada Virgil Fossa.
A foto abrange uma área de aproximadamente 450 km. Créditos: NASA / New Horizons / SwRI

Ou seja, pra entender como seria estar na superfície de Plutão, basta imaginar que estamos em um lugar muito gelado (congelante), ligeiramente parecido com o polo norte da Terra, mas com aparência um pouco avermelhada, talvez parecida com a de um grande deserto com um céu azul belíssimo! Talvez até mais azul do que o céu que estamos acostumados... Seria uma visão e tanto!






Fonte: NASA
Imagens: (capa-ilustração/Richard Cardial/Galeria do Meteorito) / NASA / New Horizons / SwRI
09/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

53 comentários:

  1. Muito legal! Seria interessante de pousassem uma sonda la, mas existem algumas dificuldades para isso, por exemplo a temperatura de lá e desaceleração para o pouso da nave. Seria muito legal ter um "curiosity em plutão" tirando umas selfies e panorâmicas para admirarmos aqui no pálido ponto azul, isso é cientificamente excitante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso que seria maravilhoso se pousassem uma sonda lá !

      Excluir
  2. Essas imagens são fictícias certo? Ou são as verdadeiras tirada pela sonda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira é uma concepção artistica, as demais são fotografias tirada pela sonda.

      Excluir
    2. Isso mesmo, é como disse o Milton. A primeira é uma ilustração, e as outras são reais feitas pela sonda. Abraços!

      Excluir
    3. Se essas fotos tiradadas do espaço são verdadeiras,cadê as estrelas?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. A luz de estrelas é mto fraca para ser capturada em fotos de sondas.

      Excluir
    6. Brendha é como vc ir tirar uma foto do céu a noite, não verá nada. A sonda está regulada para ver planetas e não estrelas (creio que seja isso).

      Excluir
  3. Na verdade a foto mostra a luz proveniente dos crespúsculos plutonianos... o céu de lá, visto da superfície, não teria nada de azul... é rarefeito demais para ser azul como o nosso céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário é o mais sensato. A notícia tem um tom exagerado e sensacionalista.

      Excluir
    2. Isso foi o que a NASA revelou pessoal, através de pesquisas e dados de imagens feitas pela sonda New Horizons. Não matem o mensageiro :) Abraços!

      Excluir
  4. Já temos tantas pendências aqui embaixo na Terra pra que Nasa vive inventando coisas que ao meu ver não é verdade.Acho que eles passam certas notícias para despertar a curiosidade do povo. Nada que for descoberto além da Terra vai trazer conforto para a Humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Já temos tantas pendências aqui embaixo na Terra pra que Nasa vive inventando coisas que ao meu ver não é verdade.Acho que eles passam certas notícias para despertar a curiosidade do povo. Nada que for descoberto além da Terra vai trazer conforto para a Humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda conquista tecnologica traz retorno, nas mãos e mentes de pessoas certas. O conhecimento sobre a fisica, a geologia, a quimica, etc, de outros corpos celestes é que permite a nós desvendarmos segredos sobre a dinamica do nosso próprio planeta.

      Por exemplo: recentemente descobriram que o boson de higgs realmente existe. Que utilidade isso tem para a humanidade nesse momento? Nenhuma! Mas uma hora alguém ou um grupo de pesquisadores, encontrará utilidade nisso.
      Desde a antiguidade se conhece os principios do magnetismo. Porém, durante muitos séculos o assunto nunca teve importância, afinal, nas mentes limitadas de gerações de pesquisadores, não havia qualquer utilidade nas propriedades magnéticas. Porém, nas mãos certas o estudo avançou no século 19, e hoje o magnetismo está em toda a vida moderna. Seja no hd do seu computador, em geradores e transformadores eletricos, etc.
      Então, não seja precipitada em questionar estudos que aparentemente não tem "serventia". Ela pode não ter serventia para nossas limitações criativas, mas nas mãos certas um mundo de possibilidade é aberto.

