Ano Bissexto - Conheça a confusa história por trás do dia 29 de fevereiro

história do dia 29 de fevereiro - ano bissexto
Por que temos o dia 29 de fevereiro em alguns anos? O que isso significa? 

Hoje é dia 29 de fevereiro, o que nos traz um "ano bissexto" ou "dia bissexto", um fenômeno que nos acompanha desde o século 46 aC.

Naquela época, Júlio César aceitou o conselho do astrônomo aprendiz, Sosigenes de Alexandria, que sabia da experiência egípcia que o ano tropical (também conhecido como o ano solar) tinha cerca de 365,25 dias de duração. Assim, para reverter as horas acumuladas que eram perdidas, precisaríamos de uma dia extra de vez em quando, e foi aí que um "dia extra" foi adicionado ao calendário a cada 4 anos.

estátua de Julio Cesar - calendario juliano
Estátua de Júlio César no Jardim das Tulherias, Paris, França.
Créditos: Wikimedia Commons

Este novo calendário "Juliano" foi usado em todo o Império Romano e por várias igrejas cristãs. Naquela época, fevereiro era o último mês do ano.

Inicialmente, o calendário romano contava apenas 355 dias, que era basicamente um calendário lunar, e a transição para o calendário juliano faria com que os feriados ficassem fora de época, assim como as comemorações especiais e as estações do ano, portanto Julio César adicionou 90 dias extras no ano 46 aC, que foram divididos em três meses temporários.


Um mês foi adicionado entre fevereiro e março; outros dois meses (Intercalaris Antes e Intercalaris Posterior) foram adicionados depois de novembro. O resultado final foi um ano de 15 meses e 445 dias de duração, e foi apelidado de Annus Confusionus - O Ano da Confusão.

Então, para honrar a sua contribuição, Júlio César rebatizado o quinto mês, que anteriormente era conhecido como Quintilis, com seu próprio nome: Julho. Veja quantas mudanças importantes se consegue se você for um imperador, ou imperatriz!


O calendário Juliano ainda era falho

O calendário Juliano funcionou tão bem no começo que muitos países o adotaram. Infelizmente, ele era falho, sendo 0,0078 dia (cerca de 11 minutos e 14 segundos) mais longo do que o ano tropical.

Assim, o calendário Juliano adicionava um dia a cada 128 anos, o que significa que, a cada 128 anos, o calendário tinha um dia a menos, o que fez com que a data do feriado de Páscoa se tornasse imprecisa.




Como resultado, no ano de 1582 o calendário já estava completamente fora de sintonia com o ano solar (num total de 10 dias), e foi aí que o Papa Gregório XIII, aconselhado pelo matemático e astrônomo jesuíta chamado Christopher Clavius, fez uma intervenção criando o nosso calendário atual: o Calendário Gregoriano.

Em primeiro lugar, para sincronizar tudo novamente, 10 dias foram retirados do calendário após a quinta-feira de 4 de outubro de 1582, tornando o dia seguinte como sexta-feira, 15 de outubro. As pessoas sentiram que 10 dias tinham sido retirados de suas vidas, e houve protestos pelas ruas de toda a Europa. Os trabalhadores exigiam o pagamento desses 10 dias, mesmo sem ter trabalhado, e as pessoas comentavam que tinham 10 dias a menos de vida. Foi uma confusão total!

calendário gregoriano
Créditos: divulgação

Em seguida, para sincronizar ainda mais o calendário gregoriano com o "século solar" (100 anos solares), criou se uma regra, pois precisaríamos ter 97 anos bissextos a cada 400 anos, e se tivéssemos 1 ano bissexto a cada 4 anos, teríamos 100 anos bissextos. Portanto,criou-se a seguinte regra:

"Todos os anos múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com excessão dos múltiplos de 400, são anos bissextos." E é por isso que o ano 2000 foi um ano bissexto, mas 1700, 1800 e 1900 não foram.


Algumas pessoas não gostaram do Calendário Gregoriano

O calendário gregoriano, no entanto, não foi adotado pelas colônias americanas até 1752. E se você acha que 20 anos foi um período muito longo para as colônias americanas aceitarem o calendário gregoriano, saiba que isso não foi nada se compararmos com a Rússia, que finalmente aceitou o calendário gregoriano em 1918. E a Grécia foi ainda mais teimosa, pois só aderiu ao novo calendário em 1923! E ainda assim, o calendário gregoriano não é utilizado em todo planeta, já que alguns países como China, Israel, Irã, Índia, Paquistão, Argélia (entre outros orientais) ainda não utilizam o nosso calendário.




O calendário gregoriano tem provado ser muito superior que o calendário juliano. Durante um período de um ano, ele se adianta em apenas 26 segundos. Isso é um erro tão pequeno que não será necessário eliminar um dia no calendário, até por volta do ano 5300.


