Como seria viver em Marte?

como seria viver em Marte
O que os primeiros colonizadores de Marte irão enfrentar?


Essa matéria faz parte da série especial 'Como seria viver em outros planetas?' Confira todos os episódios clicando aqui.

A fascinação pelo planeta Marte não vem de ontem. Ela está presente nos filmes de ficção desde o século 19, e teorias conspiratórias ganharam força quando o astrônomo norte-americano, Percival Lowell especulou que os canais vistos no Planeta Vermelho poderiam ser sinais de vida extraterrestre inteligente. Mas será que o sonho de colonização em Marte poderá se tornar realidade? Poderíamos viver em Marte?

Em 1965 a nave Mariner 4 da NASA completou seu primeiro sobrevoo em Marte, e seis anos depois, a sonda Mars 3 foi a primeira a pousar controladamente no Planeta Vermelho. Desde então, tivemos inúmeras missões ao nosso vizinho próximo, e hoje temos rovers que andam pela sua superfície em busca de água e de indícios de vida microbiana, mesmo que seja do passado remoto.




A NASA tem até um projeto para lançar uma missão tripulada à Marte, que deve ocorrer em meados de 2030. Ainda não se sabe qual seria o melhor lugar para pousos tripulados, e para uma possível colônia, mas acredita-se que a melhor ideia seria alguma região do hemisfério norte, segundo Ashwin Vasavada, cientista de projetos da missão MSL (a mesma missão do rover Curiosity).

Assim como a Terra, Marte também passa por estações climáticas por conta de sua inclinação de eixo, mas os efeitos são mais drásticos no hemisfério sul. Por conta de sua órbita alongada, o hemisfério sul do planeta fica mais inclinado com relação ao Sol durante o afélio (máxima distância do Sol), resultando em invernos muito mais frios, e verões muitos mais quentes do que aqueles do hemisfério norte.

Portanto, a nossa base marciana deveria ser montada no hemisfério norte, onde experimentaríamos cerca de 7 meses de primavera, 6 meses de verão, pouco mais de 5 meses de outono e apenas cerca de 4 meses de inverno. Um ano em Marte equivale a 1.88 anos da Terra, e um dia marciano dura pouco mais de 24 horas da Terra.

E não se engane com sua aparência desértica, pois a temperatura média em Marte é de -60°C, oscilando de -126°C (no inverno próximo dos polos) a 20°C (no verão próximo do equador). As temperaturas também variam drasticamente em questão de dias ou semanas, o que resulta em fortes tempestades de areia, que apesar de não representar um risco direto para a vida dos astronautas, podem danificar equipamentos e encobrir painéis, segundo Ashwin.

A atmosfera marciana também é muito pouco densa, equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra, mas é suficiente para servir de barreira para pequenos fragmentos espaciais, portanto, poderíamos ver alguns meteoros durante a noite. Mas segundo Ashwin, grandes meteoros do tipo bolas de fogo são extremamente raros por lá.

Também não precisaríamos nos preocupar com atividades vulcânicas ou terremotos, porém, o inimigo número um de todo astronauta seria a radiação espacial. "Diferente da Terra, Marte não tem um campo magnético global e uma atmosfera densa para nos proteger da radiação", comenta Ashwin.

E como seria a comunicação com o nosso planeta? Caso acontecesse qualquer imprevisto e você precisasse entrar em contato com a Terra, uma mensagem levaria cerca de 15 minutos para ser entregue, e mais 15 minutos para receber a resposta. Apesar de não parecer tanto tempo, uma chamada de vídeo seria quase impossível.




Com relação ao clima, veríamos pequenas nuvens durante as manhas frias, mas como o ar marciano contém baixos níveis de umidade de calotas polares, não haveria nuvens durante todo o resto do dia, e claro, nenhuma chuva... E com um céu tão limpo, as noites marcianas seriam fantásticas para observar as estrelas. Astrônomos amadores buscariam as luas de Marte Deimos e Phobos, que apesar de serem pequenas comparadas com a nossa Lua, são grandes o suficiente para eclipsar o Sol parcialmente durante o dia.

Os dias marcianos (apesar de não haver nuvens por lá) teriam tons alaranjados por conta de tanta poeira. Veríamos o nascer e o pôr do Sol em Marte com os mesmos tons de cores que vemos aqui na Terra durante dias muito escuros e de forte nebulosidade, com exceção da área ao redor do Sol, que seria azul.