      Excluir
    2. Primeiro que vc Milton deveria ler melhor a respeito do boson de higgs.Ela tem utilidade sim e vc está desinformado a respeito.Em nenhum momento questionei os avanços alcançados e científico no campo da ciência. Não sei qual profissão é a sua ,pelos horários de seus comentários ou vc é aposentado ou não contribui em nada para a sociedade. Talvez vc seja um curioso ao tema astronomia ,daqueles que admiram o tema mas que não tem conteúdo para debater. Se vc fosse tão esperto deveria saber que nos últimos 30 anos os avanços tem colocado a Humanidade frente a situações até pouco tempo inimagináveis Estudos relatam que essas investigações de achar vida em outro planeta, descobrir a qualidade do solo e mesmo a existência de água, e que não que eu não acredito na veracidade das mesmas podem trazer esperanças de qualidade de vida mas por lado cria contradiçoes da própria vida do planeta e esses mesmos avanços só serviriam para desorganizar o ser humano que pode ser notado nas transformações que nós seres humanos estamos vivenciando. A pouco dias Terremoto no Chile resvalou tremores no Centro da Cidade de SP. Então afirmo e assumo que essas descobertas estão agredindo o dia a dia da humanidade e outra coisa pode ser notada que essa invasão ao espaço está transformando até as estações do ano que antes era organizado.
      Essa procura desenfreada por descobertas não atinge somente eles e esse mesmo homem tecnológicooscila em suas ações com experimentos e na verdade em uma insólita destruição do ser humano e da natureza.
      Procure ser menos radical.
      Te dou mais um exemplo da cagada (desculpe a expressão). Já ficou comprovado que os satélites GPS não ajudam os motoristas a encontrar o caminho certo ou mais próximo. Recentemente um casal de idosos foi parar dentro de um favela e foram cruelmente atingidos por tiros.
      Continuo em meu raciocínio achando que essa corrida ao Universo tem objetivo maior pra eles que o ser humano é o que menos importa. E vc que se acha tão inteligente pra julgar a opinião dos outros poderá ser relegado a condição de cachorrinho de cambão.

      Excluir
    3. Primeiro que vc Milton deveria ler melhor a respeito do boson de higgs.Ela tem utilidade sim e vc está desinformado a respeito.Em nenhum momento questionei os avanços alcançados e científico no campo da ciência. Não sei qual profissão é a sua ,pelos horários de seus comentários ou vc é aposentado ou não contribui em nada para a sociedade. Talvez vc seja um curioso ao tema astronomia ,daqueles que admiram o tema mas que não tem conteúdo para debater. Se vc fosse tão esperto deveria saber que nos últimos 30 anos os avanços tem colocado a Humanidade frente a situações até pouco tempo inimagináveis Estudos relatam que essas investigações de achar vida em outro planeta, descobrir a qualidade do solo e mesmo a existência de água, e que não que eu não acredito na veracidade das mesmas podem trazer esperanças de qualidade de vida mas por lado cria contradiçoes da própria vida do planeta e esses mesmos avanços só serviriam para desorganizar o ser humano que pode ser notado nas transformações que nós seres humanos estamos vivenciando. A pouco dias Terremoto no Chile resvalou tremores no Centro da Cidade de SP. Então afirmo e assumo que essas descobertas estão agredindo o dia a dia da humanidade e outra coisa pode ser notada que essa invasão ao espaço está transformando até as estações do ano que antes era organizado.
      Essa procura desenfreada por descobertas não atinge somente eles e esse mesmo homem tecnológicooscila em suas ações com experimentos e na verdade em uma insólita destruição do ser humano e da natureza.
      Procure ser menos radical.
      Te dou mais um exemplo da cagada (desculpe a expressão). Já ficou comprovado que os satélites GPS não ajudam os motoristas a encontrar o caminho certo ou mais próximo. Recentemente um casal de idosos foi parar dentro de um favela e foram cruelmente atingidos por tiros.
      Continuo em meu raciocínio achando que essa corrida ao Universo tem objetivo maior pra eles que o ser humano é o que menos importa. E vc que se acha tão inteligente pra julgar a opinião dos outros poderá ser relegado a condição de cachorrinho de cambão.

      Excluir
    4. Vamos lá, eu adoro derrubar argumentos de pessoas como você, que partem para agressões gratuitas.

      1. Me mostre uma fonte onde diz que o boson de higgs já tem alguma aplicação prática. Quero o LINK provando isso.

      2. Os avanços cientificos é um processo continuo, que perdura desde a antiguidade. Onde os únicos saltos significativos de progresso, aconteceu durante o surgimento da computação na década de 40, na conquista espacial, na geolocalização e na internet.

