Veja como encontrar micro meteoritos em sua própria casa

como encontrar meteoritos? passo a passo
Você já imagino que fragmentos espaciais podem estar nesse momento esperando para serem encontrados em seu quintal?

Estima-se que cerca de 37 mil a 78 mil toneladas de meteoritos atinjam a superfície da Terra todos os dias. Você pode até ficar assustado(a) com o número, mas na verdade, a maior parte é composta por pequenos meteoritos, chamados de micro meteoritos. Isso significa que as chances desses micrometeoritos caírem no seu quintal é muito grande!

Um grande caçador e colecionador de micro meteoritos é Jon Larsen, do Projeto Stardust. Ele incentiva pessoas, escolas e universidades a praticar a caça de micrometeoritos em excursões, sobretudo aquelas do campo geológico. E acredite: é uma prática divertida e simples ao mesmo tempo.




Preparamos esse guia completo para mostrar como é possível (e simples) encontrar pequenos meteoritos em seu próprio quintal. Confira!

A busca por micro meteoritos começa com um bom imã. Não basta aquele imã de geladeira que mal consegue segurar uma folha de papel; você vai precisar de um imã forte, como o imã de neodímio. Quanto mais forte o imã, melhor será sua busca, e mais fragmentos espaciais você irá encontrar. Você pode até improvisar um tipo de gancho para facilitar o manuseio.

passo a passo como encontrar micro meteoritos - imã
Créditos: Jon Larsen / Project Stardust

A função do imã será de atrair as pequenas amostras de meteorito, mas pra isso deve ser criada uma barreira entre o imã e as amostras, o que pode ser feito usando um saco ziplock, ou algo do tipo. A camada, ou as camadas protetoras ao redor do imã devem ficar justas, sem folga, caso contrário, você terá o risco de não encontrar nada, porque se o plástico se distanciar muito do imã, as amostras vão se soltar.

passo a passo como encontrar micro meteoritos - imã detector de meteoritos
Créditos: Jon Larsen / Project Stardust

Agora que o imã está devidamente protegido, procure por micrometeoritos arrastando-o pelo chão. As partículas que você busca não serão atraídas pelo imã se não tiverem contato extremamente próximo. Uma boa dica para facilitar essa busca por pequenos meteoritos é colocar algum tipo de pano na saída da calha do telhado. Ao chover, toda a extensão do telhado será varrida pela água, e passará pelo pano. Assim que acabar a chuva, e o pano secar, passe o imã pelos fragmentos encontrados lá, e as chances de encontrar micro meteoritos serão ainda maiores.

passo a passo como encontrar meteoritos
Créditos: Jon Larsen / Project Stardust

Você também pode fazer buscas no seu próprio quintal ou em qualquer outro lugar, lembrando que lugares com terra molhada serão mais difíceis, pois os micro meteoritos podem ficar atolados.




Assim que encontrar algumas amostras, retire o imã de dentro do saco protetor, mas faça isso dentro de algum recipiente, pois os fragmentos cairão instantaneamente. Certifique-se de incluir a data, o local ou qualquer outra informação relevante sobre sua busca. Mais tarde, as amostras confirmadas poderão fazer parte de uma coleção pessoal, e seria muito útil ter algumas informações básicas de cada exemplar.

passo a passo como encontrar micro meteoritos - coleção
Créditos: Jon Larsen / Project Stardust

Comece a processar as amostras utilizando uma peneira, assim você separa pequenas partículas da areia, etc...

Agora que você já fez uma seleção básica, vamos a parte final dessa busca: identificar os fragmentos que vieram do espaço. Pra isso, basta olhar para os pequenos fragmentos com uma lupa ou até mesmo com um microscópio se você for mais afortunado. Os micrometeoritos verdadeiros têm aparência arredondada, e geralmente com formatos esféricos. Separe então os meteoritos de outras partículas que tenham sido feitas pelo homem, ou que até tenham origem terrestre, lembrando sempre que o que veio do espaço terá forma esférica, ou quase esférica, como uma gota, por exemplo.

identificando meteorito encontrado - passo a passo
Créditos: Galeria do Meteorito

Agora que você encontrou pequenos fragmentos espaciais, será interessante guardá-los com alguma marcação ou código, para que sejam devidamente identificados. Os meteoritos encontrados poderão ter tamanhos variados, desde os minúsculos, como grãos de areia, até os maiores, como grãos de feijão.




