AO VIVO: Marte em oposição e na maior proximidade com a Terra dos últimos 13 anos

marte ao vivo
Há muito tempo que Marte não se mostrava tão brilhante no céu noturno! Você tem visto o Planeta Vermelho ultimamente?


O Planeta Vermelho não se mostrava tão brilhante no céu noturno já há muito tempo! A olho nu, sem o auxílio de qualquer equipamento, podemos vê-lo brilhar próximo da estrela Antares e do planeta Saturno, que também está visível a olho nu.

E hoje, dia 22 de maio, Marte está em oposição, ou seja, oposto ao Sol. Nesse momento, podemos formar uma linha reta entre Sol, Terra e Marte. A oposição de cada planeta ocorre em períodos diferentes. No caso de Marte, a oposição acontece uma vez a cada 26 meses.




Quando um planeta está em oposição, ele nasce a leste ao mesmo tempo que o Sol se põe a oeste, e vice-versa. Isso faz com que o astro em questão se torne visível durante toda a noite. E não é só isso que fará Marte chamar a atenção.

Além de estar em oposição, Marte também está chegando no "perigeu", ou seja, o ponto mais próximo da Terra. E dessa vez, Marte não estará apenas na maior proximidade com a Terra do ano, mas sim dos últimos 13 anos! [Como seria viver em Marte?]


Transmissão ao vivo - Marte mais próximo!

A primeira transmissão ao vivo de Marte através de telescópios ocorreu com sucesso no dia 22 de maio. A próxima está programada para o dia 30 de maio. Aguardem!


Curta nossa página no Facebook e veja muito mais!

transmissão ao vivo - aguardem


Não deixe de observar o Planeta Vermelho

Como foi dito anteriormente, essa é a melhor época para observar Marte, seja a olho nu ou através de binóculos e telescópios. Marte estará visualmente maior do que esteve nos últimos anos, afinal, ele está fazendo a maior aproximação com o nosso planeta em mais de uma década!

Mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade, reserve a noite de amanhã, ou quem sabe depois de amanhã. Com telescópios amadores poderemos observar as calotas de gelo do polo sul de Marte, pois o inverno do hemisfério sul marciano está chegando ao fim. Observe também suas tonalidades e seus detalhes! E no dia 30 de maio teremos uma nova transmissão ao vivo mostrando Marte através de telescópios!

Marte, Saturno e Antares
Conjunção de Marte, Saturno e a estrela Antares, da constelação de Escorpião. Essa configuração
permanecerá assim pelos próximos dias, e terá uma mudança sutil nas próximas semanas.
Créditos: STELLARIUM         Edição: Galeria do Meteorito

E depois de observar o Planeta Vermelho, aponte o telescópio para Saturno que estará bem próximo! Apesar de não estar em oposição, tampouco no ponto mais próximo da Terra, sempre vale a pena observar seus lindos anéis. Além disso, veja a belíssima conjunção entre Marte, Saturno e Antares.




E não se esqueça: se você conseguir fotografar Marte com seu telescópio, envie sua imagem para a nossa página no Facebook. As melhores serão postadas em nosso mural.

Desejamos bons céus, e excelentes observações a todos!






Imagens: (capa-Hubble/NASA) / NASA / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
22/05/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Que horas vai ser isso ? to curioso

    ResponderExcluir
  2. Durante toda a noite... Ja está valendo

    ResponderExcluir
  3. Tudo lindo...lua, saturno e Marte, constelação de escorpião e Estrela antares...

    ResponderExcluir
  4. realmente está sendo um belo espetáculo!

    ResponderExcluir
  5. Sabado dia 21/05, pela manhã, sob neblina resolvi tirar uma foto do Sol, e pra minha surpresa, apareceu algo como se fosse um Planeta, um ponto negro sobre o Sol, alguém saberia dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Sabado dia 21/05, pela manhã, sob neblina resolvi tirar uma foto do Sol, e pra minha surpresa, apareceu algo como se fosse um Planeta, um ponto negro sobre o Sol, alguém saberia dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um telescopio 70mm de abertura x 700mm. Com qual lente eu consigo ver os aneis de saturo e marte?

    ResponderExcluir