      3. Gostaria de saber o que tem de tão significativo nos "últimos 30 anos" para criar "contradições" na vida do ser humano, já que o progresso material humano tem saltos bem definidos que vem muito além desses "30 anos". Em outras palavras, do que você está falando?

      4. Que relação tem o terremoto no Chile, com qualquer tipo de atividade humana? Sendo que isso foge totalmente do escopo e da capacidade de modelagem humana em seu meio ambiente?
      O terremoto no Chile, nada mais é do que o choque da placa de Nazca com a placa Sulamericana, em um processo que já vem ocorrendo a milhões de anos. Onde tem influência humana nesse processo?

      5. O que destrói o meio ambiente não é a ciência é o capitalismo desenfreado. A ciência produz soluções, quem faz o uso inadequado disso é o ser humano. Acha que a Revolução Industrial no século 18, tinha qualquer tipo de tecnologia avançada? Não! Tinha apenas homens gananciosos poluindo o meio ambiente, com aquilo que tinham em mãos.

      6. GPS é plenamente funcional em países onde existe uma lógica de crescimento e planejamento urbano. Agora em um país, cheio de regras de transito idiota, com ruas que dão giros de 180º, com vielas e favelas pelo caminho, não espere que o GPS tenha o mesmo desempenho. O sistema de transito brasileiro é um caos.

      7. A corrida ao espaço, tem a componente de poderio do país que manda a missão, mas para quem se debruça sobre os projetos e desenvolvem essas missões, não são nada mais que sonho. Saiba separar governo, dos cientistas. Os valores de ambos são diferentes...

      Excluir
    5. Muito bom Milton! Mais uma ecochata derrubada do ninho! Faz o seguinte Ester, escreva uma boa resposta ecologicamente correta, sem usar nenhum meio tecnológico e envie para o site, estaremos esperando. não vale usar Sedex hein, e também não vale usar caneta e se atente para o papel, lanço o desafio!

      Excluir
    6. Olhe bem Milton em primeiro lugar veja o horário que estou escrevendo,isso quer dizer que trabalho pra cacete e que esse site traz artigos interessantes para minhas pesquisas.
      Qto a sua frase: Quero o site, a meu ver tem um tom de exigência e dúvida e eu não aceito que um homem diga aquilo que devo fazer.
      Não agredi vc pq não tenho esse tipo de comportamento agressivo , somente analisei seu perfil pelos seus comentários.
      Não tenho tempo para discussões inúteis e pelo visto vc não quer conhecimentos vc gosta de bate boca.
      Creia que nada me faz rir mais do que a ignorância rxplícita daqueles que pensam que sabe tudo.
      Faz assim: amplie seus horizontes e torna-se um HOmem e não um garotinho indefeso que se sente atingido por alguém que discorda de vc, assim seus conhecimentos vão aumentar e torná-lo mais confiante sobre os assuntos que vc pensa em entender.
      Frequente atividades culturais e aprofunde aquilo que vc pensa que entende mais que os outros. Somente sites de internet não irá resolver seus problemas.
      E pra vc delmira o meu desprezo total pelo seu comentário , sem resposta pra vc pq meu nivel não permite.
      Continuarei dando meus comentarios , infelizmente não dá pra escolher as pessoas que entram aqui no site.

      Excluir
    7. Sou analista de sistemas, portanto usar computador é algo habitual para mim. Se te incomoda os horários que eu respondo aqui no site, sugiro que faça uma faculdade de computação, assim terá como usar computador nos horários que uso. Fica a dica...

      Quanto a minha frase lá atrás, não entendi o que te incomodou. Falei de fatos e não de suposições. Então, não me venha com esse feminismo barato, pois vou ignorar...
      E volto a repetir, essas suas agressões gratuitas não irão te levar a lugar algum. Se você acha que não está sendo agressiva, então dou graças por não fazer parte da sua vida, pois você deve ser uma pessoal intragável no cotidiano, afinal não é nem capaz de perceber as ofensas que profere.
      E minha discussão com você acaba aqui. Não costumo perder meu tempo com pessoas que não me acrescentam nada. Abraços e se cuida!