Uma boa câmera, que tenha a opção de fotografias no modo MACRO será muito útil para fotografar as amostras como referência, e também para compartilhar suas descobertas com entusiastas de micrometeoritos, compartilhando seus exemplares e conhecendo diversos outros que são encontrados em várias partes do mundo!

coleção de meteoritos






Fonte: IFLScience / Project Stardust
Imagens: (capa-Galeria do Meteorito) / Project Stardust / Jon Larsen / Galeria do Meteorito
22/02/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

35 comentários:

  1. Excelente matéria!!! Parabéns!!!
    Eu tenho uma dúvida: durante chuvas de meteoros,as chances de encontrar meteoritos aumenta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Samuel! As chances não aumentam durante as chuvas de meteoros, porque esses objetos responsáveis pelas chuvas de meteoros queimam completamente na atmosfera da Terra. Sim, alguns desses meteoros caem na superfície da Terra na forma de micro meteoritos, mas não são tantos quanto imaginamos.

      Um grande abraço a todos!

      Excluir
  2. Sempre fiquei curioso em saber se havia como conseguir amostras do espaço de maneira fácil e simples. Obg pela matéria!!

    ResponderExcluir
  3. Interessante. Vou tentar achar alguns.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Particularmente, eu não sabia que tinha como procurar micro meteoritos assim em qualquer lugar, agora vou tentar encontrar alguns.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal mesmo, achei que era mais complicado. Vou fazer com meus filhos.

    ResponderExcluir
  6. Bela matéria! Não imaginava que era possível sair a procura destes micrometeoritos!

    ResponderExcluir
  7. O MAIOR PROBLEMA NÃO E ENCONTRA LOS O MAIOR PROBLEMA E ENCONTRAR GENTE CONFIAVEL E HONESTA PARA CERTIFICAR OS METEORITOS E DERIVADOS, DEVIDO VALOR DE ALGUMAS AMOSTRAS E A FEROCIDADE DO MERCADO NEGRO PESSOAS NORMAIS E ENTUSIATAS ACABAM POR PERDER SEU TEMPO ATRAZ DE AMOSTRAS , PQ VC PODE ACHAR 50 GRAMAS DE AMOSTRA MARCIANA OQUE TE DEIXARIA BEM RICO AO ENTREGAR PARA CERTIFICAÇÃO ALGUEM DIZER QUE NÃO VALE NADA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, você pode esclarecer sua lógica pra mim, por favor? Então o pesquisador vai ver que tem uma amostra valiosa (que se torna valiosa porque é rara, e se é rara é de interesse de pesquisa), mas ele vai evitar poder pesquisar esse material raro, que pode alavancar a pesquisa e a carreira dele, só porque ele quer poder te dizer que sua amostra não vale nada? Não me parece plausível, né?
      Ou será que as pessoas acham amostras, põe na cabeça que são amostra raras e valiosas e quando houvem de um especialista que, infelizmente não se trata de um meteorito raro, ficam loucas porque acham que pesquisando 2 horas na internet tem mais conhecimento que pesquisadores que passam anos ou décadas pesquisando aqui para poder identificar que não é um meteorito?

      Excluir
    2. CARA TU TÁ QUERENDO FICAR RICO COM PEQUENOS METEORITOS??? KKKK MANO É MELHOR VC ACENDER UM ISQUEIRO PRÓXIMO AO SEU BOGA E SOLTAR UM PUM PRA IR NO ESPAÇO PEGAR UM METEORO TIPO O HALLEY DAI TU VOLTA E FICAR TRILHONARIO 😂😂

      Excluir
  8. Com que imã eu pego meteorp e imã de que mesmo

    ResponderExcluir
  9. não acreditava muito fui testar para minha admiração te todos o que se agarrou ao imâ 2 são de forma redonda quase perfeita e super pequeno sera micrometeoritos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente, os meteoritos geralmente têm formato esférico

      Excluir
    2. se não for um rolamento "made in China", ..

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Achei um meteorito maior e preciso de ajuda pra saber se realmente é um meteorito quem poder me ajudar mandarei fotos por favor entrar em contato pelo meu Whatsapp 985804639 obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uma crosta negra brilhante por ter sido queimado ao entrar na atmosfera da terra

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. tenho uma grande coleçao de pedras de varios tipos algumas muito interessantes que gostaria fossem analizadas e autenticadas por favor onde posso faze-lo com segurança e garantias de que se forem realmante meteoritos serem vendidos a cientistas que estudam a teoria da panspermia,porque a pedra esta partida a meio e dentro dele tem uma semente maior e uma mais pequena e um dos lados da maior esta parcialmente queimada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!

      Esse link deve te ajudar: http://www.galeriadometeorito.com/p/como-identificar-um-meteorio.html


      Um grande abraço!

      Excluir
  15. Ja achei um micrometeorito no telhado de casa, é preto e super duro

    ResponderExcluir
  16. Onde posso encontrar desse imã lembro que quando pequeno já tive um imã assim mais não lembro como consegui

    ResponderExcluir
  17. Tudo oq eu precisava saber! *-* Vou procurar lá no sítio! Eu só não entendi direito a parte do plástico. Tem que ter o plástico ou pode ser apenas com o imã? Da certo só com o imã?
    Obrigada pelo artigo!Show!! :)

    ResponderExcluir