Algumas melhorias foram sugeridas

Ainda assim, algumas pessoas gostariam de ver uma mudança no nosso calendário (mais uma vez). Uma das propostas mais populares é o Calendário Mundial, criado por Elisabeth Achelis da Associação Mundial do Calendário em 1930.

O Calendário Mundial consiste de 364 dias. O ano seria dividido em quatro quartos, com cada trimestre que consiste em três meses. O primeiro mês de cada novo trimestre (Janeiro, Abril, Julho e Outubro) teria 31 dias e sempre começaria em um domingo. Todos os meses restantes teriam apenas 30 dias.

Com essa configuração, qualquer data cairia no mesmo dia da semana em todos os anos. Então, se você nasceu em uma terça-feira, o seu aniversário sempre cairia numa terça-feira, pro resto da sua vida! Coitado de quem nascesse numa segunda-feira!

orrery - sistema solar mecanico
Orrery - instrumento mecânico que simula o movimento de rotação e translação dos planetas.
Créditos: divulgação

O Natal, por exemplo, seria sempre nas segundas-feira; e o feriado de Ação de Graças (muito popular nos Estados Unidos) finalmente teria uma data fixa: 23 de novembro, já que a 4ª quinta-feira de novembro no calendário Mundial seria sempre na mesma data.




Os supersticiosos também poderiam do novo método, afinal teríamos quatro sextas-feira 13 por ano. Atualmente, o número máximo é de 3 a cada ano.

Mas espere! Com um calendário de 364 dias, o que aconteceria o dia extra? E o que aconteceria com os anos bissextos? Bem, o dia 31 de dezembro seria reconhecido como "Dia do Mundo" (um feriado mundial), sempre entre entre sábado dia 30 de dezembro e domingo, 1° de janeiro.

E como nos anos bissextos, o dia extra seria inserido não no final de fevereiro como é agora, mas no final de junho. 31 de junho se tornaria um segundo feriado mundial, e assim como os Jogos Olímpicos, seria celebrado a cada quatro anos. Provavelmente, seria muito trabalho, considerando que anos bissextos ainda deveriam existir... e isso é uma coisa que,aparentemente, não podemos escapar... Então Feliz Dia 29 de Fevereiro!







Fonte: Wikipedia / Space / Leap Year
Imagens: (capa-ilustração/Richard Cardial) / Wikimedia Commons / divulgação
29/02/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. Ah, peraí: Na época de Julio Cesar, a europa ainda acreditava na Terra imóvel como centro do Universo... Como, nesta época ridícula, conseguiram tamanha precisão de 365,25?? Tá mal explicada esta parte, amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época conseguiam observar até planetas e estrelas, por que não se conseguiria observar o movimento de translação da terra ?

      Excluir
    2. Desculpe pela demora na resposta. Na verdade, o modelo heliocêntrico (onde a Terra gira em torno do Sol) tem relatos que datam de séculos a. C. Porém, essa visão mais abrangente acabou perdendo força com o tempo.

      Além disso, não seria necessário compreender o modelo heliocêntrico para entender o "ano solar" ou "ano tropical", já que os antigos gregos, chineses e hindus já haviam feito cálculos que mostravam o tempo exato que o Sol levava para aparecer no mesmo ponto do céu (365,25 dias). Ou seja, entendendo isso, já seria suficiente para sincronizar o calendário com o Ano Solar, mesmo que você achasse que o Sol girava em torno da Terra.

      Um grande abraço!

      Excluir
    3. Olá Fora do ar, lembre-se que a evolução do conhecimento humano não seguiu um padrão linear gradual ascendente. Lembre-se que na época do antigo Império Romano, eles já contavam por exemplo com uma avançada rede de infra-estrutura de aquedutos e sistemas considerados bem modernos, que simplesmente foram esquecidos durante a "Idade das Trevas". Às vezes temos até a impressão que a Idade Média se passou antes do Império Romano... Assim como no caso que citei, o conhecimento astronômico também "andou para trás" na época que o cristianismo dominou o mundo, e muito do conhecimento conquistado a duras penas foi suprimido pela Igreja Católica (vide Galileu e Copérnico, por exemplo). Até a arte foi vítima disso, e muitas esculturas do Vaticano por exemplo tiveram as partes que representam suas genitálias destruídas e recobertas. Não é a toa que chamamos essa época de "Idade das Trevas"...

