AO VIVO: Saturno em sua máxima aproximação e oposição (finalizado)

Saturno ao vivo
No dia 03 de junho, Saturno estará mais brilhante e no ponto mais próximo com a Terra do ano de 2016


Mal tivemos tempo para observar Marte durante sua oposição e perigeu (máxima aproximação com a Terra) e já temos outro evento astronômico fantástico: a oposição de Saturno. No dia 03 de junho de 2016, Saturno estará oposto ao Sol, fazendo com que ele percorra o céu noturno durante toda a noite, nascendo a leste no momento em que o Sol se põe a oeste, e vice-versa. E no mesmo dia 03 de junho, Saturno também fará sua máxima aproximação com a Terra do ano de 2016.

Saturno pode ser visto a olho nu, mas observá-lo através de telescópios é um verdadeiro fascínio! E para que você não perca essa oportunidade, teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo com imagens em tempo real de Saturno, feitas através de telescópios controlados remotamente, a partir do Observatório Slooh, que tem o site Galeria do Meteorito como parceiro exclusivo no Brasil.


Transmissão ao vivo - Saturno na máxima aproximação com a Terra e oposição - finalizado

A transmissão ao vivo de Saturno ocorreu com sucesso no dia 03 de junho. O evento foi finalizado.

Curta nossa página no Facebook para ver muito mais!

A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) dos astrônomos Pul Cox, Bob Berman e Tricia Ennis. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.


Observe Saturno a olho nu e com telescópios durante sua máxima aproximação

Atualmente, Saturno está com seu brilho máximo, chegando a magnitude aparente de 0.04, e pode ser visto a olho nu durante toda a noite, podendo ser confundido com uma estrela amarelada de brilho intenso. Apesar de poder ser visto a olho nu, é através de telescópios que Saturno ganha forma, mostrando seus exuberantes anéis e satélites naturais.




Por conta da oposição, Saturno nasce a leste logo ao anoitecer, e percorre o firmamento celeste durante toda a noite, se pondo a oeste assim que o Sol nasce a leste. Portanto, não há pressa para observá-lo. Reserve algumas horas e aproveite ao máximo esse fenômeno.

Saturno a leste - junho de 2016
Créditos: STELLARIUM         Edição: Galeria do Meteorito

Saturno atinge a oposição uma vez a cada 378 dias, sendo que ele leva 29.5 anos para completar uma volta ao redor do Sol. No momento, Saturno está a sul do equador celeste, e assim permanecerá até 2026, ou seja, nos próximos 10 anos, é o hemisfério sul que verá Saturno mais alto no céu. Uma ótima oportunidade (e vantagem) para todos aqueles que encontram-se no hemisfério sul da Terra. Ainda assim, é possível observar o Senhor dos Anéis no hemisfério norte, porém, ele não atinge um ponto alto no céu, o que dificulta ligeiramente sua observação, principalmente através de telescópios.




Fique atento para um aumento de brilho de Saturno, graças ao efeito Seeliger, também chamado de "efeito de oposição". Os anéis de Saturno projetam uma sombra no planeta, mas conforme ele se aproxima da oposição, essa sombra vai diminuindo rapidamente, já que a luz do Sol está ficando cada vez mais direta. Por conta desse efeito, Saturno ganha um visual mais nítido e brilhante, e o efeito pode ser facilmente percebido quando o observamos em noites seguidas antes/durante ou durante/após sua oposição. Esse efeito também causa um aumento de brilho significativo, de meia magnitude aparente.


Os anéis estão bem posicionados

Esse é um outro fator que nos inspira a observar Saturno com telescópios durante essa oposição de 2016. A inclinação de seus anéis está a 26 graus a partir da perspectiva da Terra, tornando-os maiores em quase o dobro do que é o normal. Em 2009 seus anéis estavam de perfil, tornando-os quase invisíveis, e em 16 de outubro de 2017 eles atingirão a inclinação máxima de 27 graus, quando passarão a se alinhar novamente até atingir o máximo em 2025.




Por conta dessa inclinação, com um aumento de 100x já será possível ver a divisão de Cassini, uma faixa escura que passa no meio dos anéis de Saturno.

Na imagem abaixo, veja como será a visão de Saturno e suas luas no dia 03 de junho de 2016, às 21h00 pelo horário de Brasília:

Posição de Saturno no dia 03 de junho as 21h brt
Créditos: STELLARIUM         Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

De todas suas 62 luas, Titã é a que mais chama a atenção, com magnitude aparente de +9, facilmente visível através de pequenos telescópios e binóculos. No total, seis luas podem ser vistas com telescópios amadores.




Saturno provavelmente é o planeta que mais chama a nossa atenção quando observamos o céu com telescópios. Não perca a oportunidade de observá-lo! No dia 03 de junho será o dia mais favorável, porém, ele continua visível pelas próximas semanas.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!




Imagens: (capa-HST/NASA) / Slooh / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
03/06/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. ESTOU ANSIOSO PRA VER MAIS UMA VEZ SATURNO E SEUS ANÉIS, PENA QUE O TEMPO POR AQUI (PATROCÍNIO NO TRIANGULO MINEIRO - MG) ESTÁ NUBLADO E CHUVOSO. AI EU ACOMPANHAREI NO MELHOR SITE DE ASTRONOMIA, GALEIRA DO METEORITO CLARO!VOU CORRER LÁ E AGENDAR PRA VER AO VIVO, CORRE LÁ VOCÊ TAMBÉM. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós estamos Mario! Saturno é um planeta extraordinário de se observar com telescópio.

      Muito obrigado pelo elogio! Um grande abraço Mario!

      Excluir
  2. aqui no triângulo mineiro está nublado há 2 dias! ainda bem que terá transmissão ao vivo! valeu GDM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A transmissão foi muito boa mesmo, ainda mais levando em consideração o céu nublado de grande parte do Brasil...

      Abraços Diego, obrigado!

      Excluir
  3. Nos últimos dias, aqui é só nuvens e chuva. Nem estou conseguindo brincar com o filtro que comprei recentemente, só para ver planetas.

    ResponderExcluir
  4. Nos últimos dias, aqui é só nuvens e chuva. Nem estou conseguindo brincar com o filtro que comprei recentemente, só para ver planetas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O céu fica muito nublado mesmo nessas épocas de transição. Bom, pelo menos, chegando o inverno, teremos alguns céus melhores... hehe

      Abraços Milton!

      Excluir
  5. Estou vendo ao vivo, aqui em Major Sales- RN esta com tempo chuvoso e ta nublado obrigado
    GDM!

    ResponderExcluir
  6. não consigo localizar mesmo o céu estando limpo aqui em pernambuco!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. A transmissão ao vivo teve início às 21h e finalizou às 22h. Não foi possível disponibilizar a reprise. Abraços Renan!

      Excluir
  8. bota essa bosta ai liga essa steamm

    ResponderExcluir
  9. bota essa bosta ai liga essa steamm

    ResponderExcluir
  10. Cadê a transmissão,que nada que ocorreu com sucesso,foi interrompida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Transmissão ocorreu com sucesso, mas infelizmente não conseguimos disponibilizar a reprise.

      Abraços Thiago!

      Excluir
  11. Um dia apos, fiz meu filmezinho. Esta la no yutub. E um skywacher de 150 mm e uma camera ASI120MC.

    ResponderExcluir
  12. https://www.youtube.com/watch?v=fv9X-0laBdA

    ResponderExcluir