      Excluir
    8. Pra vc delmira ignoro seus comentários.Meu comportamento não vai mudar pq sou sempre calma e distante para uma pessoa igual a vc. Não me sinto na obrigação de desfazer sua curiosidade sobre minha pessoa, Continue lendo meus comentários quem sabe vc aprenda um pouco a não se meter na conversa alheia .Que feio heim!
      Qto a vc Milton qual foi a parte que "ACABOU" que não entendeu??
      Para mim já havia terminado, mas como vc continuou e tentou se igualar a mim também com agressão gratuita, me sinto no direito de resposta.
      Siga o exemplo do Aiolhia e procure ler meu comentário 2, 5 ou 10X para entender como ele.
      Não tenho curiosidade de saber que vc seja um analista de sistemas o que acho pouco provável .Talvez tenha feito faculdade ou um curso mas com certeza v c não trabalha com isso. Pra ser um analista é preciso ter raciocínio lógico. È um trabalho que requer concentração permanente de aprendizagem . Conheço vários amigos formados e vc não se enquadra em nada num analista de sistema.Mas isso não é da minha conta e muito menos os seus horários. Somente citei no comentario para justificar sua opinião qto ao mesmo.
      Já era de se esperar que vc fosse tentar me atacar me chamando de intragável , porém a gente so se sente ofendida se houver permissão. Tudo isso me deu base pra acreditar que vc é mesmo uma pessoa racional ao extremo, bitolada e inflexível. O que vc tentou no seu infeliz comentário a meu respeito foi extravasar como uma válvula de escape algum problema pessoal referente a alguma frustação.
      O que vc demonstrou em todos seus comentários é que gosta de se exibir de se firmar e se preocupou não com meu comentario sobre a matéria, mas com o perfil que fiz de vc. O que falta em ti é uma critica interna. Talvez vc seja assim por achar que não é bom, correto ou bonito o suficiente. Seu desvio comportamental foi bem visivel, seria bom vc procurar ajuda psicológica.
      Sou feliz, realizada em todos os setores e rodeada de amigos. Já vc só aquele lá de cima pode saber.
      Dispenso seu abraço...abraços são pra quem cria laços e eu não faço parte de sua vida.
      Encerrado qualquer assunto vindo de vc que não seja sobre os artigos do site. Bye!

      Excluir
    9. Ester você é intragável como pessoa pelo amor de Deus vai se tratar, o cara foi tão contundente nos argumentos dele que vc preferiu dizer tudo que era ofensa e não respondeu nada de útil! se trata se salve de si mesma é difícil enxergar quando uma pessoa precisa de ajuda e você claramente é uma dessas que vive na postura defensiva/agressiva fim da transmissão!

      Excluir
    10. DELMIRA SILVA
      OI TA TUDO BEM?
      BOM ANO
      QUERO QUE ESTEJAS BEM DE SAUDE
      EU TOU ASSIM ASSIM FIZ TRATAMENTO MEDICO POR ISSO ANDO POUCO CONFUSO TENTO DESTRAIR E ESCREVO AO PESSOAL
      GOSTO DE VER DISCOS OU HISTORIAS DE OVNIS

      Excluir
    11. Perfeita colocação Milton, coerente e irrefutável, mas, pena que mal interpretada pelos psicologicamente limitados.

      Excluir
    12. Nossa,essa tal de Ester é ignorante demais,o cara não disse nada agressivo.Pra que isso? Já que descordasse de um ponto ou outro,porque não ser cordial? Vá se tratar mulher insensata, você se acha demais,super mega tosca ,e ainda acredita nas próprias mentiras.

      Excluir
  6. Tenho pena de vc Ester, tão ignorante e cheia de si a mesmo tempo, fiquei curiosa com o q disse " artigos interessantes para minhas pesquisas", vc trabalha na área? Professora? Se for a Educação tá perdida! Tá ensinando sobre a aplicação prática do Boston de higgs ou sobre a influência da tecnologia no movimento das placas tectônicas, ou mesmo sobre a inutilidade do sistemas geoposicionamento criados pelo homem. Cuidado q uma hora algum aluninho de 12 anos vai fazer vc passar vergonha na sala de aula! Enfim.... vai estudar, mas estude muito.mesmo e pare de digitar bobagens em sites que divulgam conhecimento cientifico, passando vergonha! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Bem, sou um astrônomo bem amador, mas qualquer um com bom senso entende o pq dessa obsessão da Nasa e dos EUA ir procurar água, opa, planetas com possível vida.
    Concordo com a Ester, no momento temos coisas muito, mas muito mais importante para resolver no planeta do buscar uma solução fora. Mas enfim, vivemos em um mundo capitalista que graças a ele, que a ciência evoluiu e vai continuar evoluindo. Bem, vou continuar apreciando o céu a noite com o meu grupo que ao meu ver, é muito melhor do que assistir novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. finalmente alguém sensato para entender meu raciocínio qto a importância de resolver os problemas da Terra em primeiro plano. O que eu entendo Aiolhia é que a possibilidade de habitar a Lua e Marte é impossível devido a vários fatores diferentes da Terra. Nosso planeta é mais complexo que se conhece, então pq não usar os gastos e o tempo nessa aventura desenfreada para solucionar e cuidar do nosso planeta da melhor forma possível?
      O problema não é o planeta, e sim as pessoas. Nós estamos nos destruindo pouco a pouco e o planeta vai continuar no sistema solar, independente do que possa acontecer com a espécie.
      humana.
      Obrigada por entender o meu raciocínio do comentário. Até a próxima.

