Meteorito de 30 toneladas é descoberto na Argentina

meteorito de 30 toneladas descoberto na argentina
Nomeado 'Gancedo', meteorito recém descoberto pode ser o segundo maior já encontrado nas Américas


Um meteorito de 2 metros de largura, pesando 30 toneladas, foi descoberto no dia 10 de setembro, na Argentina, por uma equipe de cientistas da Associação de Astronomia de Chaco.

A notícia foi revelada oficialmente pelo La Nacion, um site de notícias argentino. "Foi uma grande surpresa", disse Mario Vesconi, presidente da Associação de Astronomia de Chaco, durante uma entrevista ao jornal argentino Clarín.

"O meteorito estava enterrado a cerca de 5 metros de profundidade, e tem uma largura de quase 2 metros", disse Vesconi. O meteorito, agora chamado de "Gancedo" pesa 30.800 kg, no entanto, a equipe diz que seu peso será recalculado posteriormente a fim de chegar a um número mais preciso.

Confira o momento histórico, quando o meteorito é recolhido por um guindaste:



Origem conhecida

A descoberta do "Meteorito de Gancedo" foi feita em uma área chamada Campo del Cielo, próxima da fronteira entre as províncias de Chaco e Santiago del Estero, a noroeste da capital Buenos Aires. Essa área já é bastante conhecida pelos cientistas, sobretudo pelos colecionadores e especialistas em meteoritos, pois estima-se que há cerca de 4.000 anos ocorreu a queda de diversas rochas espaciais que deixaram suas marcas na região. Os meteoritos Campo del Cielo fazem parte de um grupo de meteoritos de ferro, e são peças importantes para o estudo do nosso Sistema Solar, sendo que muitos deles estão presentes nas galerias de colecionadores e em exposições ao redor do mundo. A maior cratera de Campo del Cielo tem 115 metros por 91 metros.

O meteorito "El Chaco" é um dos mais famosos e visitados na região de Campo del Cielo. Seu peso é de 37 toneladas, o que o coloca na posição de segundo maior meteorito do mundo, e maior meteorito das Américas.
Meteorito El Chaco - Campo del Cielo - Argentina - mapa e meteorito
/Mapa com a localização da região de Campo del Cielo e meteorito El Chaco.
Créditos: Google Maps / divulgação         Edição: Galeria do Meteorito

Grande parte dos meios de comunicação locais descreveram a rocha espacial como sendo o segundo maior meteorito já descoberto, porém, vale lembrar que trata-se do segundo maior das Américas, com 30 toneladas, sendo o meteorito El Chaco, de 37 toneladas, o primeiro.







O maior meteorito já encontrado foi descoberto na Namíbia, e é chamado "Hoba". Seu peso é de 60 toneladas, e segundo cálculos, essa rocha espacial deve ter caído aqui na Terra há cerca de 80.000 anos.

O potencial valor do meteorito argentino ainda não foi discutido. No entanto, Livio Gutierrez, político local, deu as boas vindas a "Gancedo", dizendo que trata-se de um marco na ciência, o que deve impulsionar o turismo na região.

Vale lembrar que nós do site Galeria do Meteorito sorteamos um pequeno meteorito Campo del Cielo em 2015, no mês de aniversário do site. Pra ficar por dentro de nossas promoções, fique de olho em nossa página oficial no Facebook.


Imagens: (capa-Twitter/divulgação) / divulgação / Google Maps / divulgação / Galeria do Meteorito
19/09/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário