Asteroide pode colidir com a Terra em março de 2016? Veja o que a NASA diz sobre o asteroide 2013 TX68

asteroide 2013 TX68 pode colidir com a Terra
Saiba tudo sobre o asteroide 2013 TX68 e suas reais chances de colisão com a Terra

No dia 06 de outubro de 2013, o Observatório Catalina Sky Survey descobriu um pequeno asteroide que mais tarde foi designado como 2013 TX68. Integrante do grupo Apollo, essa rocha espacial de 30 metros de diâmetro é uma de muitas outras próximas da Terra (NEOs), que atravessam periodicamente a órbita do nosso planeta. Há alguns anos, ele fez exatamente isso: passou próximo da Terra a uma distância segura de aproximadamente 2 milhões de km.




E de acordo com Center de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS), no Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, o asteroide 2013 TX68 vai passar próximo da Terra mais uma vez, entre os dias 2 e 6 de março de 2016. Como sabemos, asteroides passam perto da Terra regularmente, e raramente há motivos para alarme, porém, há uma certa ansiedade com relação a máxima aproximação do objeto 2013 TX68, principalmente porque sua distância está sujeita a uma variação considerável.

máxima aproximação do asteroide 2013 TX68 - dia 5 de março de 2016
Créditos: NASA / JPL / NEO         Edição: Galeria do Meteorito

Basicamente, espera-se que o asteroide faça sua máxima aproximação com o nosso planeta no dia 5 de março, passando a uma distância entre 14 milhões de km e 17.000 km. Em comparação, a nossa Lua encontra-se a uma distância média de 384.399 km da Terra. Portanto, há uma chance de que, entre os dias 02 de março e 06 de março, este pequeno asteroide passe mais próximo da Terra do que a Lua. A razão para esta variação nas estimativas tem a ver com a trajetória do asteroide, que os cientistas não podem prever completamente. Isso acontece porque os cientistas só conseguiram rastrear esse asteroide a partir de sua descoberta, ou seja, há apenas 3 anos.




Mas antes que alguém comece a construir seu abrigo para catástrofes de fim do mundo, estocando produtos em seu quintal e água engarrafada, devemos considerar o que foi dito pelos pesquisadores do CNEOS. Segundo eles, não há chance do asteroide 2013 TX68 colidir com a Terra em março de 2016.


O asteroide 2013 TX68 pode colidir com a Terra no futuro?

A NASA identificou uma probabilidade extremamente remota de que o asteroide 2013 TX68 poderia colidir com o nosso planeta durante sua máxima aproximação do dia 28 de setembro de 2017, porém as chances reais disso acontecer são de apenas 1 em 250 milhões. Para completar, o asteróide estará fazendo sobrevoos novamente em 2046 e 2097, e em ambos os casos, as chances de um impacto são ainda mais baixas.

probabilidade de aproximação do asteroide 2013 TX68
Créditos: P. Chodas / NASA / JPL         Edição e Tradução: Galeria do Meteorito

"As possibilidades de colisão em qualquer uma das três datas futuras são pequenas demais para causar uma preocupação real. Espero plenamente que observações futuras reduzam ainda mais a probabilidade de impacto desse asteroide, já que sua órbita é bastante incerta", disse Paul Chodas, gerente do CNEOS, em um comunicado de imprensa da NASA. "Há uma chance de que o asteroide seja observado pelos nossos telescópios no próximo mês, o que pode nos fornecer dados para definir com mais precisão a sua órbita ao redor do Sol. "


Mas... e se ele colidisse?

Mesmo que a NASA errasse miseravelmente em seus cálculos (o que é extremamente improvável), e o asteroide colidisse com o nosso planeta, ele é pequeno demais para causar qualquer dano significativo. Para se ter uma ideia, o asteroide que explodiu sobre a atmosfera da cidade russa de Chelyabinsk em 2013, tinha aproximadamente 20 metros de diâmetro, e causou danos materiais significativos e um pouco mais de 1500 feridos. No entanto, este dano foi limitada aos efeitos da explosão sônica, provocada pela explosão na atmosfera.

Chelyabinks asteroide
Imagem real do asteroide que explodiu sobre Chelyabinks, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013.
Créditos: Tuvix72 / YouTube

Além do mais, a maior parte dos danos causados pelo asteroide Chelyabinsk deveu-se ao fato de não ter sido detectado, já que seu radiante estava próximo do Sol. Como as pessoas não sabiam o que estava acontecendo, o pânico foi generalizado.




O asteroide 2013 TX68, por sua vez, tem aproximadamente 30 metros de diâmetro, e provavelmente produziria uma explosão na atmosfera duas vezes mais potente do que aquela de Chelyabinsk. No entanto, as chances desse asteroide explodir acima de uma cidade sem que um alerta seja emitido são extremamente ínfimas, já que a NASA está acompanhando sua trajetória.

