Meteorito cai no sul da Espanha e causa tremor de terra

meteorito cai no sul da espanha e causa tremor de terra
Era pouco antes da meia-noite quando a Espanha ganhou um visitante inesperado...

Turistas e moradores da região de Costa del Sol, no sul da Espanha, ficaram em pânico nesse último domingo, dia 11 de dezembro, quando um meteorito super brilhante ofuscou os céus de toda a região e colidiu com o solo.

Por volta das 22h25, a bola de fogo resistiu a entrada na atmosfera, e só parou quando atingiu o solo. Sua velocidade estimada era de mais de 72.000 km/h, e o impacto com a superfície foi tão forte que, segundo testemunhas locais, foi possível sentir o chão tremer, como em um terremoto.




Observatórios em Toledo, Granada, Sevílha e Almería confirmaram o avistamento do brilho intenso causado pelo meteoro.



Não foi coincidência...

No momento, a Terra está passando por um rastro de detritos deixados pelo antigo cometa (agora asteroide) 3200 Faetonte, responsável por causar a chuva de meteoros Geminidas. Essa chuva de meteoros acontece anualmente, entre os dias 09 e 19 de dezembro, sendo que o máximo dessa chuva ocorre entre os dias 13 e 14 do mesmo mês.

Alguns dias atrás, um meteoro super brilhante também chamou a atenção na Rússia. Seu brilho foi tão intenso que durante alguns segundos a noite ficou clara como o dia. Ambos meteoros (na Rússia e na Espanha) podem estar relacionados, mas até agora, não se pode afirmar nada, já que faltam análises mais detalhadas...




Na Espanha, não foram poucas as pessoas que relataram o brilho intenso junto com um forte barulho de explosão, seguido por um tremor de terra. Por conta disso, análises preliminares afirmam que a rocha espacial resistiu a traumática entrada na atmosfera, explodiu e atingiu o solo na forma de um meteorito. Caçadores de meteoritos já estão realizando buscas na região.







Imagens: (capa-divulgação) / Calar Alto Astronomical Observatory / divulgação
15/12/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários: