AO VIVO: Chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais 2016 (finalizado)

chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais 2016
Está chegando o pico da chuva de meteoros Delta Aquaridas! Mas como observá-la a olho nu?


A chuva de meteoros Delta Aquaridas (Delta Aquarídeas ou Delta Aquarídeos) acontece todos os anos, entre os dias 14 de julho e 18 de agosto, mas é na madrugada entre os dias 28 e 29 de julho que ocorre seu pico, momento em que a maior quantidade de meteoros podem ser observados. E para que você não perca a oportunidade de observar esse belo fenômeno cósmico (caso o céu esteja nublado em sua cidade), teremos uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros Delta Aquáridas Austrais, aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh. Essa transmissão ao vivo será feita a partir de várias regiões do mundo, com novas câmeras de alta resolução ultra sensíveis, capazes de registrar os meteoros mais tênues.

Convide seus amigos e vamos juntos observar esse belíssimo fenômeno, seja pessoalmente ou aqui em nosso site, caso o tempo não ajude.


Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Delta Aquáridas Austrais 2016 (finalizado)

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Delta Aquáridas Austrais 2016 ocorreu com sucesso na noite de 28 de julho, e teve duração de 5 horas.

Você perdeu esse evento? Então cadastre seu e-mail (na coluna lateral) e receba atualizações diárias sobre eventos futuros, assim você fica em dia com tudo que acontece no céu e no espaço.

Curta nossa página no Facebook e receba um alerta sobre os grandes eventos astronômicos


Conheça também o site oficial do Projeto Slooh. A transmissão ao vivo teve narração do anfitrião Paul Cox, do astrônomo Bob Berman, e participação do apresentador Eric Edelman e também da Tricia Ennis.


Como observar a chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais a olho nu?

Se o tempo permitir, você poderá ter o privilégio de ver os meteoros dessa chuva. Não são necessários equipamentos especiais, como binóculos ou telescópios, já que meteoros são muito rápidos e riscam uma grande parte do céu. O melhor é visto a olho nu, simplesmente olhando para o céu.




Dê preferência para locais longe de cidades grandes, e claro, de qualquer iluminação forte que pode ofuscar o brilho tênue dos meteoros. Quanto mais escuro for o céu, mais meteoros você verá.

Essa chuva de meteoros é melhor observável no hemisfério sul, por isso o nome "Austrais". E como o próprio nome diz, a "Delta Aquarídeas Austrais" tem seu radiante (local onde os meteoros parecem se originar) localizado na constelação de Aquário, próximo da estrela Delta Aquarii.

Radiante da Chuva de Meteoros Delta Aquaridas 2016
Radiante (região onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais 2016.
Créditos: STELLARIUM         Edição: Galeria do Meteorito

Veja que próximo da constelação de Aquário vemos uma estrela de brilho intenso, chamada Fomalhaut, que apesar de não pertencer a constelação de Aquário, servirá como guia para encontrarmos o local exato da radiante. Apesar disso, os meteoros podem riscar qualquer região do céu.

A partir das 20h00 do horário local, já é possível avistar a constelação de Aquário enquanto ela começa a despontar no horizonte leste, porém, o melhor horário para observar essa chuva de meteoros é quando a constelação de Aquário estiver próxima ao zênite (ponto mais alto do céu) e começar a rumar para os lados do oeste, o que acontecerá por volta das 03h00 da madrugada.




Apesar de ser uma chuva de meteoros de intensidade fraca, os meteoros da Delta Aquarídeas são diferentes de todos os outros, pois são lentos e deixam riscos longos no céu: uma maravilha a parte! A taxa estimada de meteoros da chuva Delta Aquaridas fica entre 15 e 20 meteoros por hora, durante seu pico.


Origem misteriosa

O que causa a chuva de meteoros Delta Aquáridas ainda é um grande mistério. Alguns astrônomos e especialistas suspeitam que sejam detritos do cometa periódico 96P/Macholtz, descoberto em 1986. O curioso é que existem relatos dessa chuva de meteoros desde 1870.

No dia 28 de julho, a Lua estará na fase minguante, portanto o céu estará completamente escuro até cerca de 03h00 da madrugada, quando a Lua começará a nascer no horizonte leste. A luz intensa do nosso satélite natural pode atrapalhar um pouco a observação, mas uma maneira de continuar contemplando os meteoros mesmo após as 03h00 é ficar de costas para a região leste, onde estará a Lua.




