Revelado o mapa mais completo da Via Láctea em uma imagem de tirar o fôlego!

mapa mais completo da nossa galáxia
Os detalhes são fantásticos, e mostram regiões escondidas da nossa Galáxia

Uma nova imagem incrível obtida com o telescópio APEX (Atacama Pathfinder Experiment) mostra a nossa Galáxia brilhando assustadoramente, em comprimentos de onda que são invisíveis ao olho humano. Esse novo mapa, feito em comprimentos de onda no submilímetro (entre ondas de rádio e infravermelha) nos revela zonas de nascimento de estrelas, que até gora, eram desconhecidas.




Além de ser uma imagem (muito) bonita, ela permite que os astrônomos observem o gás e a poeira extremamente fria da Via Láctea, que chegam a temperaturas próximas do zero absoluto.

mapa mais completo da nossa galáxia, a Via Láctea
Mapa ATLASGAL, obtido pelo Telescópio APEX, do Observatório Europeu do Sul (ESO).
Créditos: ESO / APEX / ATLASGAL / NASA / ESA / Planck
Clique na imagem para ampliar

A imagem faz parte de uma pesquisa chamada Monitoramento de Grande Área da Galáxia (ATLASGAL) com o APEX. A observação foi feita também para conhecer os locais de estrelas recém-nascidas, que encontram-se no interior de enormes nuvens frias de gás, que são difíceis de serem observadas. Os astrônomos também estimaram a densidade do gás através da combinação de dados obtidos pelo APEX e pelo Telescópio Planck da Agência Espacial Europeia.




"A pesquisa ATLASGAL fornece pistas interessantes sobre o local de formação da próxima geração de estrelas de grande massa e de aglomerados", disse Timea Csengeri, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, que liderou o trabalho de combinação de dados dos telescópios Apex e Planck. "Ao combinar estes dados com observações do Telescópio Planck, podemos agora entender onde estão as grandes estruturas de nuvens moleculares."

Via Láctea em diferentes comprimento de onda
Comparação da região central da Via Láctea em diferentes comprimentos de onda,
feitas pelo APEX e por diferentes telescópios espaciais.
Créditos: ESO / APEX / ATLASGAL / NASA / VVV Survey / ESA / Planck

Nessa nova imagem, podemos ver a maioria das regiões de formação estelar da parte sul da Via Láctea. O novo mapa completo ATLASGAL cobre uma área do céu de 140 graus de comprimento e 3 graus de largura, que é quatro vezes maior do que a área registrada no primeiro mapa ATLASGAL. Além disso, esse novo mapa da Via Láctea é feito a partir de imagens de altíssima qualidade, segundo o comunicado oficial. Os dados ATLASGAL foram fornecidos por um instrumento do Telescópio APEX chamado LABOCA (grande câmera bolometro). O instrumento foi criado para registar as alterações de temperatura no detector de luz, que é sensível o suficiente para registrar pequenas flutuações de poeira.




O Telescópio APEX está em operação desde 2005, a uma altitude de 5.050 metros no Platô de Chajnantor, no Chile. O APEX é um dos observatórios astronômicos terrestres mais altos do mundo, e conta com um diâmetro de 12 metros, o que fornece uma bela visão aproximada do céu. E que visão!







Fonte: ESO
Imagens: (capa:APEX/ATLASGAL/ESO) / ESO / APEX / ATLASGAL / NASA / VVV Survey / ESA / Planck
26/02/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. pô.. essa para de "MAIS LIDO" impede de vê a foto em tela cheia, =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://4.bp.blogspot.com/-AW3yTkE0PEo/Vs9HJNLlpXI/AAAAAAAAX_A/e1diG477CdI/s1600/Via%2BL%25C3%25A1ctea%2Bem%2Bdiferentes%2Bcomprimento%2Bde%2Bonda.jpg

      Excluir
    2. Desculpe Anderson. Vamos pensar em algo para melhorar isso. O link mencionado acima pelo Jonathan abre a última imagem e esse link que envio logo abaixo abre a primeira imagem. Veja -> https://4.bp.blogspot.com/-DrqcBWvlw3c/Vs9FMWjnWtI/AAAAAAAAX-0/1p3XB6FuFiI/s640/Mapa%2Bmais%2Bcompleto%2Bda%2BVia%2BL%25C3%25A1ctea.jpg

      Excluir
    3. Perdão, o link enviado acima abre a imagem pequena. Confira a imagem grande nesse link -> https://4.bp.blogspot.com/-DrqcBWvlw3c/Vs9FMWjnWtI/AAAAAAAAX-0/1p3XB6FuFiI/s1600/Mapa%2Bmais%2Bcompleto%2Bda%2BVia%2BL%25C3%25A1ctea.jpg

      Excluir