      Excluir
  2. NOSTRADAMUS Y EL ASTEROIDE AN10 1999
    Centuria X
    Cuarteta 72
    El año mil novecientos noventa y nueve siete meses,
    Del cielo vendrá un gran Rey de terror:
    Resucitar el gran Rey de Angolmois,
    Antes después Marte reinar por dicha
    Nostradamus nos habla de algo que vendrá del cielo y que provocará gran terror entre los humanos.
    ¿Que puede venir del cielo que provoque tanto temor entre la humanidad?
    Un asteroide.
    Cuando los astrónomos descubren un nuevo asteroide el nombre que le ponen es el del año en que ha sido descubierto.
    En 1999 astrónomos descubrieron un asteroide que se acercará peligrosamente a la Tierra en el año 2027 y en 2039.
    Asteroide que lleva por nombre 1999 AN10.
    ¿Nostradamus nos está dando el nombre del asteroide en su cuarteta y nos dice que se va a estrellar contra la Tierra?
    ¿ Nos está diciendo que después de la caída del asteroide la guerra reinará felizmente? ( Marte dios de la guerra en la mitología romana )
    Centuria I
    Cuarteta 69
    La gran montaña redonda de siete estadios,
    Después paz, guerra, hambre, inundación.
    Rodará lejos abismando grandes regiones,
    Aún antiguas, y gran fundación.
    Montaña redonda se refiere a la forma que tiene el asteroide y nos dice el tamaño , siete estadios , unidad de longitud romana equivalente a 134 metros.
    El tamaño que nos da para el asteroide es aproximadamente de mil metros , la misma que tiene el asteroide 1999 AN10.
    Nos dice en la cuarteta que antes de la caída del asteroide habrá paz pero después vendrá la guerra y que la caída del asteroide provocará inundación, de esta forma nos está diciendo que caerá en el mar, abismando (inundando) grandes regiones.
    En el apocalipsis de San Juan también se habla de la caída de un asteroide en el mar.
    "El segundo ángel toco la trompeta, y como una gran montaña ardiendo en fuego fue precipitada en el mar; y la tercera parte del mar se convirtió en sangre y murió la tercera parte de los seres vivientes que estaban en el mar, y la tercera parte de las naves fue destruida" (Apocalipsis 8:8,9)
    Nostradamus escribió sus cuartetas en francés, si observamos atentamente la cuarteta original de 1999 vemos que no se ha traducido correctamente.
    Century 10
    Quatrain 72
    L'an mil neuf cens nonante neuf sept mois,
    Du ciel viendra un gran Roy d'effrayeur.
    Resusciter le grand Roy d'Angolmois.
    Avant apres Mars regner par bon heur.
    La primera línea siempre se ha traducido por " el año 1999 " pero en francés para decir eso tendría que ser " L´année 1999 ".
    Nostradamus escribe " L´an 1999 "
    La traducción literal de la primera línea es " El an 1999 ".
    Nostradamus siempre nos ha estado dando el nombre del asteroide que en un futuro impactará contra la tierra.
    Asteroide an10 1999.
    En un foro un tal copahue llega a la siguiente observación con respecto a la palabra ANGOLMOIS:
    Si nos fijamos en la palabra AN gol MOIS, podemos interpretar el nombre del asteroide AN, gol: agosto y MOIS: mes en francés.
    Por lo tanto la cuarteta quedaría de la siguiente manera:
    Centuria X
    Cuarteta 72
    El AN10 1999 siete meses
    Del cielo vendrá un gran Rey de terror:
    Resucitar el gran Rey de AN - GOL - MOIS,
    Antes después Marte reinar por dicha.
    Juan Carlos de Madrid