      Excluir
    2. Sou geólogo, e posso afirmar que temos tecnologia suficiente para colonizar Marte, mas você precisa na nossa história, e que nenhum momento buscamos melhorar, e sim explorar, foi assim com as colônias e agora com planetas, e quem sabe alem né.
      Esses grandes investimentos são para colonização em algum futuro distante. Mas também não posso condenar, pois graças há esses grandes investimentos, a nosso conhecimento sobre diversos assuntos aumenta. Bem, é difícil chegar em consenso, pois trabalho como.pesquisador e sei da importância das duas linhas, a de preservação do nosso planeta e a exploração espacial. 😃

      Excluir
    3. entao fica aqui cuidando da terra,,,,,espera o exterminio chegar,,como pode ter pensamentos assim,,,,,,temos como humanos de achar o quanto antes outros mundos para nos perpetuar nossa existencia,,,,,,se ficarmos aqui,,,,sera o fim,,,,,nunca ponha seus ovos numa cesta so,,,,,,algum dia ela podera cair,,,,e sera o fim!!!!!!!!!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. nos aqui na terra temos agua , assim por exemplo - chove em todos planetas ,a manter agua ou a ivaporar ,depende da temperatura humidade O2 de cada planeta,assim vemos por exemplo aqui na terra a tranformacao em muitos anos de vida ,tanto em seres vivos e nao vivos

    ResponderExcluir
  10. Eu achando que esse aqui já estava encerrado ~~
    Vc está certo Jonny, sem sombra de dúvida, o planeta irá recuperar todo o ciclo hídrico algum dia, mas duvido que seja rápido suficiente para atender a humanidade que não para de crescer
    Podemos dizer que a água no planeta é igual ao dinheiro no nosso país, gastamos mais do que arrecadamos, é diferente do dinheiro, não existe plano a curto prazo para recuperarmos a água gasta
    XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiolhia, entao tudo bem , bom natal,boas prendas do pai natal
      acredito em et,s em ovnis. e de muitas coisas que li e vi
      possivel e muita coisa de verdade e origem de civilizacoes inteligentes
      podes falar pouco de ti ? se me permitas-me com todo respeito,educacao,simpatia,sere humano,desporto trabalho,amizade,filmes gostos,culinaria,viajar,ferias,arte,museu,novela,jardim,campo...etc
      do amigo sempre ao dispor
      cumprimentos
      johnny

      Excluir
    2. Feliz Natal Johnny
      Claro q pode falar comigo 👍

      Excluir
    3. acima mencionado ...encerrado'''?????
      acreditas em et,s , discos voadores... fabricados made in terra e made in extra... me conta ta
      bom ano
      tudo de bom para o mundo
      acabar com as guerras
      paz no mundo
      todos ajudar mutuamente

      Excluir
  11. Milton: Vc diz "recentemente descobriram que o boson de higgs realmente existe. Que utilidade isso tem para a humanidade nesse momento?"
    Esse trabalho, que eu saiba, é para tentar descortinar os primordeos dos tempos, a criação do universo no suposto big bang, o que originou a matéria...cosmos. Isto não é uma aplicação prática mas sim um aditivo importante para o nosso conhecimento. Na minha opinião isso é importantissimo para nós. Nunca se esqueça que para nós construirmos o futuro temos de ter uma noção muito próxima do que foi o passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as particulas, ou seja os peter higgs esta assim como tu estas na terra brands ou electrois se evaporam em contacless se usares cartao magnetico no mero acaso se as particulas na bandeja se estiveres a beber beer ou vinho com coca isso se for no restaurante, de ferias e embarcar e check in as malas tem que se visto raio x assim fica tudo esclaecido tudo bem tudo joia ,nao metade joia metade boson de peter de higgs