Acima de tudo, devemos nos lembrar que asteroides passam relativamente próximos da Terra a todo tempo, sem causar nenhum dano. Segundo o Programa de Monitoramento de Objetos Próximos da Terra (NEO) da NASA, teremos mais 80 aproximações de asteroides com o nosso planeta apenas em 2016. Na grande maioria dos casos, os asteróides passarão mais distantes do que a Lua. Claro, isso sem considerar novos objetos que podem ser descobertos a qualquer momento.




Portanto, não precisamos nos preocupar com o asteroide 2013 TX68. Pelo menos por enquanto, não há qualquer asteroide com chances reais de colidir com o nosso planeta, até onde se sabe...

ATUALIZAÇÃO - 01/MAR/16

Em fevereiro, a NASA publicou que o asteroide 2013 TX68 faria sua máxima aproximação com a Terra no dia 05 de março de 2016, chegando a cerca de 17.000 km da Terra. Desde então, pesquisadores coletaram o máximo de dados possíveis a fim de refinar os cálculos e a trajetória do asteroide 2013 TX68. Agora, com os cálculos atualizados, a NASA divulgou que a máxima aproximação deve acontecer no dia 08 de março de 2016, e que as chances do asteroide de 30 metros colidir com o nosso planeta diminuíram, já que ele deve passar a uma distância segura de quase 5 milhões de km.

Novos cálculos estão sendo feitos constantemente, então fiquem ligados para maiores informações a qualquer momento!








Fonte: NASA / JPL / NEO / Universetoday / Planetary Defense
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / JPL / NEO / P. Chodas / NASA / JPL / Tuvix72 / YouTube / Galeria do Meteorito / divulgação
08/02/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 comentários:

  1. Sem pânico, a Nasa está de olho nos céus. Vamos observá-lo daqui debaixo na segurança de nossos lares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jura mesmo, e esse que caiu na índia e matou um motorista e feriu um estudante dentro de um ônibus

      Excluir
    2. jura mesmo, e esse que caiu na índia e matou um motorista e feriu um estudante dentro de um ônibus

      Excluir
    3. A NASA desmentiu que o acidente na India tenha sido um meteoro.

      Excluir
    4. E por que os mais ricos do mundo constroem "arcas"? Será que eles sabem de algo? Será que a NASA sabe de algo e só avisa para os mais ricos? Por que ainda existe gente que ainda confia, acredita e se sente seguro com o que a NASA fala, essa que monitora o sol e não viu o asteróide Chelyabinsk vindo de encontro a terra? Essa mesma NASA que pediu desculpas no próprio site sobre a primeira foto da terra vista do espaço que na verdade era uma montagem mal feita? A NASA deveria falar a verdade sobre a ida do homem a lua também né? Eu posso até acreditar em algumas coisas da NASA, mas confiar eu não confio e jamais me sentirei seguro com o que ela fala.

      Excluir
    5. E por que os mais ricos do mundo constroem "arcas"? Será que eles sabem de algo? Será que a NASA sabe de algo e só avisa para os mais ricos? Por que ainda existe gente que ainda confia, acredita e se sente seguro com o que a NASA fala, essa que monitora o sol e não viu o asteróide Chelyabinsk vindo de encontro a terra? Essa mesma NASA que pediu desculpas no próprio site sobre a primeira foto da terra vista do espaço que na verdade era uma montagem mal feita? A NASA deveria falar a verdade sobre a ida do homem a lua também né? Eu posso até acreditar em algumas coisas da NASA, mas confiar eu não confio e jamais me sentirei seguro com o que ela fala.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Vamo vê: meu abrigo no galpão dos fundos tem: caninha KiKana, carne de ovêia, uns pelêgo, a chinoca véia, minha égua quarto de milha, o barranco atrás do galpão, água limpa do açude, umas traíras, a espingarda, 40kg de erva mate, a guampa de canha, charque, arroz, sabugo limpo de milho, um guarda-chuva pro tal asteróide, uma ferradura, pé de coêio, uma benzedeira de bicho-de-pé e unha encravada e minhas botas de sete-légua. Que venha o bruto de lá dos pampas de Uruguaiana. E que não invente de caí aqui no Alegrete RS que o Fora Do Ar já chama ele no facão, tchê!!!!!!! óóóóia.

    ResponderExcluir
  3. E começa a temporada de mentiras de colisão em 2016 aaaaaa

    ResponderExcluir
  4. É,mas olhando o grafico de aproximação a chance de passar mais perto é bem maior do que ele passar longe.

    ResponderExcluir
  5. Cade a fonte da Nasa? e o endereço original da página da Nasa que faça sobre issso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está torcendo para que caia ? kkkkkkk

      Excluir
    2. Você pode fazer a simulação no site da jpl que é da nasa. Essa simulação é do site deles.

      Excluir
    3. Washington, eis a fonte da notícia no site da nasa:
      http://www.nasa.gov/feature/jpl/small-asteroid-to-pass-close-to-earth-march-5

      Excluir
    4. TENHO MEDO DESSE NEGOCIO MEU DEUS ESPERO QUE ISSO NAO ACONTEÇA

      Excluir
  6. Sempre tem essas notícias de asteroides em colisão para o site não ficar 1 semana sem postar nada....

