AO VIVO: Máxima aproximação de 2 cometas com a Terra (reprise)

DOIS COMETAS PRÓXIMOS DA TERRA EM 21 E 22 DE MARÇO
Há 246 anos que um cometa não passa tão próximo da Terra!


No dia 21 de março, o cometa 252P/LINEAR fará sua máxima aproximação com a Terra, e algumas horas mais tarde, no dia 22 de março, outro cometa chamado P/2016 BA14 também faz sua máxima aproximação com a Terra. São 2 cometas que estão nos visitando praticamente ao mesmo tempo! E olha que não é qualquer aproximação. O último evento desse tipo aconteceu a 246 anos atrás!

E pra você não perder esse espetáculo histórico, teremos 2 transmissões ao vivo aqui em nosso site, uma cortesia do projeto Virtual Telescope.


Transmissão ao vivo dos cometas - reprise

A partir das 18h00 (pelo horário de Brasília) nos dias 21 e 22 de março, teremos transmissões ao vivo aqui em nosso site (logo abaixo), com imagens ao vivo feitas a partir de telescópios, mostrando esses 2 cometas históricos. Para não perder as transmissões ao vivo, clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe um alerta quando eles estiverem próximos.

ATUALIZAÇÃO - 22/MAR às 19h00

As transmissões ocorreram com sucesso, e tivemos a chance de observar os dois cometas ao vivo, a partir de telescópios controlados remotamente na Itália, uma cortesia do Projeto Virtual Telescope. Confira logo abaixo a reprise da transmissão do dia 22:



Conheça também o site oficial do projeto Virtual Telescope.

Os cometas 252P/LINEAR e P/2016 BA14 passarão a 5.3 e 3.4 milhões de km da Terra, respectivamente, e não oferecem risco de colisão com o nosso planeta. Astrônomos acreditam que, na verdade, tratava-se apenas de um único cometa, que se fragmentou formando outro corpo, já que ambos realizam a mesma órbita ao redor do Sol, no mesmo período de tempo.




Nos dias 21 e 22 de março, será possível observar esses dois cometas utilizando pequenos telescópios, ou binóculos. Clique aqui para ver a carta celeste, e conferir as dicas de como encontrar os dois cometas no céu noturno.

Outra grande aproximação como essa, dos dias 21 e 22 de março, talvez aconteça novamente apenas dentro de alguns séculos. Pode ser que essa seja a maior aproximação que veremos entre um cometa e a Terra. Uma chance única!




O cometa que mais se aproximou do nosso planeta foi o Lexell, que chegou a apenas 2.2 milhões de km da Terra no dia 1° de julho de 1770. O Cometa Lexell foi descoberto por Charles Messier, mas foi o matemático Anders Johan que calculou sua órbita, o que justifica seu nome.




Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / divulgação
21/03/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários:

  1. Nao vejo a hora de ver !!! Muito top ........
    obs: Da carona p Dilma rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quase meia noite e nada de transmissão

    ResponderExcluir
  4. Esperar o dia amanha as 18:00 horas haha!!

    ResponderExcluir
  5. da pra ver olho nu do lado da lua ainda

    ResponderExcluir
  6. Não consegui ver nada. Ficou travado

    ResponderExcluir
  7. Vi hoje ao vivo e em pessoa, o cometa passou exatamente em cima de Porto Alegre/RS. Muito lindo. Me senti tão pequeno. Sua passagem por aqui durou 8s

    ResponderExcluir
  8. Na vdd a aproximação maxima efetuada foi em novembro do ano passado, em que um meteoro passou a 34mil km da terra... Uma distância muito menor do que a de os satélites que orbitam a terra que é de aproximadamente 37mil km

    ResponderExcluir
  9. Eu vi uma noticia hoje procedente da Nasa que fiquei meio assustado , o tal cometa 2016 BA14 tem 1km de diãmetro, vigi...imagine esse treco passando perto da terra.

    ResponderExcluir