      Excluir
  12. Oi Miguel
    Não sou o Milton e acho q ele não está mais acompanhando, mas gostaria de responder a sua pergunta com o meu ponto de vista
    Bem, ao meu ver sobre a utilidade para a humanidade sobre Bóson no momento é, a necessidade de engolir o nosso orgulho, deixar de ser conservadores e admitir que a nosso conhecimento em física é pífia, está incompleta, é isso q acredito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maoss se fr h esr fazes de conta que le foto e t e.e.rt d3''''cd bolo rei e cha de hoetela ,fisica 22222 kkkk balde e vai lavar o chao ,eu sou tambem nao tenho vergonha ok para trabalhar e viver com saude ,com todo respeito de um grande amigo tou a ficar co mmm sono bebebr cafe e bolos e comer chamussas e beber aqgua

      Excluir
  13. Nasa, espaço, E enquanto isso o gás custando mais de 50, 00 a casa própria inacessível para a maior parte da população, seitas tentando ter o controle político e econômico, E o brasileiro preocupado com o espaço. Pq a Nasa não pesquisa um jeito de construir um presídio na lua para colocar todos nossos congressistas

    ResponderExcluir
  14. Nasa, espaço, E enquanto isso o gás custando mais de 50, 00 a casa própria inacessível para a maior parte da população, seitas tentando ter o controle político e econômico, E o brasileiro preocupado com o espaço. Pq a Nasa não pesquisa um jeito de construir um presídio na lua para colocar todos nossos congressistas

    ResponderExcluir
  15. essa noticia é fake,daqui a alguns anos irão noticiar que uma sonda desceu em plutão no ano de 2016 e mostrarão fotos,etc,etc,etc,nunca irao noticiar algo no exato momento do acontecimento...todos os anos lançam sondas,espaconaves e nem divulgam isso.

    ResponderExcluir
  16. Não vejo a hora de podermos explorar novos planetas, polui-los, escravizar seres inferiores, culpar os superiores por nos fazer maldades e difundir nossa justa maldade disfarçada de direito pelo universo !

    ResponderExcluir
  17. ué?
    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/tudo-azul-em-plutao.html

    "Isso significa que o céu de Plutão, num dia de Sol, é azul?
    Não, a atmosfera de Plutão é muito rarefeita, com densidade baixíssima. Olhando para cima, a partir de sua superfície, mesmo durante o dia, o que domina é o escuro do espaço. O Sol é visto de maneira discreta, mas é possível ver um céu bastante estrelado."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De cordo com a NASA, realmente trata-se de "céu azul", não apenas de "atmosfera azul". Confira:

      “A blue sky often results from scattering of sunlight by very small particles. On Earth, those particles are very tiny nitrogen molecules. On Pluto they appear to be larger — but still relatively small — soot-like particles we call tholins.”

      http://www.nasa.gov/nh/nh-finds-blue-skies-and-water-ice-on-pluto

      Aqui também diz:

      "...the dwarf planet’s sky—which, scientists now know, is blue just like Earth’s"

      http://www.wired.com/2015/10/pluto-skies-blue-frozen-water/

      Deve ter havido algum mal entendido no G1... Abraços Bruno!

      Excluir
  18. Ester Sobrinho e Milton, boa tarde! Gostei muito de ler os seus comentários e a demonstração dos seus conhecimentos, tanto vc e o Milton demonstraram ser muito inteligentes em suas colocações eu poderia acreditar que se vcs dois somassem as suas forças(conhecimentos) tenho certeza que formariam uma ótima dupla. Entendi os dois lados e dou razão aos dois e espero que um dia vcs possam se tornar bons amigos. Vcs conhecem bem o assunto que discutiram. Abraços, Lucio.

    ResponderExcluir
  19. GOSTEI DO BLA BLA BLA!... DESEJO E ESPERO QUE VOCÊS SE TORNEM AMIGOS. Sabedoria é assim. Sempre se enfrentam verbalmente, mas jamais se denigrem espiritualmente. que esses conhecimento cresçam e deem seus frutos favoráveis ao nosso meio.

    ResponderExcluir