E quando você estivesse entediado(a), você provavelmente iria visitar alguns pontos turísticos exuberantes, como o famoso Olympus Mons, ou Monte Olimpo, o maior vulcão do Sistema Solar, com 25 quilômetros de altura. Valles Marineris, por outro lado, é uma região de vales com milhares de quilômetros de extensão. Também iríamos visitar as antigas sondas, que pararam de funcionar, e as que ainda estão trabalhando. Quem sabe tirar uma selfie com a Curiosity ou com a Opportunity?

As calotas polares também seriam excelentes regiões para se conhecer. Nessas regiões frias poderíamos ter a sorte de experimentar uma nevasca de gelo seco. Mas todo esse passeio turístico levaria um bom tempo, pois a gravidade de Marte é equivalente a 38% da gravidade da Terra, e seria um desafio nos acostumarmos com a relativa facilidade de movimentos por lá, onde qualquer corrida poderia resultar em passos maiores que as pernas, e saltos que alcançariam poucos centímetros aqui na Terra te levariam a metros de altura por lá...

Um belo filme que nos mostra como seria a vida em Marte é o famoso "Perdido em Marte", com Matt Damon. Se você gostou dessa matéria e ainda não assistiu ao filme, confira o trailer:


E aí, depois de ver tudo isso, você ainda gostaria de visitar o Planeta Vermelho? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!






Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / Viking Orbiter / The Martian Movie
10/05/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Logico, viver na terra é bom tem tudo, tudo msm, mas nao se compara viver uma aventura em marte nao é? entao se eu tivesse apto a viarjar para marte eu iria pois a vida na terra todos sabemos ja. entao marte seria uma grande e dificil aventura para nos humanos!

    se tiver grupo em whatzapp me manda uma mensagem aki pf eu olho todos os dias esse site tao de parabens!

    nome: hiago morais

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Não sabia que a temperatura em Marte pode chegar a agradáveis 20 graus célsius. Muito interessante isso, levando em consideração que o planeta está bem mais afastado do Sol do que a Terra.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria. Não sabia que a temperatura em Marte pode chegar a agradáveis 20 graus célsius. Muito interessante isso, levando em consideração que o planeta está bem mais afastado do Sol do que a Terra.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico! Gostaria muito de ver o filme, saber mais sobre Marte, é fascinante! Mas, prefiro ainda ficar aqui pela Terra mesmo rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Tô esperando o nosso irmãozão Júpiter!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria, ela confirmou a alta qualidade dessa série! Parabéns GDM!

    ResponderExcluir
  7. Sim porque não o tornamos habitavel, tipo manipulamos a molécula H2O e tals, tipo fazemos uma experiência lá , mercemos isso aquilo e ver o que dá e se der certo marte vai ser apenas mais um território Nosso

    ResponderExcluir
  8. Sim porque não o tornamos habitavel, tipo manipulamos a molécula H2O e tals, tipo fazemos uma experiência lá , mercemos isso aquilo e ver o que dá e se der certo marte vai ser apenas mais um território Nosso

    ResponderExcluir
  9. Já assisti perdido em marte gostei muito é realmente uma ideia da vida em marte. ��

    ResponderExcluir
  10. fiquei com do do astronauta em marte coitado!

    ResponderExcluir
  11. Incrível até onde fomos capazes de chegar. Sim, sem nenhuma sombra de dúvidas a resposta é sim, eu amaria a ideia de viver em Marte. Pena que isso possivelmente não passará de um sonho impossível para muitos de nós.
    Há pessoas que desejam viajar para outras cidades, estados e até outros países, mas e se fosse para realizar uma viajem interplanetária, hann? Essa seria uma sugestão um tanto bizarra para muitas pessoas, pois pensam na vida na Terra, em pessoas como família, amigos, e coisas incríveis para se fazer por aqui que seriam abandonados, e logo iriam dizer não.
    Porém eu não pensaria duas, três nem quatro vezes. Se alguém chegasse em mim e dissesse: "Ei, você gostaria de fazer uma viagem para outro planeta, que tal ir para Marte?", faça me o favor, eu iria da Terra até Marte dizendo sim, afinal de contas não é todo dia que alguém chega em você e tem a audácia de fazer tal proposição. kkkk

    ResponderExcluir
  12. A pouca gravidade, a radiação solar e radiação cósmica, a baixa temperatura e a atmosfera tóxica são os grandes problemas para a formação de uma colônia em Marte. Tenho fé que esses problemas sejam superados em breve e a conquista espacial tome forma e poderemos sonhar com a conquista do espaço.

    ResponderExcluir
  13. Eu pensaria talvez, dadas as limitações do clima e desproteção a radiações em Marte, como meio de fundar uma base logistica para lançamento de naves para outros planetas. Assim começaria a derradeira viagem de pesquisa do nosso sistema planetário.

    ResponderExcluir