E não se esqueçam: na primeira quinzena de agosto teremos uma das maiores chuvas de meteoros do ano, a Perseidas. Portanto fiquem atentos e comecem a praticar a observação dos meteoros, uma atividade que requer dedicação e que recompensa os mais pacientes. Reserve um tempo para contemplar o céu noturno. A experiência é fantástica!

Desejamos bons céus e boas observações a todos!







Imagens: (capa-divulgação) / Slooh / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
27/07/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 comentários:

  1. Bora aproveitar pra ver mais uma maravilha da natureza, com esse friozinho, se enrolar num edredom e uma caneca de chocolate quente numa cadeira reclinável....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu fosse vcs eu nn irria querer ver essa chuva de metoros pelo pc,not,celular ou tv deixem desligados todos esses aparelhos e longe de vcs pois pode ocorrer de vc sofrer um certo dano no seu corpo

      Excluir
  2. Ola... Gostaria De saber se será possivel ver essa Chuva de meteoros em qualquer Lugar do Brasil, eu Moro em Mogi Das Cruzes/SP.... E qual o horario que você indicaria pra começar a observar o céu??
    Desde ja muito onrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim,pois o céu é o mesmo em todo o Brasil,e na opinião da página,o melhor momento para se observar a chuva é quando a constelação onde se localiza a chuva de meteoros,estiver no zênite,que é o ponto mais alto no céu,espero ter lhe ajudado

      Excluir
    2. Brigadão cara!!! Pena que aqui ta nublado.... vai ter que ser pelo site mesmo

      Excluir
    3. aqui em São Paulo também tá nublado :(

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se será possível observar a olho nu daqui de Manaus/Amazonas e caso puder, a partir de que horas podemos ficar a postos RS.. .. pois até hoje não pude apreciar tal fenômeno.


    Desde já agradeço 💋

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, será possível ver de todo planeta, especialmente no hemisfério sul (como no Brasil, por exemplo). O melhor horário para observar a olho nu é por volta da meia-noite, ou preferencialmente entre as 02h00 e 03h00 da madrugada.

    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Alguem sabe que horas ira passar o meteoro?? Moro em Ribeirão Preto SP ..o céu esta bom,mais ate agr nada..

    ResponderExcluir
  7. Isso irá acontecer durante a Meia noite?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Barbacena-MG parece guerra estrelar... Caindo fogo de tudo que eh direção.

    ResponderExcluir
  10. Aqui em Barbacena-MG não para de passar... Vários riscando o céu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Tô aqi em Governador Valadares e ate agora nao vi nenhum :'(

      Excluir
  11. Tentei observar por 5min mas não consegui ver nada. "Tentei" pq aqui na minha cidade está fazendo 5°C e preferi ficar ao lado do fogão à lenha hahahaha. Boa sorte aos demais.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria de saber se será possível observar a olho nu daqui de Manaus/Amazonas e caso puder, a partir de que horas podemos ficar a postos RS.. .. pois até hoje não pude apreciar tal fenômeno.


    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!

      Sim, é possível observar de todo Brasil. O melhor horário, como consta na matéria, é após a meia-noite, já que a constelação de Aquário encontra-se próximo do zênite (ponto mais alto do céu).

      Durante os próximos dias ainda será possível observar essa chuva, mas sua intensidade vai caindo gradativamente.

      Agora em agosto teremos uma das maiores chuvas de meteoros, a Perseideas, e claro, também teremos transmissão ao vivo aqui em nosso site.

      Um grande abraço a todos, e boas observações!

      Excluir
  13. não entendo nada que eles estão falando de 3 hrs assistindo consegui ver um <3

    ResponderExcluir
  14. alguem pode me explica pq parou a transmissão ao vivo??


    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. só consegui no video mas essa e a hora programada que irão cair mais, partiu pra fora e boa sorte pra nós

      Excluir
  16. Não consegui ver um pelo menos,Decepcionada

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Vi pelo menos um já aqui em Manaus já da para dormir feliz!!! 😁

    ResponderExcluir
  20. Não qerendo patecer idiota, mas o céu é muito grande. O fenomeno esta acontecendo lado norte, sul, leste ou oeste?

    ResponderExcluir
  21. Ta cheio de nuvens acho dificil eu ver algum !! Relógio desse site é doido ou é horário de Brasília ??

    ResponderExcluir