    ResponderExcluir
  7. Tomara que caia lá no Planalto com a casa cheia de ladrões.

    ResponderExcluir
  8. Tomara que caia lá no Planalto com a casa cheia de ladrões.

    ResponderExcluir
  9. a nasa desmente muita coisa, por uma questão de panico instalado, e interesses de poder. a colisão de um cometa com aterra está sim sra, previsto para este ano assim como a terceira guerra mundial e o colapso da economia. mesmo que eles avisem só os ricos não faz mal porque esses serao os primeiros a desaparecer... a nasa oculta o mais que pode a verdade.

    ResponderExcluir
  10. a nasa desmente muita coisa, por uma questão de panico instalado, e interesses de poder. a colisão de um cometa com aterra está sim sra, previsto para este ano assim como a terceira guerra mundial e o colapso da economia. mesmo que eles avisem só os ricos não faz mal porque esses serao os primeiros a desaparecer... a nasa oculta o mais que pode a verdade.

    ResponderExcluir
  11. ESTE TEM CHANCE DE COLIDIR MAS É MUITO PEQUENO. TEM MENOS DE 100 METROS DE DIÂMETRO. O FATO É QUE ESSA POSSIBILIDADE É REAL, MAS NÃO TEM RISCOS PARA A HUMANIDADE POIS SE ELE ENTRAR NA ATMOSFERA DA TERRA VAI SE PARTIR EM PEDAÇOS E EXPLODIR ANTES DE TOCAR O SOLO. COMO DA ÚLTIMA VEZ NA RÚSSIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM CERTEZA DISSO , VC TEM CERTEZA POIS EU AGORA SIM FIQUEI COM MEDO

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Assim como no português arcaico havia palavras que sofreram alterações no tempo até hoje, aconteceu o mesmo com o francês e com todas as outras línguas neolatinas.
    Tomar uma transcrição literal, tanto dos escritos de Nostradamus quanto numa tradução portuguesa do latim (língua morta), que veio do aramaico antigo - caso do livro Apocalipse, montado e editado a partir de fragmentos da Torah, séculos após ser editada por Constantino, é um atentado, muito mais brutal que a colisão de uma asteróide na Terra, a nossa inteligência.
    Acreditar ou creditar a tais textos valor real é o mesmo que charlatães fazem hoje em dia nas empresas de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro camufladas pela alcunha de "igrejas".
    Se querer julgar ou ser arrogante, peço que reflitam o seguinte: com todo acesso a informação que se pode ter hoje, tão diferente de 15, 20, 30 anos atrás, pensem em quanto tempo perdemos lendo páginas e páginas de conjecturas a cerca de algo ao invés de procurar estudar de fato o assunto. Somos rasos por que queremos, pois a informação construtiva científica em um site sério está ao mesmo alcance que um clique de votação num Big Brother #258... Toda informação de Alexandria na ponta dos dedos...

    ResponderExcluir
  15. vou me casar no dia 05/03..

    posso trocar a marcha nupcial por "meteoro da paixão"?

    ResponderExcluir
  16. nao sei se tem haver mas ontem dia 06/03 houve um grande barulho seguido de clarão azulado no ceu do rio de janeiro em vários bairros ouve relatos do barulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que foi isso. Faltam alguns %s para dizer quase certeza.

      Excluir
  17. esse meteoro vai ser possivel velo da terra e se for qual horario?

    ResponderExcluir
  18. Parece que caiu ontem a noite na região sudeste. Quase todo RJ ouviu o estrondo e o forte clarão. Parentes e amigos me confirmaram. Na net tbm já tem relatos de pessoas que ouviram o estrondo e daqui da região dos lagos eu vi o clarão no céu na direção mais pra capital do RJ.

    ResponderExcluir
  19. Curiosidade, todo dia entra meteoro na nossa atmosfera?

    ResponderExcluir
  20. Curiosidade, todo dia entra meteoro na nossa atmosfera?

    ResponderExcluir
  21. (já passou de Março, estamos em 01 de Julho, mas quero comentar :P) Cara... que bom que esse asteroide não colidiu.. pois meu niver foi 06 de Março :P

    ResponderExcluir
  22. Ele já passou, mas as pessoas sempre querem q venha algo que acabe com um pedaço do mundo,tipo 11 de setembro.
    De qualquer forma, feliz aniversário atrasado. CONGRATULATIONS.
    🎂🎈🎈🎁

    ResponderExcluir
  23. Hj dia 15/09 por volta das 17:45 até 18:15 queria saber se ouve informe meteorito passando próximo a regiao da baixada santista sp
    Pois vi risco curto e rápido no céu
    E pensei ser um cometa
    Isso ocorreu???

    ResponderExcluir
  24. Hj dia 15/09 por volta das 17:45 até 18:15 queria saber se ouve informe meteorito passando próximo a regiao da baixada santista sp
    Pois vi risco curto e rápido no céu
    E pensei ser um cometa
    Isso ocorreu???

    ResponderExcluir