Saiba tudo sobre a Mini Lua de 22 de abril de 2016

mini lua
Durante a Mini Lua de 2016, qual será o tamanho aparente da Lua Cheia no céu?

No próximo dia 22 de abril teremos a Lua Cheia, mas diferente de todas as outras que já ocorreram e que ainda ocorrerão em 2016, essa será a menor Lua Cheia do ano: a Mini Lua 2016.

A Mini Lua de 2016 será exatamente às 05h25 pelo horário internacional (02h25 pelo horário de Brasília). Este é o momento do "upsy", ou seja, do máximo da Lua Cheia, que ocorre apenas a 13 horas e 19 minutos do apogeu (maior distância da Lua com a Terra), que será no dia 21 de abril, às 16h06 UTC. Apesar do horário da distância máxima da Lua ser um pouco diferente do horário exato da Lua Cheia, este será a maior aproximação entre os dois eventos durante todo o ano de 2016.




A Mini Lua de 2015 foi ainda menor, com apenas 10 horas de diferença entre o apogeu e o máximo da Lua Cheia, e apenas no dia 10 de dezembro de 2030 é que teremos uma Mini Lua menor do que essa.


Por que ocorre a Mini Lua e a Super Lua?

A Lua leva 29.55 dias para completar uma volta ao redor da Terra (mês sinódico), e durante sua jornada, ela se afasta e se distância consideravelmente. Quando coincide da Lua estar no seu ponto mais próximo da Terra (perigeu) durante a Lua Cheia, temos a Super Lua, ocasião em que o nosso satélite natural ganha uma aparência visual um pouco maior no firmamento celeste. Já quando a Lua Cheia coincide com o momento em que a Lua está no seu ponto de maior afastamento com a Terra, temos a Mini Lua, quando ela se torna um pouco menor no céu noturno.

Para se ter uma noção da diferença entre a Super Lua e a Mini Lua, confira a imagem abaixo:

Mini Lua versus Super Lua - diferença de tamanho - Ken Lord
Diferença de tamanho entre a Mini Lua e a Super Lua de 2011. Créditos: Ken Lord

A Super Lua (Lua Cheia no perigeu) é 14% maior e 30% mais brilhante do que a Mini Lua (Lua Cheia no apogeu). Durante o perigeu (maior aproximação com a Terra), a Lua chega a 363.104 km do nosso planeta, enquanto que no apogeu (máxima distância), ela se afasta chegando a 405.696 km da Terra.

Em 27 de julho de 2018 acontece uma Mini Lua ainda mais diferente, pois além da combinação perigeu + fase cheia, teremos ainda um Eclipse Lunar.




Portanto, na noite de sexta-feira pra sábado, entre os dias 21 e 22 de abril, não deixe de olhar para o céu e apreciar mais um fenômeno astronômico, afinal, mesmo em seu ponto mais distante, a Lua nunca deixa de nos surpreender.






Imagens: (capa-HuffPost/divulgação) / Ken Lord
21/04/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários:

  1. vocês não disseram os motivo porque a lua será menor, mais na verdade ainda não publicaram os motivos dessa lua nascente ser maior no horizonte, eu tenho a resposta, se quiserem ver o meu artigo , mando pra vocês. claudio-legal@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disseram sim, ela estará menor pq estará mais distante, não? Foi isso que eu entendi...

      Excluir
    2. parece maior no horizonte, é uma ilusão de ótica, quando a lua está no meio do céu seu cérebro não tem muita coisa para comparar e quando está no horizonte você vê casas montanhas e um monte de coisas que o seu cérebro usa como referencia para comparar tamhanhos

      da mesma forma em que tem um monte de nuvens no céu se movendo causando a ilusão de que as estrelas estão se movendo, pois seu cérebro não tem tantas referencias para saber qual está parado

      se ter mais preciso para medir o tamanho da lua vera que ela fica no mesmo tamanho no horizonte e no meio do céu

      essa ilusão de ótica que estou falando:

      http://hypescience.com/wp-content/uploads/2008/04/5-mond-vergleich.png

      as duas bolinhas no centro tem o mesmo tamanho

      Excluir
  2. Não vejo a chuva de meteoros, que horas vai ser

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a chuva de meteoros, que horas vai ser

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a chuva de meteoros, que horas vai ser

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Vou dormir não vi nada
    Em São José dos Campos lindo céu estrelado e ótima visibilidade mas acho que deve ser hoje e não de Quinta para sexta como diz na matéria do G1.

    ResponderExcluir
  6. Floripa norte da ilha�� nada ainda de chuva vi somente. Umas luzes bem amarela passou rapidamente

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal, acabei de ver, aqui do Rio de Janeiro, entre a constelação de Lira, 2 meteoros com intervalo de 20 min....

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal, acabei de ver, aqui do Rio de Janeiro, entre a constelação de Lira, 2 meteoros com intervalo de 20 min....

    ResponderExcluir
  9. Vi foi nada aqui em sao Luis do Maranhão.

    ResponderExcluir
  10. Vejo algu bem diferente uma luz que parece um dois pontos próximo de luz

    ResponderExcluir
  11. Eu vi aqui em São Luís, MA foi show muito bacana esse fenômeno.

    ResponderExcluir
  12. Vejo algu bem diferente uma luz que parece um dois pontos próximo de luz

    ResponderExcluir
  13. Pessoal ...Estou aqui em Minas Gerais...na cidade de Passos ...é a lua cheia sumiu ..o céu está escuro. ..o que será que aconteceu? !!!

    ResponderExcluir
  14. Pessoal ...Estou aqui em Minas Gerais...na cidade de Passos ...é a lua cheia sumiu ..o céu está escuro. ..o que será que aconteceu? !!!

    ResponderExcluir