Cargueiro espacial russo é destruído após falha em lançamento

cargueiro espacial russo é destruido - progress 65
Sua missão era enviar suprimentos aos astronautas que estão na Estação Espacial Internacional...


Uma espaçonave de carga russa não tripulada acaba de explodir pouco depois de seu lançamento. O cargueiro tinha como missão enviar suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS) nesse dia 1° de dezembro.

O cargueiro Progress 65 estava sendo lançado pelo foguete Soyuz-U de três estágios às 14:51 UTC no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Cerca de 6 minutos depois da decolagem, os controladores russos deixaram de receber a telemetria do cargueiro, e as estações de radar foram posteriormente incapazes de rastrear sua órbita planejada, disseram autoridades da agência espacial russa, a Roscosmos.

"De acordo com informações preliminares, a contingência ocorreu a uma altitude de cerca de 190 km sobre a remota e despovoada região montanhosa da República de Tyva", escreveram os oficiais de Roscomos em uma atualização hoje, referindo-se a uma região acidentada no sul da Rússia, próxima da fronteira mongol.


"A maioria dos fragmentos da espaçonave da carga queimaram na densa atmosfera", acrescentaram. "A Comissão Estadual está conduzindo a análise da contingência atual. A perda do cargueiro não afetará as operações normais da ISS e a vida da tripulação da estação."

Embora a investigação sobre a falha ainda esteja em curso, os primeiros indícios apontam para um problema com a terceira fase da Soyuz.




"Basicamente, o que nós vimos foram indícios da terceira fase (separação) que ocorreu alguns minutos mais cedo, e nós perdemos qualquer comunicação", disseram os controladores da missão para a astronauta da NASA Shane Kimbrough, atual comandante da ISS, conforme a situação estava se desenrolando.

O cargueiro Progress estava carregado com mais de 2,5 toneladas de equipamentos, alimentos e outros suprimentos para os astronautas a bordo do laboratório em órbita. O cargueiro deveria chegar à ISS já nesse sábado, dia 3 de dezembro.




A nave Progress é um dos quatro cargueiros não tripulados que reabastecem a ISS. Três desses quatro veículos sofreram falhas recentemente. Um Cygnus foi destruído apenas alguns segundos após sua decolagem, em outubro de 2014, quando seu foguete Antares explodiu. A missão Progress 59 falhou em abril de 2015 devido a um problema com a ligação entre a espaçonave e seu foguete Soyuz. Em junho de 2015, uma nave Dragon foi perdida com poucos minutos de vôo, na separação do foguete Falcon 9.

Um cargueiro japonês chamado HTV está programado para ser lançado em direção a ISS no dia 9 de dezembro.







Imagens: (capa-NASA/Roscosmos/divulgação) / NASA / Roscosmos
01/12/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. a ISS é aquela estaçao espacial que NINGUEM nuca viu ser construida mas porem comeu MILHOES dos idiotas, digo povo , e vai comer mais milhoes ainda para continuar enviando imagens editadas por computador para as massas continuar presas ao maravilhoso mundo da fantasia espacial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso, os políticos estão a comer bilhões de reais dos idiotas, digo povo, e ainda vai comer mais bilhões enquanto o povo ignorante e puxa saco existir.

      Só vejo pessoas reclamando do dinheiro investido em exploração espacial. Mas ninguém reclama do dinheiro que os políticos rouba. E outra, se não existisse a ISS e não gastasse nada com ela, o mundo estaria a mesma mer.. que é hoje... Ou pior..

      Excluir