    ResponderExcluir
  3. NOSTRADAMUS Y EL ASTEROIDE AN10 1999
    Centuria X
    Cuarteta 72
    El año mil novecientos noventa y nueve siete meses,
    Del cielo vendrá un gran Rey de terror:
    Resucitar el gran Rey de Angolmois,
    Antes después Marte reinar por dicha
    Nostradamus nos habla de algo que vendrá del cielo y que provocará gran terror entre los humanos.
    ¿Que puede venir del cielo que provoque tanto temor entre la humanidad?
    Un asteroide.
    Cuando los astrónomos descubren un nuevo asteroide el nombre que le ponen es el del año en que ha sido descubierto.
    En 1999 astrónomos descubrieron un asteroide que se acercará peligrosamente a la Tierra en el año 2027 y en 2039.
    Asteroide que lleva por nombre 1999 AN10.
    ¿Nostradamus nos está dando el nombre del asteroide en su cuarteta y nos dice que se va a estrellar contra la Tierra?
    ¿ Nos está diciendo que después de la caída del asteroide la guerra reinará felizmente? ( Marte dios de la guerra en la mitología romana )
    Centuria I
    Cuarteta 69
    La gran montaña redonda de siete estadios,
    Después paz, guerra, hambre, inundación.
    Rodará lejos abismando grandes regiones,
    Aún antiguas, y gran fundación.
    Montaña redonda se refiere a la forma que tiene el asteroide y nos dice el tamaño , siete estadios , unidad de longitud romana equivalente a 134 metros.
    El tamaño que nos da para el asteroide es aproximadamente de mil metros , la misma que tiene el asteroide 1999 AN10.
    Nos dice en la cuarteta que antes de la caída del asteroide habrá paz pero después vendrá la guerra y que la caída del asteroide provocará inundación, de esta forma nos está diciendo que caerá en el mar, abismando (inundando) grandes regiones.
    En el apocalipsis de San Juan también se habla de la caída de un asteroide en el mar.
    "El segundo ángel toco la trompeta, y como una gran montaña ardiendo en fuego fue precipitada en el mar; y la tercera parte del mar se convirtió en sangre y murió la tercera parte de los seres vivientes que estaban en el mar, y la tercera parte de las naves fue destruida" (Apocalipsis 8:8,9)
    Nostradamus escribió sus cuartetas en francés, si observamos atentamente la cuarteta original de 1999 vemos que no se ha traducido correctamente.
    Century 10
    Quatrain 72
    L'an mil neuf cens nonante neuf sept mois,
    Du ciel viendra un gran Roy d'effrayeur.
    Resusciter le grand Roy d'Angolmois.
    Avant apres Mars regner par bon heur.
    La primera línea siempre se ha traducido por " el año 1999 " pero en francés para decir eso tendría que ser " L´année 1999 ".
    Nostradamus escribe " L´an 1999 "
    La traducción literal de la primera línea es " El an 1999 ".
    Nostradamus siempre nos ha estado dando el nombre del asteroide que en un futuro impactará contra la tierra.
    Asteroide an10 1999.
    En un foro un tal copahue llega a la siguiente observación con respecto a la palabra ANGOLMOIS:
    Si nos fijamos en la palabra AN gol MOIS, podemos interpretar el nombre del asteroide AN, gol: agosto y MOIS: mes en francés.
    Por lo tanto la cuarteta quedaría de la siguiente manera:
    Centuria X
    Cuarteta 72
    El AN10 1999 siete meses
    Del cielo vendrá un gran Rey de terror:
    Resucitar el gran Rey de AN - GOL - MOIS,
    Antes después Marte reinar por dicha.
    Juan Carlos de Madrid

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! E gostaria muito de compartilhar mas vocês fazem a página de forma que tenho o post mas não aparece o botão "compartilhar". Chateada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Tetê! A, e temos sim botões de compartilhamento (logo acima dos comentários) e na versão PC tem ainda uma opção maior, no canto esquerdo da tela.

      Um grande abraço e obrigado por nos acompanhar!

      Excluir
  5. Esse calendário mundial lembra o do Condado, da Terra Média. Achei legal.

    Interessante, Julio César fez lambança e ainda se homenageou...

    ResponderExcluir
  6. Tá bom... um paraguaio maluco fora-da-casinha pode postar asneiras enormes, mas minha pergunta ninguém consegue responder. Ninguém merece.

    ResponderExcluir
  7. Bom, pelo menos eu respondi sua pergunta... é que a resposta é um tanto polêmica, e talvez muita gente a evite! O mundo antes da dominação das religiões monoteístas permitia um pensamento muito mais liberto, livre de tabus. Veja que mesmo hoje em dia, entraves religiosos ainda atrapalham nossa evolução (vide as pesquisas com células tronco, casamento igualitário, direitos femininos). Em certos países dominados pela religião as mulheres não podem trabalhar, estudar e dirigir, por exemplo. Assim como nos dias de hoje os entraves religiosos ainda atrapalham, na idade média (como você deve saber) isso era ainda mais forte, e muito do conhecimento foi enterrado sob a mortalha da religião. Não é a toa que na idade média, mesmo o mais poderoso dos reis vivia em situação menos luxuosa e mais precária do que um simples nobre do Império Romano! A liberação sexual também regrediu após a ascensão da IC (vide os festivais dedicados a Baco e a Saturnália, que foi transformada em Natal). O conhecimento astronômico dos Persas, do qual muitos dos nomes dos astros provêm (perdoe o trocadilho, mas é irresistível!) que era literalmente astronômico!Rs, foi quase destruído nessa época de ignorância e radicalismo religioso.

    ResponderExcluir
  8. De onde esse pessoal tira a ideia de que a Igreja era contra a ciencia? Copernico era um sacerdote católico e não foi censurado."idade das trevas" não passa de um termo preconceituoso quem estudou pouco sobre a idade média. Se não fosse a Igreja para sustentar a civilização ocidental após a queda do império romano nao existiria europa e muito menos método cientifico...

    ResponderExcluir