AO VIVO: Máxima aproximação do asteroide 2013 TX68 (finalizado)

máxima aproximação de asteroide em março de 2016
Um asteroide perdido está fazendo sua máxima aproximação com a Terra a qualquer momento, e ninguém sabe ao certo a qual distância ele passará...

Março de 2016 começou com a bola toda! Eclipse Solar Total, máxima aproximação de Júpiter, e agora, a máxima aproximação do asteroide 2013 TX68!

Descoberto em 2013, o asteroide de 30 metros está fazendo um sobrevoo rasante no nosso planeta durante a primeira quinzena de março. As datas exatas do sobrevoo foram alteradas diversas vezes, e o dia mais provável parece ser o 08 de março, porém, é possível que esse encontro se estenda até o dia 09 de março.

asteroide proximo da Terra
Ilustração artística de asteroide próximo da Terra.
Créditos: ESA

O fato é que, segundo especialistas do Monitoramento de Objetos Próximos da Terra, o asteroide pode passar a uma distância que varia de 5 milhões de quilômetros até 24 mil quilômetros da superfície da Terra. 5 milhões para 24 mil km é muita diferença! O fato é que, apenas alguns dias (ou algumas horas) da máxima aproximação de um asteroide com o nosso planeta, nós ainda não conhecemos sua trajetória exata.

Para isso, a rede de Observatórios Slooh utilizará seus telescópios controlados remotamente na tentativa de encontrar o asteroide perdido. Será que vamos conseguir?


AO VIVO - Asteroide 2013 TX68 faz máxima aproximação com a Terra em março (finalizado)

A data estimada para a encontro máximo entre o asteroide e a Terra era o dia 08 de março, e a transmissão ao vivo ocorreu com sucesso às 02h00 pelo horário de Brasília, e já foi finalizada.

Não conseguimos observar o asteroide durante a transmissão ao vivo, porém, segundo o Minor Planet Center, da União Astronômica Internacional, o asteroide 2013 TX68 fez sua máxima aproximação com a Terra no dia 07 de março, às 13h42 UTC, cerca de um dia antes do previsto. Ao que tudo indica, ele passou a cerca de 10 vezes a distância da Lua, a 4.000.000 km da Terra.

Curta nossa página no Facebook para ver muito mais!


Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.


Asteroide de 30 metros se aproximando da Terra - qual é o risco?

O asteroide de 30 metros de diâmetro deve fazer um sobrevoo rasante com a Terra no dia 08 de março, segundo cálculos feitos por especialistas. Mas ainda assim, existe uma certa desconfiança com relação aos dados informados pelas agências e centros de monitoramento, afinal de contas, não conhecemos sua órbita com exatidão.

Segundo a própria NASA, o asteroide 2013 TX68 iria fazer sua máxima aproximação com a Terra no dia 05 de março de 2016; a data do perigeu (máxima aproximação) ainda era incerta, portanto a NASA abriu uma janela que iria do dia 04 ao dia 09 de março, e recentemente, o sobrevoo rasante do asteroide foi corrigido mais uma vez, para o dia 08 de março de 2016.





Ainda segundo especialistas do Monitoramento de Objetos Próximos da Terra (NEO), o asteroide pode passar a milhões de quilômetros de distância, ou então, pode passar mais perto do que os satélites geoestacionários. É uma diferença gigantesca! E a dificuldade para descobrir a trajetória exata desse asteroide se dá porque ele foi perdido no céu, ou seja, todos os cálculos foram baseados em poucas observações, que não foram suficientes para conseguir informações precisas e detalhadas.

Porém, apesar disso, as chances de colisão com o nosso planeta ainda são muito pequenas. Mas caso acontecesse, devemos nos lembrar do evento de Chelyabinsk, quando uma rocha espacial de 20 metros explodiu sobre a cidade russa de mesmo nome. Mais de 1.500 pessoas ficaram feridas, e janelas de casas, prédios e carros foram estilhaçadas com a força da onda e choque. O asteroide 2013 TX68, por sua vez, tem 30 metros de diâmetro, e segundo especialistas, a explosão seria duas vezes mais potente.

meteoro explodindo na atmosfera da Terra
Meteoro de Chelyabinsk, ocorrido em fevereiro de 2013.
Créditos: Tuvix72 / YouTube

Com tudo, as chances de uma rocha espacial cair justamente em uma cidade grande é muito pequena, já que a Terra é coberta por 70% de água dos oceanos. O mais provável seria que o asteroide explodisse sobre um dos oceanos, ou então, em uma região com pouca, ou até nenhuma população.

De qualquer forma, as chances do asteroide 2013 TX68 colidir com a Terra são ínfimas. Como foi dito anteriormente, ele deve passar a uma distância entre 5 milhões a 24 mil quilômetros da superfície da Terra. Se ele seguir a trajetória mediana desse cálculo, passará muito mais longe do que a Lua. O jeito é esperar pra ver, ou tentar ver...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / ESA / Slooh / Tuvix72 / YouTube
09/03/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 comentários:

  1. This's today People? I am waiting for that. I want follow go along this it event!...

    ResponderExcluir
  2. Que horas o tal Asteróide vai passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A transmissão ao vivo está agendada para ter início hoje, como citado na matéria. O link da transmissão ao vivo já está disponível (na matéria, acima).

      Abraços!

      Excluir
  3. Aproveitem os últimos minutos de vida!

    Na realidade é tão incerta a trajetória que não há nem como prever que conseguirão localizar a tempo de ver passar. Isso está escrito no texto, é só ler ele completamente.

    ResponderExcluir
  4. cadê o bicho ??????? Comeram o asteróide?

    ResponderExcluir
  5. É só isso que sparece?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O vídeo foi interrompido
    O transmissor deixou de transmitir. - legal (y)

    ResponderExcluir
  8. Estou em Portugal... o asteroide já passou?

    ResponderExcluir
  9. Estou em Portugal... o asteroide já passou?

    ResponderExcluir
  10. Passou 10 vezes a distancia da lua, a 4000Km,?????????????? dá pra fazer um texto menos amador e explanar melhor os comentários!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é 400.00 X10 pois 4000 km da uma distacia pouco maior que o território do Brasil

      Excluir
  11. Boa noite!
    Pessoal, acabei de observar um luz amarelada no céu as 21:40 mais ou menos. Ela apareceu do nada e ficou estabilizada no mesmo local sem se mover. Foi perdendo o foco e sumiu, porém sempre imóvel. Tirei foto mais o vídeo não saiu nada.

    ResponderExcluir
  12. ATUALIZAÇÃO 07 de março de 2016. O asteróide 2013 TX68 passado com segurança por terra na segunda-feira de manhã. De acordo com o Minor Planet Center, maior aproximação da rocha espacial ocorreu em 7 de Março, às 13:42 UTC (08:42 ET) a uma distância de 2,542,960 milhas (4.092.497 km) da Terra, apenas um pouco mais perto do que os nominais 3 milhões de milhas estimado anteriormente. A rocha espacial se aproximou de nosso planeta algumas horas mais cedo do que o esperado. A estimativa anterior indicou asteróide 2013 TX68 foi devido a passar pela Terra cerca de 7 de Março, às 19:06 ET (8 de Março, às 00:06 UTC).

    ResponderExcluir
  13. Ele pode ser visto a olho nu na costa nordeste do brasil.

    ResponderExcluir